Eu tenho um Blog no Wordpress, que é o Cantinho do Romeo, meu Blog de Desenhos, porém em queria fazer um Segundo Blog, afinal, queria falar de outras coisas que não fossem sobre os meus desenhos.
E com isso, acabei criando um Blog no Wordpress.com, mas acabei desanimando, justamente por achar que o Wordpress seria muito excessivo para um Blog tão despretensioso. E esse é o Blog que criei:
E quero contar bem por cima, um pouco do processo.
Primeira vez, num gerador de Site Estático
Como estava achando que o Wordpress era coisa demais pra mim, acabei encontrando o Hugo, um gerador de sites estáticos feito em Go e que usa o Markdown para formatar as postagens. Perfeito. E mexendo um pouco, consegui um resultado que me agradou muito.
Simplesmente adorei usar o Hugo. Ele é muito fácil de ser instalado, tem um webserver que roda no localhost:1313 que permite visualizar as alterações, e ele gera o site muito rápido, com tempos que podem chegar a milissegundos. E relatei o processo de criação do Blog aqui:
Publicando o Blog ao mundo
O Blog estava muito bonito na minha máquina local, mas faltava algo muito importante: Ele estar online. Eu já tinha o domínio, já tinha a hospedagem, só faltava enviar ele para estar na Internet. Com isso, acabei seguindo esse vídeo, que explica bem o processo do autor para postar num Blog que usa o Hugo:
E assim eu fiz. Criei um Repositório no Github e um Local, fiz as configurações necessárias para o Repositório Local se comunicar com o Github, e do Github, fiz as configurações para ele se comunicar com a minha hospedagem da Hostinger. E claro que eu também documentei isso no novo Blog:
Falando assim, parece um bicho de sete cabeças, mas foi muito mais simples do que eu imaginava. Com isso, acabei formando um fluxo bem legal: Escrevo as postagens em Markdown, executo um Script que gera o novo site, envia os arquivos como um Commit para o Github e do Github, a Hostinger puxa para a minha hospedagem e magicamente a postagem está no ar.
Conclusões
Achei o Hugo tão gostoso de mexer, que estou considerando migrar o meu Blog de Desenhos para o Hugo, embora que isso vá ser um desafio maior, por causa da quantidade de postagens. E também, por causa de algumas necessidades, como agendar as postagens; que não é algo que o Hugo faz nativamente, afinal não há um servidor como no Wordpress.
E bem provável que eu tenha que aprimorar essas habilidades:
- Criar e/ou modificar alguns Shortcodes para o meu uso tanto na Toca do Rapoelho quanto no Cantinho do Romeo;
- Aprender algumas tags que possam ser úteis no Markdown e que possam me ajudar;
- Aprender mais sobre o Go, pois, aparentemente, o Hugo usa o Go nos Templates que ele usa para gerar as páginas;
- Aprender algumas coisas do Github, como os Github Actions, que vi que pode ser usado para agendar algumas ações.
E foi assim que o meu Blog ficou em sua versão final:
E comparando com a versão que fiz no Wordpress.com, acho que esse Blog no Hugo está bem mais bonito.
Claro, tive que alterar algumas coisas nos Templates do tema que estou usando para fazer as coisas do jeito que eu quero, como no caso das imagens para fazer os cards do OpenGraph. E para ser sincero, o Hugo está me dando uma liberdade maior nesse meu Blog secundário.