ThinkPad ou outro notebook para Desenvolvimento em ambiente Linux?

Boa noite pessoal, tudo bem?

Recentemente comprei um E14 Gen 6 para começar a estudar o ambiente Linux e realizar alguns desenvolvimentos da minha carreira. Isso aconteceu porque percebi que estou utilizando 80% do tempo WSL e me bateu o pensamento… “E se eu usar o Linux nativamente?”

O porém é: Não sei se a compartibilidade do notebook que comprei é boa o suficiente, se a bateria vai ser o suficiente.

Normalmente eu precisaria usar o notebook cerca de 5 horas longe de uma tomada, aí acabei pesquisando e encontrei esse cara ai…

Enfim, para tarefas de desenvolvimento em python, docker, automatizações, banco de dados, uma distribuição como o Fedora KDE Spin se saíria bem em um thinkpad E14 Gen 6 com um Ryzen 5 7535U + 32GB de RAM ou vocês tem alguma sugestão em mente para outro notebook no quesito compartibilidade e durabilidade de bateria?

Obrigado pessoal.

Eu não tenho um Thinkpad, mas sei que é um excelente notebook, o melhor da Lenovo. Atualmente eu tenho um Dell e dual boot nele, na minha experiência vai rodar melhor Linux nele do que Windows, inclusive em consumo de recurso. Eu uso Ubuntu no meu. Se você gosta do Fedora, acho que não terá problemas, pois é uma ótima distro.
Minha recomendação é coloca a distro que você prefere e faça o teste.

Opa,

Obrigado pelo aval amigo. Realmente vi muitas discussões informando que o Thinkpad é excelente. Existem tantas versões diferentes que até me confunde um pouco a cabeça. Se eu não cancelar pra pegar outro modelo ou algo do tipo vou fazer o teste com certeza. Espero não ter dor de cabeça hahah

E tem as otimizações que dá pra fazer, conforme o,vídeo:

Opa, obrigadão!!

Com certeza vou instalar esse TLP após alguns testes e ver como afeta a bateria!!

1 curtida

Não tendo dois dispositivos gráficos (duas placas de vídeo), geralmente é tranquilo.