Timeshift não quer criar ponto de restauração

Quando tento criar um ponto de restauração pelo timeshift no Ubuntu 22.04 a seguinte mensagem aparece:

“O dispositivo de backup selecionado não é um disco do sistema
Selecione o disco do sistema BTRFS com subvolume de raiz (@)”

@Rodrigo_Chile tu que é um doido sábio da ferramenta

1 curtida

Duas perguntas:

1. O disco está em btrfs ou ext4?
  2. O Timeshift está setado em rsync ou btrfs

Comecemos por aí…

1 curtida

Timeshift já esta setado em BRTFS o meu disco esta igual a esta foto:

Porem só a partição de 100gb permite criar backup, mas quero criar backup igual eu criava no mint, nesse SSD de 480gb. Quando tento lá no de 480gb aparece a bendita mensagem…

Se você escolher essa opção BTRFS, a partição onde será feito o backup tem que está em BTRFS, quando você não tem nenhuma partição em BTRFS disponível ele dá essa mensagem. Quando não se tem essa partição em BTRFS, é melhor usar a opção RSYNC, assim você poderá fazer backup em uma partição com ouro sistema de arquivos, mesmo que seu sistema esteja em BTRFS.

2 curtidas

Então, mas eu ja coloquei todo mundo em BRTFS, ele reconhece que ta em BRTFS e diz:

Aqui vc indica onde quer que o snapshot seja salvo - por isso que vc não consegue colocar “mais de um lugar” (seria louco salvar a mesma coisa em duas partições diferentes, não?). O que entra nele é em outra tela… e o ideal é salvar o snapshot num disco diferente do espelhado, assim se um morrer, tem cópia de tudo no outro

Pelo que sei o timeshift cria o ponto de restauração em BTRFS como snapshot (instantâneo). Então não tem como configurar o snapshot em outra partição.

Se quiser backup noutra partição deve escolher rsync.

1 curtida