The Linux Awards 2022 ( na minha opinião é claro )

2022 foi um ano muito especial para mim no sentido de Tecnologia.
Aprendi a abrir meu PC, adicionei 1 pente de RAM, troquei o HDD por um SSD (Próximo ano vem o NVME) e testei várias distros Linux, de fato 2022 foi o ano em que eu realmente pude usar Linux como meu sistema principal e planejar minha migração.

Tudo isso por conta do excelente trabalho do @Dio e de toda a equipe do Diolinux, sou imensamente grato a todos do Diolinux e a comunidade que me acolheu de braços abertos.

Como testei várias distribuições Linux ao longo desse ano (e tendo em mente o último vídeo postado lá no canal do Diolinux) eu achei interessante fazer o meu Linux Awards, premiando (ou não) os sistemas que eu usei esse ano. Então bora lá reclamar muito e elogiar só um pouquinho

Maior decepção do ano:
KDE plasma

Comecei polemico, esse ano eu tentei usar o Kubuntu e o Manjaro e ambas as experiências foram terríveis tudo isso por conta do Plasma. Eu sei que pode ter ligação com o fato que estou do lado Gnome da força, mas eu simplesmente não consigo usar o KDE. Sejam os menus extremamente confusos ou a personalização do sistema que, por mais completa que seja, não é nada prática e intuitiva.

Um trauma pessoal foi tentar centralizar a taskbar do Kubuntu, coisa que, no cinnamon, foi só questão de: entrar no modo de edição, pegar os ícones, arrastar pro centro e pronto, enquanto no KDE eu precisava colocar barras divisórias, mas quando eu colocava os ícones ficavam bugados, foi triste.

Ainda pretendo dar outra chance ao Plasma com o BIGLinux (que me parece ser a melhor implementação desse DE)

maior potencial:
Elementary OS

Aaaaaa o Elementary, como eu amo e detesto esse sistema. O Elementary OS tem uma ideia bem legal de ter uma cara mais amigável para iniciantes (isso é visto no branding que tem no site) e qualquer distro que abrace os flatpaks tem o meu coração, mas algumas ações tomadas pela equipe do EOS me deixam com a pulga atrás da orelha, seja o menu de configurações do Panteon que é mais feio que briga de foice no escuro, seja o fato do sistema não abraçar completamente o Flathub por padrão o que dificulta a vida do usuário novato, mas, sinceramente, isso não tira o brilho do Elementary que é um excelente sistema, principalmente para se utilizar em notebooks. Fico no aguardo do que a versão 7 vai trazer.

maior surpresa do ano:
Manjaro Gnome

Como eu disse lá em cima, minha opinião é meio tendenciosa por eu amar o Gnome, mas o último contato que eu tinha tido com Manjaro Gnome tinha sido justamente o vídeo do Diolinux, que mostrava um Gnome velho e vários programas redundantes de modo que o Manjaro Gnome poderia realmente tirar o posto do Windows 10 (que vem de fábrica com os notebooks) como: sistema com mais blotwares, mas tudo isso sumiu fazendo o download da ISO mínima do sistema. O desempenho foi muito fluido, e usar a Loja é uma das experiências mais incríveis que eu já tive no mundo Open Source (por ela puxar snaps e flatpaks sem precisar usar o terminal) quero deixar claro: Eu ainda sou uma negação usando o terminal na base arch, mas eu poderia facilmente usar o Manjaro Gnome como meu sistema principal, Bom trabalho Manjaro

sistema mais “comercial”:
Pop OS

Cara como eu admiro a System 76. A ideia de “ser uma Apple” do mundo Linux é incrivel e o Pop OS_Os tem feito isso muito bem. Imagino que isso pode melhorar ainda mais com o COSMIC que vai sair no próximo ano.

melhor sistema para iniciantes:
Zorin OS 16.2

O esmero que a Zorin group coloca no Zorin OS é algo de outro mundo. Nós temos um sistema que é:

1. Bonito
  2. Facilmente customizável
  3. Amigável para usuários de Windows graças ao assistente de instalação de programas Windows
    Além de também ser bem comercial, seja pelo belíssimo teaser de apresentação no canal do YouTube, seja pelo carinho da zorin group de ter uma conta na Google Play só para pode deixar o Zorin Connect lá para quem quiser baixar e integrar o smartphone no PC.
    O meu problema ( que provavelmente será resolvido na versão 17 ) é a versão muito antiga do gnome, mas como o zorin não foi feito para ser usado realmente como se fosse um Gnome tá safe.

Melhor sistema para notebooks:
fedora 37

Em um cenário que o Gnome 44 não tivesse sido lançado essa posição teria ficado com o Elementary, mas essa versão do gnome melhorou tanta coisa que é dificl não dar esse premio para o fedora 37, sejam pelos gestos extremamente fluidos do touchpad, seja pela central de ações lindíssima e com ícones práticos de serem selecionados e bem distribuídos ou até pelos programas responsivos o que torna melhor para telas sensíveis ao toque ou, no caso do tópico acima, notebooks que não tem telas tão grandes. Claro que o Elementary não fica tão atrás, mas, tendo em vista os vários facilitadores que o Gnome traz esse premio tem que ir para o fedora.

pior sistema do Ano:
Chrome OS flex

@Dio eu sei o quanto você ficou animado com esse projeto então, por favor, não me odeie, mas eu preciso ser sincero e consistente com o que digo. Tendo dito isso o veredito é claro: O chrome OS flex não funciona para nenhum tipo de usuário. Eu fui um usuário do antigo Cloudready no meu potente HP Pavilllion com incríveis 2GB de RAM e 120GB de HD, um hardware tão potente que a única coisa que ele consegue rodar é a minha cabeça com a enxaqueca que eu sinto em ter que usar um PC tão fraco, mas o cloudready salvou esse PC, então eu não odeio a ideia de ter um sistema baseado na nuvem, mas tenho problema com uma empresa enorme fazendo um rebranding de um produto, não te dando a oportunidade de usar programa algum. O chrome OS flex não tem suporte a apps android e, em vários dispositivos para não dizer todos, não te deixa acionar o terminal Linux (além de ter problema em PC’S que usam a antigo BIOS), a Google conseguiu fazer uma distro Linux que não roda Linux, se isso não é impressionante eu não sei o que é.

Menção honrosa não linux
Sistema que amo e detesto: Windows 11

Aaaa Microsoft às vezes você não me ajuda. Fui usuário da Beta do Windows 11 assim que ela saiu e acompanhei o sistema por bastante tempo e, de certo modo, ainda acompanho já que é o sistema da minha namorada, mas eu tenho tantos problemas com esse sistema. Eu acho a reformulação no visual não só bem-vinda como necessária, tendo em vista que, de certo modo, o Windows parou no tempo no sentido de UX/UI e eu realmente gosto da aparência do windows 11, mas não poder rodar ele em hardware antigo por motivos bestas, as várias inconsistências visuais principalmente em submenus, a telemetria abusiva da Microsoft e a adição de recursos que ninguém pediu (Alô Widgets) fazem do Windows 11 um SO medíocre, não ruim, mas médio. No fim o windows 11 foi um Fracasso no sentido de usuários ativos e só nos resta ver o que o windows 12 vai trazer

Melhor sistema Linux do Ano:
Fedora 36/37

O que o Fedora 36/37 representou para mim esse ano não tá escrito.
Foi o sistema que conseguiu me arrancar do Windows. Ele é estável, bonito, fluido, encaixou muito bem no meu notebook. O gnome puro é muito bonito (principalmente na versão mais recente) e ele simplesmente me tornou mais produtivo (escrevo esse “artigo” no meu fedora 37. É claro que nem tudo é perfeito, me incomoda o fato de, quando inicio o sistema, algumas coisas quebram randomicamente, o Flathub não vir habilitado por padrão (coisa que parece que vai ser resolvido no Fedora 38), mas o saldo final é extremamente positivo. Eu me apaixonei pelo fedora e ele, com certeza, vai ser minha distro do coração por muito tempo.

4 curtidas

Muito massa, obrigado por compartilhar a sua visão e leitura sobre os lançamentos do ano, é sempre legal ler perspectivas diferentes :smiley: