Threads: Entenda a nova rede da Meta

Threads é a nova rede social da Meta, com algum ponto de intersecção com o Instagram e promete futuramente se integrar também ao fediverso. Antes de mais nada, lembremos que essa não é a primeira rede social chamada Threads da empresa dona do Facebook; em 2019, a empresa lançou um aplicativo homônimo baseado no Snapchat, onde usuários se comunicavam via imagens e vídeos curtos, a qual foi incorporada ao próprio Instagram e encerrada em 2021.

A nova investida da Meta assemelha-se ao Twitter, com o formato de microblog e postagens com até 500 caracteres e a possibilidade de adicionar imagens e vídeos, entretanto, diferente do Instagram, o conteúdo principal é o texto. Outra rede com proposta semelhante é o Mastodon e inclusive, quando o Threads se conectar ao fediverso pelo protocolo ActivityPub, elas poderão se intercomunicador.

Os mantenedores da instância principal do Mastodon se pronunciaram, dizendo que quando a integração ocorrer, usuários do Mastodon que acessarem conteúdo do Threads não serão rastreados pela rede social da Meta e nem receberão anúncios, além disso, ao interagirem com postagens de lá, os únicos dados capturados pelo Threads, será a interação em si.

A interoperabilidade entre as redes poderá aumentar o conteúdo acessível aos usuários e ainda dispensa a necessidade de criar uma nova conta para interagir com outros usuários. A moderação de cada rede ocorrerá de maneira independente.

Em apenas um dia, Threads alcançou 30 milhões de usuários. Isso pode ser sido potencializado pela facilidade de usuários do Instagram aderirem à rede e importarem sua bio e seguidores. Contudo, por motivos legais, essa facilidade não está disponível na União Europeia, onde é necessário criar a conta do zero.

4 curtidas