Tkinter no linux mint

Fala galera, boa tarde!

Estava tentanto fazer uma GUI para um programa em Python aqui, mas ao tentar importar a biblioteca tkinter aparece esse código ao rodar o programa:

Traceback (most recent call last):

File “/home/maskedgabriel81/PycharmProjects/ideiasetestes/main.py”, line 3, in

from tkinter import *

ModuleNotFoundError: No module named ‘tkinter’

Ou seja, “Nenhum módulo chamado tkinter”

Mas, curiosamente, quando eu vou instalar o tkinter no terminal (lembrando que uso Linux Mint) com o comando sudo apt-get install python-tk python3-tk, ele instala. Mas, quando tento verificar no repositório do PyCharm se existe alguma biblioteca chamada tkinter, não aparece nada!

Vou colar a minha linha de código aqui para vocês verem.

import datetime

from tkinter import *

ano = int(input('Em qual ano você nasceu? '))

currentDateTime = datetime.datetime.now()
date = currentDateTime.date()
year = int(date.strftime("%Y"))

idade = year - ano
if idade >= 16:
votacao = year
print(f’Você tem {idade} anos. Você deve votar em {votacao}, com {votacao - ano} anos…’)
elif idade < 16:
anovotacao = ano + 16
if anovotacao % 2 == 0:
print(f’Você tem {idade} anos. Você deve votar em {anovotacao}, com {anovotacao - ano} anos.’)
elif anovotacao % 2 == 1:
print(f’Você tem {idade} anos. Você deve votar em {anovotacao + 1}, com {(anovotacao - ano) + 1} anos.’)

janela = Tk()
janela.mainloop()

Aparece assim pra mim(foto anexada abaixo) :

Por fim, o que faço? Desde já, agradeço muito!

Qual versão do Python e qual versão do Linux Mint? As vezes o Toolset & Build do Pycharm está usando uma versão antiga do Python ou do pip. Outra coisa, você instalou o Pycharm pela toolbox da Jetbrains, ou foi via standalone ou via Flatpak?

testa se é o pycharm ou algum outro problema

Abre o terminal e digita python, nisso vai executar o python e manda um

from tkinter import *

e veja oq acontece

Essa é minha suspeita. Baixar via flatpak dá alguns problemas. A tempos atrás usava o Rider via flatpak, tive problemas com ele não achando o SDK do Mono, até mesmo o SDK do .Net 5. Após instalar via toolbox, resolveu.

o problema é que no mint/ubuntu existe o python 2 e python 3 instalados lado a lado.
o caminho do binario do python 3 é esse:

/bin/python3

faça o teste, tenter rodar seu script assim no terminal:

/bin/python3 "/home/maskedgabriel81/PycharmProjects/ideiasetestes/main.py"

Complemento:

no python 2

import Tkinter

no python 3

import tkinter

ou seja não existe o modulo tkinter (em minúsculo) no python 2 por isso ele dá erro.

Veja o caminho do seu ambiente virtual aponta para ...venv/bin/python (python 2)

1 curtida

Eu aconselho a dar uma olhada em virtualenv ou conda para separar seu ambiente do sistema, dos ambientes dos seus projetos. Eu imagino que pode surgir a dúvida de como ajustar ambientes no PyCharm: