ThinkPad T490 não liga mais após desligamento repentino

Olá pessoal!
Vai fazer 2 meses que comprei um notebook Lenovo ThinkPad T490, um notebook ótimo, ele é recondicionado, entretanto, quando ele chegou, estava num estado de conservação e funcionamento quase perfeito. Às vezes ele entrava no modo hibernação e não queria ligar, era preciso reiniciar e outras vezes, quase não ligava.
Ontem a noite, liguei ele para tentar aprender a criar uma rede local com meu PC de mesa, mas quando reiniciei ele, quase não saia da tela de reiniciar, tive que forçar uma reinicialização. Após isso ligou normalmente, entretanto, após alguns minutos de maneira súbita ele desligou e não queria ligar, fiz um procedimento que vi na internet, relacionado a um reset na bateria e somente depois disso ele ligou, mas apagou novamente.
Hoje ele não ligou de jeito nenhum, tentei fazer o reset da bateria tanto com ele no carregador como sem o carregador, também deixei ele carregando para poder tentar novamente e nada.
Queria saber se alguém consegue me ajudar com isso, por favor. Estou suspeitando que possa ter danificado ele devido a superaquecimento, eu deixei ele ligado na bolsa da escola para poder tirar em casa, mas acabei esquecendo ele lá, quando peguei ele estava funcionando, porem quente, desliguei ele e só voltei a ligar a noite.
Mas pela parte da manhã ele estava funcionando perfeitamente, joguei Lego Batman e Batman Arkham Origins sem nenhum tipo de travamento ou desligamento repentino, isso só veio aparecer ontem a noite.
Apesar dele já ter me dado outros sustos quando não queria ligar, mas ele sempre ligava depois de um tempo e não desligava mesmo após horas de uso.

Lendo seu relato, pensei em duas coisas, uma ruim e a outra, boa:

1 - Já tive um problema similar com superaquecimento, onde esqueci o notebook ligado na mochila. Isso foi em 2010. Inicialmente o notebook tinha parado de funcionar, mas depois de um tempo fui testar e ele tinha voltado, mas para sempre ficou com um problema onde superaquecia rápido demais. Continuei usando o notebook, mesmo com esse problema por mais de 10 anos.

2 - Trabalhei por algum tempo como técnico de informática e na grande maioria dos casos em que o computador do cliente não ligava, ou ligava incorretamente, bastava remover a memória RAM, limpar, passar a famosa borracha nas trilhas, soprar um ar (com um soprador de ar) nos slots de memória e colocar memória de volta.

2 curtidas

A pior parte é que o notebook não está mais ligando. Antes ele ainda ligava, agr não liga mais. Fazer a limpeza nos pentes de RAM poderia solucionar isso?

Sim, pode solucionar

Cara, eu tenho um RF411 da Samsung que tem esse problema e descobri que é uma falha de hardware recorrente, tem um capacitor na placa mãe que com o tempo para de funcionar e só volta com a substituição. Usei esse note e 2011 até mais ou menos 2019 todos os dias e começou a dar exatamente esse problema que você relata. Até hoje não substitui o bendito na placa mãe porque não tenho habilidade, mas talvez seja algo semelhante.