Introdução
No ano de 2021, o TigerOS teve seu período de maior crescimento, sendo que a série 21 foi um verdadeiro laboratório, que permitiu que a distro saísse de uma mera remasterização ao ponto de ser considerada um sistema que implementa novos recursos e diferenciais.
Uma vez que hoje o TigerOS conta com uma equipe de desenvolvimento e designers com destaque para o trabalho do Elton, Natanael e Ednei, com a série 22, um superprotejo de divulgação, parcerias e implantação será colocado em prática.
Whisker Menu remodelado para ser uma versão melhorada do Menu Iniciar do w10, com a divisão em categorias. Sem contar os desktops virtuais, que ficam “ocultos”, mas com fácil acesso.
Repensando a estratégia
O público-alvo do TigerOS sempre foi desktop de empresas, mas com o passar dos tempos foi percebido um ponto óbvio nunca foi analisado como devia:
> Quanto mais pessoas chegarem numa empresa, informando no currículo que tem um conhecimento razoável em uma distribuição Linux, mais segurança essa empresa terá para iniciar uma migração para fora do Windows.E isso levo a uma pergunta essencial:
Qual seria a forma mais eficiente de conseguir não só tornar o nome TigerOS popular para o público-alvo, como ter um bom número de usuários prontos para atuar e trabalhar junto a esse público?
A resposta, então surgiu naturalmente: através de ONGs, Faculdades e Universidades.
Desde 2006, quando eu, Daigo, comecei minha jornada nesse mundo, vejo usuários de distribuições Linux abordando pessoas com seus 20 e tantos anos com o tradicional medo de sair de sua zona de conforto mesmo passando raiva e perdendo dinheiro com a formatação e instalação de softwares piratas.
Isso definitivamente não é eficiente, então veio o insight:
Por que não ir atrás de crianças e adolescentes que ainda estão dando os primeiros passos, no uso de um computador?
Novo tema de ícones. Também haverá um amplo leque de cores. Destaque para a barra de endereço do Thunar, que fica no formato ovoide.
E como o @Dio tanto ama, a opção de minimizar os programas agora fica no canto inferior direito.
Por mais que crianças hoje já nasçam com um smartphone na mão, existe um grupo bem grandinho que estão longe de ter um. Ou no máximo, os pais possuem um bem defasado, não podendo deixar com a criança.
Existem diversas ONGs no país, que montam telecentros, e/ou laboratórios que contam com professores das mais variadas áreas, que ensinam desde o uso básico de um computador, até profissões relacionadas a informática. Então, por que não ir a esse pessoal? E foi o que fizemos!
Inclusive agora em fevereiro devemos anunciar os primeiros parceiros.
Os primeiros resultados
Outro grupo que não pode ser esquecido são os alunos de cursos superiores voltados a tecnologia, como é o caso de Ciências da Computação, Sistemas de Informação, e outros.
São jovens que apesar de já acostumados ao Windows, estão numa fase de novos aprendizados tecnológicos e com a explicação correta, são menos resistentes às novidades.
Os frutos vieram…
Inclusive rolou um experimento em Setembro de 2021, em parceria com a UniFaFibe, de Bebedouro/SP que proporcionou a primeira palestra de apresentação do TigerOS ao grande público. Depois disso, muitos alunos fizeram dual boot em suas máquinas pessoais com muito entusiasmo.
Foi criada uma ISO específica para os alunos do curso de Sistema de Informação da UniFafibe,
Graças a essas parcerias percebemos que era necessário modernizar e automatizar a construção e manutenção do TigerOS. Hoje pouco a pouco estamos implantando meios que vão permitir que mesmo pessoas sem conhecimento em programação possam contribuir com código através de um robô que coleta respostas através de um formulário e gera código para que a equipe de desenvolvedores implemente
No calendário, é possível abrir a Google Agenda como se fosse um webApp.
O futuro nos aguarda
Muita coisa ainda está na fase inicial, mas o TigerOS 22 está evoluindo a passos largos para chegar ao desktop de empresas. E com um detalhe fundamental: todos os alunos também aprenderão sobre a filosofia do software livre e sua importância, sem militância irracional.
Conclusão
São ações de marketing “simples”, mas que ajudarão a não só divulgar a distribuição, como trazer segurança e credibilidade frente as empresas, que se toparem adotar a distro, não precisarão ter receio de não conseguir encontrar mão de obra qualificada.