ThinLinc: utilize Linux dentro de qualquer sistema operacional

Conheça o ThinLinc: um serviço utilizado por algumas das maiores empresas do mundo para proporcionar acesso remoto a distribuições Linux à partir de qualquer sistema operacional.

6 curtidas

Opa, eu gostaria de ver um vídeo com uma análise honesta do Dio, no aguardo

1 curtida

Eu já utilizo na minha empresa, super simples de instalar e funciona bem.

Abraço a todos!

6 curtidas

Parece ser uma espécie de VNC comercial, com toda uma política de suporte técnico. Interessante. Na empresa, estamos avaliando a compra de um novo roteador, configuração de uma VPN mais robusta e eu gostaria de poder oferecer um acesso VNC ao servidor, para que aplicativos desktop de análise de dados pudessem ser acessados pelos meus colegas. Vou deixar no radar! :slight_smile:

2 curtidas

Achei interessante a forma como descreveste o ThinLinc, @knimer.
Fato é que ouvimos diferentes visões sobre o ThinLinc. Algumas pessoas referem ao ThinLinc como um Servidor para Desktop Remoto de Linux, outros como simplesmente transporte de pixels. ; )
Gostei desta definicão e vou anotar aqui, VNC comercial… : )

Eu trabalho na Cendio em Linköping e fico feliz em poder conversar sobre o ThinLinc em português aqui no fórum…

Tentando detalhar um pouco mais, basicamente o ThinLinc “empacota” diferentes protocolos de open source já amplamente conhecidos, como TigerVNC, noVNC, Pulse Audio, etc em um produto continuamente desenvolvido e suportado por quase 20 anos. Poderíamos posicionar o ThinLinc como uma solucão junto as versões de produtos enterprise. Aproximadamente 80% do ThinLinc é open source sendo algumas partes de administracao proprietárias. Atualmente o ThinLinc, através da empresa Cendio também é o principal mantenedor dos projetos TigerVNC e noVNC. No passado também mantinha o projeto rdesktop.

Geralmente as pessoas que decidem utilizar o ThinLinc acabam por valorizar sua simplicidade, robustez, flexibilidade para acessar a partir de diferentes sistemas operacionais, aceleracão gráfica no servidor com VirtualGL e outros.

Soube de um caso de empresa de semicondutores que tem algo como 400 a 500 usuários em todo o mundo acessando o sistema remotamente. Esta infra é mantida por um tipe de 4 ou 5 administradores, bastante otimizada.

2 curtidas

Passo aqui para informar que o ThinLinc 4.13.0 agora roda em Python 3. Você encontra o anúncio completo aqui. Isso resolve algumas incompatibilidades existentes nas versões anteriores e o deixa melhor preparado para suportar as distribuicões modernas do Linux. Você é convidado a testar a nova versão recentemente anunciada. Como sempre, é gratuito para até 5 usuários. Fique a vontade para fazer o download direto em How to get started | ThinLinc by Cendio.

Show hein. Um adianto pra quem usa Linux como main-desktop. Parafraseando os nobres do tópico: que tal o Dio dar uma testada?

1 curtida

Vídeo Tutorial do Dio disponível.

Outra referência do ThinLinc:

Acesso remoto no Linux de qualidade que dá até pra jogar com aceleração 3D pra OpenGL

1 curtida