Tirar a partição Swap devido ao numero máximo de partições

Meu computador possui dual boot do Windows 10 com pop os 20.04, esses dias eu fui repartir meu hd no Windows para criar uma partição de documentos mas diz que já alcancei o numero máximo de partições no hd.

Então estava pensando se teria como tirar a partição Swap do Pop-os, se teria algum problema e como deveria ser feito?

Para assim conseguir dividir o hd no Windows.

Sim, dá pra deletar essa partição, desde que se passe a usar swap em arquivo (swapfile). Para isso vc vai precisar de uma ISO em live USB pra poder abrir o Gparted sem que as partições estejam montadas.

Contudo, esse “erro” é devido a teu disco estar com tabela de partição em MBR/MSDOS e não GPT, que é o formato mais moderno e adequado a instalações UEFI. O MBR era o padrão nas instalações para BIOS “Legacy”, que colocam o gerenciador de boot na MBR, uma pequena partição no início do disco.

Tá, eu sei que dá trabalho, mas se a placa-mãe suportar, sugiro instalar em modo UEFI. E se mesmo assim ela suportar apenas legacy, é possível instalar uma distro com o disco particionado em GPT. Porém, não teria como te dar mais detalhes de como fazer isso no Windows (com a BIOS em Legacy) nem no Pop, que não usa o Calamares nem o Ubiquity como instalador…

Boa sorte!

5 curtidas

No MBR cabem, no máximo, quatro partições primárias; mas podem ser criadas muitas partições estendidas.

O Windows só se instala em primária, mas distros de Linux são instaláveis em estendida. Partição swap pode ser estendida, também.

5 curtidas

Acho que para dar uma resposta correta, a gente precisa saber algumas coisas:

• Qual a placa-mãe (ou o modelo exato do computador) – para saber se aceita disco particionado em GPT.

• Qual a Memória RAM do computador – para saber se pode funcionar sem Swap

• Qual o tamanho da partição do Pop_OS – para saber se dá para colocar lá dentro um Swap File, sem ficar cheia demais

• Quando o @Marcos_Dantas fala “HD do Windows”, isso quer dizer que tem 2 HDDs? – Qual o tamanho deles, e quantas partições em cada um, e qual o tamanho das partições?

Para identificar a placa-mãe, use o dmidecode – e se responder que “comando desconhecido”, basta instalar, o nome é dmidecode, mesmo, e acho que todas as distros têm ele no repositório:

# dmidecode -t 2
Getting SMBIOS data from sysfs.
SMBIOS 3.2.1 present.

Handle 0x0002, DMI type 2, 15 bytes
Base Board Information
        Manufacturer: ASUSTeK COMPUTER INC.
        Product Name: TUF B360M-PLUS GAMING/BR
        Version: Rev X.0x
        Serial Number: 190664681300181
        Asset Tag: Default string
        Features:
                Board is a hosting board
                Board is replaceable
        Location In Chassis: Default string
        Chassis Handle: 0x0003
        Type: Motherboard
        Contained Object Handles: 0

Para saber a Memória RAM, basta usar o Neofetch, ou Screenfetch, ou o “Informações do Sistema” que o Pop_OS deve ter.

Para mostrar o particionamento, basta usar o GParted, que deve ter no Pop_OS. – No momento, eu estou só com o KDE Partition Manager, que é parecido:

Acho que isso exigiria apagar o HDD inteiro, não? – Mas mesmo que possa ser feito sem apagar, a complexidade e o risco devem ser muito grandes.

Mas acho que é o contrário… Placa-mãe UEFI pode usar particionamento MBR, mas placa-mãe antiga não trabalha com GPT.

Sim, no MBR pode-se criar 1 partição primária, em seguida 1 partição estendida – e dentro desta última, várias partições secundárias – para superar o limite de apenas 4 primárias.

Neste exemplo, eu tinha 4 partições secundárias – mas poderiam ser 10, ou 20, ou mais:

Mas, cai no mesmo problema: – Fazer uma alteração dessas pode ser complexo e perigoso. – Só aproveitaria as partições iniciais, mas precisaria apagar a outra metade do HDD.

Em todo caso, a ideia inicial do @Marcos_Dantas era “tirar” um pedaço da partição do Windows para criar uma partição nova no espaço liberado – e isso também pode ser complicado e perigoso.

As coisas podem ter melhorado, mas… nos tempos do XP (último Windows que tive), tentei reduzir a partição dele, e não consegui. – Precisava “desfragmentar” (Defrag) a partição dele, para que tudo dele fosse movido para o início, e a parte final da partição ficasse inteiramente vazia. – Executei o Defrag umas 10 vezes seguidas, mas sempre ficava 1 bloco perto do final, e acabei desistindo:

(Até que foi bom, pois resolvi deletar logo o Windows… ha ha ha);

2 curtidas

Pode ser, acho que me confundi… mas o caso é verificar o que o Flavio disse

1 curtida

@frc_kde Não da para eu pegar as especificações do computador no momento então vou dizer o que eu sei.

• Não possuo dois hds, apenas um de 500GB.
  • 8 giga de memoria ram.
  • 200GB de memoria para o pop os, se estou lembrado tenho 3 partição do pop os, a de boot, a do sistema e a do swap.
  • O que eu tentei fazer que não funcionou é particionar o hd mais uma vez so que pelo windows.
1 curtida

Pelo Windows, você nunca vai conseguir reduzir a partição do Windows – da mesma forma que, pelo Pop_OS, você nunca poderá reduzir a partição do Pop_OS.

Para isso, a partição não pode estar “montada” (em uso).

Então, você precisa sair do Windows, entrar no Pop_OS e usar o GParted dele para reduzir (shrink) a partição do Windows.

Mas antes, veja se o próprio Windows permite “desfragmentar” (defrag) a partição dele mesmo – que é outra coisa, diferente de “reduzir”.

Não sei se isso ainda existe Defrag atualmente, pois faz tempo que não uso Windows. – Talvez, hoje, nem precise mais fazer isso, mas se puder tentar, e ele oferecer essa possibilidade, é uma boa precaução. – Só depois, use o GParted do Pop_OS.

Se o Windows estiver ocupando algum bloco lá no final da partição dele, o GParted poderá dizer que é impossível reduzi-la. – Por isso, é bom você tentar a desfragmentação pelo próprio Windows, antes.

Mas mesmo se ainda existir Defrag, e der tudo certo, e o Windows desocupar completamente a parte final da partição dele, o GParted ainda pode emitir algum “alerta de perigo”. – Ok, o GParted vive alertando sobre “riscos” – mas chato, mesmo, é quando ele diz “impossivel”.

Antes de abrir o GParted, certifique-se de que o Pop_OS não “montou” a partição do Windows. – Se isso ocorrer, você poderá desmontá-la pelo próprio GParted, para ele poder trabalhar.

Se tiver alguma dúvida, ou encontrar algum problema, avisa pra gente.

1 curtida

É possível essa redução de volume dedicado ao Windows feita por dentro do Windows, sim. Já a fiz diversas vezes.

Aplicar o defrag na partição antes de reduzi-la é recomendável, mas apenas se for em disco rígido (HD). Desfragmentar SSD não é OK.

3 curtidas

Usando o Vopt 9 eu consegui “desfragmentar” pelo windows, mais tarde eu tentarei criar outra partição.

1 curtida