Tiling Window Manager(TWM) ou Desktop Enviroment(DE)?

Eae guys, ultimamente eu estava experimentando algumas interfaces novas como. GNOME e o KDE no archlinux que são as mais dominantes no mecardo de DE.

Também procurei testar diversos TWMs que há no linux como awesomewm, bspwm, dwm, entre outros.

Acabei obviamente ficando um pouco perdido nas escolhas (DE pela facilidade e TWM pela velocidade)

Ai me levantou uma pergunta, qual vcs preferem e porquê ?. Assim levantaria um tópico para uma discussão de diferentes situações e como sua interface ajudou a resolvê-la.

1 curtida

Usei bspwm e i3wm por 2 anos no total. Minha recomendação para você é usar GNOME (ou KDE) e configurar os atalhos no teclado para diminuir ao máximo o uso de mouse. Aproveita e dá uma chance para o Wayland nesses DE.

2 curtidas

A magia dos WM é tu ter um workflow totalmente configurado e adaptado para o teu uso, com todas as ferramentas e utilidades que tu gosta, sem o bloat e complexidade de um DE.

A questão é que ter um WM bem configurado demanda uma certa curva de aprendizado (alguns mais e outros menos), a não ser que tu curta o estilo minimalista (ou até mesmo brutalista, utilizando conceitos da arquitetura) da maioria deles.

Eu aqui uso tanto DE quanto WM. Uso na maior parte do tempo o Gnome e de vez em quando o Hyprland quando quero centrar meu workflow mais no terminal, mais ainda falta configurar umas coisas nele para ficar perfeito, coisa que faço no tempo livre como um hobbie.

Então minha sugestão é essa, testa e escolhe uma DE que tu goste de usar no dia a dia e paralelamente vai testando e configurando algum WM, pode ser que em algum momento tu se sinta até mais confortável usando o WM, enfim, deixa fluir e acontecer naturalmente. O caminho não existe, nós o criamos a cada passo.

3 curtidas

Eu acredito que depende do tipo de usuario q vc é

Usa o pc majoritariamente para programar e tem uma tela grande:
TWM é bem interessante e pode aumentar sua produtividade

Gosta de modificar absolutamente tudo, customizar cada pedacinho do sistema
TWM ou KDE plasma são as melhores opções

Usa o pc pra fazer de tudo, programar, jogar, acessar a internet
Buscar um DE padrão vai ser muito melhor
e ai entram as categorias

Gosto de windows de mais:
LXQT, KDE, CINNAMON

Gostaria de ter uma experiência diferente do windows:
Gnome (recomendação pessoal - essa DE é a cara do linux)
xfce, matte, Pantheon, kde(modificado)

Lembrando q xfce e matte podem ser modificados pra ficarem com cara de windows, e até o gnome na vdd.

E ai a ultima categoria de usuarios:
Meu pc é muito podre:
lxqt, xfce, mate, openbox e twm

Eu diria tb que caso vc tenha um notebook no lugar de um pc de mesa o Gnome se sai muito melhor, os gestos, as areas de trabalho virtuais, tudo nele é perfeito pra usar no notebook.

Ja quando instalo gnome no meu pc de mesa me sinto muito refem dos atalhos do teclado

5 curtidas

Depois de mais de um ano usando Openbox e Bspwm no Archcraft, (principalmente o Bspwm), decidi testar outro WM e escolhi o qTile (confesso que fiz essa escolha depois de ver diversos vídeos do Distrotube falando sobre ele, suas configurações e comparando com os demais vídeos dele sobre outros WM’s).

A configuração padrão do qTile no ArcoLinux me atendeu perfeitamente bem e precisei fazer poucas alterações (geralmente alguns atalhos de teclado que fazem mais sentido pra mim do que o padrão, como o Super + Z para abrir o terminal usando apenas a mão esquerda, ao invés do padrão Super + Return, onde eu precisaria utilizar ambas as mãos para acionar o atalho).

Nesse pouco mais de um ano usando apenas TWM consegui me adequar e me habituar relativamente bem e, no final, me ajudou bastante em melhorart a agilidade na execução das minhas tarefas e demais usos que faço do laptop.

Particularmente, estou bastante satisfeito com o qTile e não pretendo mudar tão cedo.

2 curtidas

Como experiencia própria, desde que comecei minha jornada no mundo Linux eu fui usuário de GNOME, esse ano me dei a oportunidade de testar um TWM (ou compositor Wayland), que foi o Sway e sinceramente não sei se consigo voltar atrás.
A curva de aprendizado é bem alta, porquê diferente de um DE praticamente nada vem “montado” pra você, então existe um processo de você entender como x coisa funciona e saber como você irá querer implementar aquilo - eu apanhei um pouco no início, porém acredito que agora arrumei o melhor workflow pra mim.
Cabe muito de você experimentar, entender o que você gosta mais e seguir. Pra mim, o que me fez ficar no Sway é que é um ambiente extremamente leve e responsivo, além da função de janelas tabuladas (ter programas separados numa área de trabalho como se fossem abas de navegador) - acho que isso vale mais pra mim do que qualquer função de tiling.

Então sai testando as coisas, o que funciona e o que não funciona pra você e não tenha pressa de tomar a decisão - quanto mais coisas você experimentar melhor.

4 curtidas

Isso é muito subjetivo, só testando pra saber. Eu, durante um certo tempo, tive receio e até um pouco de preconceito com twm’s. Depois que testei não larguei mais. O ideal é testar e ver o que te agrada mais. Os tiling atendem a um certo perfil de usuários, se você não for esse perfil, obviamente, não vai gostar. Vai achar pouco prático ou mesmo inútil.

Eu não acho que exista situações especificas de uso para cada um. Eu faço tudo em um tiling, jogo (embora pouco), faço meus scripts podres para meu uso, navego na internet, escrevo textos e por aí vai. Literalmente tudo que eu faço no meu notebook eu faço em um tiling window manager.

Atualmente, dependo exclusivamente dos tiling. Porque resolvi ficar esse ano inteiro usando apenas o wayland e o meu DE de preferência que é o xfce ainda não está funcional. E quando tento usar outros, tipo o gnome ou o kde, fico tanto tempo modificando coisas que acabo desistindo e volto pra simplicidade dos tiling. Hoje fico 80% do tempo no sway e o resto no dwl. Cheguei a usar o hyprland por um tempo, só que toda atualização eu tinha algum problema. Era bug em alguma config, era bug com o bemenu, era bug de tela preta ao encerrar a sessão e por aí vai. Acabei largando de mão o hyprland.

Eu adotei os tiling por três motivos:

• O primeiro deles é a capacidade de personalização. Meu i3/sway é completamente adaptado ao meu uso do dia a dia. Quando tento usar algum outro ambiente fico até meio perdido. Outro dia, fui fazer uns testes com o gnome (em máquina virtual), fiquei mais perdido que tudo. Demorei muito tempo pra fazer coisas simples e adicionar opções que no i3/sway faço adicionando apenas uma única linha de configuração.
  • O segundo é a facilidade e a praticidade de gerenciar as janelas. Não tem como, isso nos tiling é muito prático. Nas minhas configs do i3/sway com uns dois atalhos eu consigo alterar entre umas 4 ou 5 formas de organizar as janelas de forma diferente.
  • Por último é, de certa forma, a simplicidade. Embora isso seja possível de fazer em qualquer DE ou tiling. Os tiling de modo geral tendem a gerar ambientes menos poluídos visualmente. Eu disse tendem porque, dependendo das configs que você faz, ele pode ficar até mais poluído que um painel/barra de um DE lotado de ícones ou informações. Como, normalmente, as configs são feitas pelo próprio usuário ou modificamos as configs de alguém para o nosso gosto, acaba ficando um visual mais limpo, direto e apenas com o que queremos.

Enfim, como disse no começo do texto, isso é apenas uma questão de gosto. O que eu sempre recomendo é testar. No mundo linux existem preconceitos, a melhor forma de saber é sempre testando. E isso vale para qualquer coisa no linux não só para ambientes. Vejo muito a galera falando sem testar ou realmente conhecer as coisas, seja um DE/TWM, programa, recurso etc.

Acho que existe um certo estigma negativo em relação aos twm de modo geral. Eles não são impossíveis de usar, só precisam de um pouco de paciência por parte do usuário. O que você realmente precisa é de saber usar algum editor de texto e ter algum conhecimento básico de funcionamento do sistema. Nada de outro mundo também. O que conta, como já disse, é se você é um usuário que tem esse perfil. Gosta deixar o sistema do seu jeito? Gosta de editar arquivos de configuração? Gosta de ler/pesquisar na documentação do ambiente? Quer uma alternativa a esses ambientes stacking? Se isso te interessa, provavelmente, você vai ser interessar por um tiling. Tudo se resume ao seu perfil de usuário.

5 curtidas