Tiny 7 - Um Windows minimalista... até demais

Procurando sistemas na internet, achei um tal de Tiny10, que parecia ser um “Windows 10 Pequeno”, de acordo com o nome original (XD). E parecia ser bem levinho mesmo, pensei em testar, mas vi que tem o Tiny7, que é o mesmo lance, a diferença é a versão do Windows. Baixei, e logo de cara já me surpreendi com o tamanho da imagem ISO: 700 MB. Antes de ver isso fiquei pensando que seria apenas mais um Windows travadão com cara de leve. O Sistema removeu muitas coisas que vem por padrão, o que é bom por um lado. Instalei no HD de testes e dei o boot, ele iniciou muito rápido, então a partir daí fiquei bem animado pra testar, pois até agora ele me surpreendeu. Outra coisa que falaram sobre e que realmente acontece é o fato dele abrir programas rápido, eu clicava no Windows Explorer e no mesmo clique ele abria imediatamente. Mas, como sempre, o sistema não tinha internet Wireless, já que é Windows 7. Foi uma trabalheira danada pra pegar os drivers de rede, e descobri algo: Ele removeu também os drivers necessários para a rede, ou seja, se alguém resolvesse testar, teria que colocar os drivers manualmente (mas também não é TÃO manual assim). Instalei o Chrome e a partir daí as coisas não ficaram boas, ele começou a dar leves travadas e isso me incomodou, por isso deixei pra lá; Ele ainda está no HD, mas não pretendo usar, pelo menos por enquanto. Em relação ao problema de rede, talvez o Tiny10 seja uma boa.

Isso não só é crime, de acordo com as regras da Micosoft, como é muito inseguro, afinal, qual a garantia de que não colocaram spyware ou alguma outro tipo de ameaça?

9 curtidas

Eu compartilho da opinião do @Daigo. Eu não duvido que o sistema funcione, mas ele é um hack, não é open source, logo, não dá para saber o que foi adicionado ou removido do sistema.

Me parece realmente melhor instalar um Linux, ou mesmo rodar um Windows normal original e a pessoa mesmo ir removendo e ajustando as coisas, porque desse jeito, ao menos você tem ideia do que está e o que não está no sistema.

Tem a questão legal, sem dúvida, até aí, muita gente pirateia o sistema mesmo assim, mas penso que os problemas técnicos, a falta de suporte, a não a atualização de componentes de segurança, são ainda mais importantes, e geralmente são comuns em qualquer ISO modificada desse tipo.

5 curtidas

Uma conhecida minha tem um notebook bastante razoável, i5 de quarta geração e 4gb de memória Ram, porém, com “HD” e sem condições de trocar por SSD.

Tirei algumas horas para remover os blootwares que eram possíveis e configurar para não iniciar várias coisas, conseguindo assim unir: segurança (relativa, afinal se trata do W10, além de não poder impedir q a dona acessa-se ou instalasse qualquer porcaria), uma certa leveza e a certeza q OS está legalizado.

4 curtidas

Também pensei o mesmo, tem uma ferramenta pra ativar o Windows nesse sistema, não confio nem um pouco.

1 curtida

Ou você pode colocar um WindowsFX ou um ReactOS. :joy:

2 curtidas

Pra mim, não existe Windows “Ultra Lite pra PC Fraco”, o Windows é muito exigente em questão de hardware; Se quiser uma experiência satisfatória no mínimo tem que ter 8gb de ram.

1 curtida

A modificação de imagens do Windows viola os Termos de Uso da Microsoft e constitui pirataria de software. O Windows não é open source e não foi feito para ser modificado assim. Esses sistemas modificados são um baita risco de segurança.

Mas o que seria “satisfatória”? Depende do tipo de uso. O Windows 10 x64 funciona extremamente bem com 4GB de memória RAM se o uso não for intenso. Diria que o que interfere mais aí é ter ou não SSD.

2 curtidas

Ah, seria um sistema que você sente o desempenho dele.

Aqui começa tudo tranquilo, mas depois os problemas aparecem.

2 curtidas

O próprio suporte da Microsoft indica o que pode ser feito para deixar o Windows mais leve.

https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-performance-winpc/como-deixar-o-windows-10-mais-rápido/e9a73def-ce48-4d80-ab99-df7ff547e310

1 curtida

Se não for muito intenso o uso, o SSD faz toda diferença.

Eu modifiquei o Windows 10 e ele inicializa com 500 MB de RAM, mas removi diversos componentes dele. É apenas para uso em máquina virtual, com alguns softwares.

Removi tanta coisa que nem visualizador de imagens tem.

2 curtidas

Usei um notebook HP com Core i5 4210U e 4GB de RAM durante algum tempo e ele voava baixo com o Windows 10 Home x64. Contudo, ele tinha SSD. Atualmente ele está com minha irmã e a única razão para ter feito upgrade para 8GB são os programas de arquitetura que ela usa.

Para uso cotidiano/intermediário do Windows 10, 4GB de memória RAM + SSD será muito mais agradável que 8GB + HD mecânico.

Meu laptop com configs parecidas, um Inspiron 7437, com um i7 4500U e 8GB de RAM, era bem lento com a minha mãe. Ela usava um HD mecânico. Ela comprou outro para ela, e me deu este. Eu juntei uma graninha e implantei um SSD de 256GB. Eu não imaginava como isso faria diferença. Passou de carroça a Veloster.

1 curtida

Dei uma olhada nesse link e achei muito interessante. Isso porque fiquei impressionado ao ver que o texto foi escrito por um “Agente da Microsoft”. Primeiro que ele diz para desativar serviços de terceiros. Ok, faz sentido e ele deixou um alerta, mas é importante destacar que isso pode acabar desativando algo importante que um leigo não vai saber filtrar.

Na dica nº 2, ele fala do utilitário da limpeza de disco. Essa ferramenta serve para liberar espaço, não para aprimorar o desempenho.

A dica nº 3 deve ser vista com cautela, porque drivers de vídeo de placas dedicadas, por exemplo, não devem ser baixados pelo site do fabricante do notebook (que tende a manter versões obsoletas), e sim pelo site da Nvidia/AMD.

A nº 4 só pode ter sido escrita por alguém com conhecimento muito limitado em Windows. Essa opção de inicialização não objetiva “ativar núcleos do processador”, e sim fazer justamente o contrário: desativar recursos para que desenvolvedores possam simular diferentes configurações localmente. Deixar desmarcado, sem mexer em nada, já faz o sistema iniciar usando todas as threads disponíveis.

A dica nº 6 dispensa apresentações. Sem arquivo de paginação, o sistema vai travar se a memória RAM chegar ao limite.

Sem SSD não adianta ter 4GB ou 32GB de RAM. Realmente vira outra coisa.

2 curtidas

Windows 10 foi construído para ter melhor desempenho em SSD, induzindo as pessoas a investir em hardware. Boa e velha obsolescência programada, afinal a indústria do hardware não pode depender apenas dos gamers.

Eu aqui já coloquei SSD em todos os computadores. Sinceramente acho isso essencial para qualquer sistema moderno, mas no Windows 10 tende a ser especialmente impactante mesmo. Eu nem uso Windows já faz mais de um ano, mas tem gente aqui em casa usando e o desempenho mudou muito.

1 curtida

SSD é o segredo pra ter um desempenho bom.

1 curtida