Jogadores relatam que o lançamento do tão esperado jogo The Last of Us para o console portátil da Valve, não atendeu às suas expectativas, pois há constantes quedas de frames, que costumam variar entre 40 e 20 fps, com alguns momentos chegando a somente um frame por segundo, gerando uma jogabilidade instável.
Além disso, é necessário esperar quase uma hora para os shaders serem compilados antes de jogar, caso contrário, a experiência ficará ainda pior, entretanto, acaba gastando praticamente metade do tempo de teste, que a Steam permite para reembolsar jogadores insatisfeitos. Outro problema relatado é o eventual estouro de pilha, que força o usuário a resetar o console.
Já foi lançada uma atualização para, supostamente, melhorar a situação, mas jogadores reclamam que nada mudou de fato. Ao menos, o desempenho está sendo bom em computadores Linux com a configuração recomendada, alcançando os almejados 60 fps, com configurações no médio.
A decepção não foi apenas no Steam Deck. Esse jogo não está alcançando o desempenho esperado mesmo em computadores bem acima das especificações recomendadas. Drops de FPS e microstutter são comuns.
Parece mais um caso de port feito “na correria” e sem o devido cuidado.
Ainda não, mas o hardware dele é mais do que o suficiente para a proposta, já que a tela é 720p. Some isso a configuração de gráficos nos jogos, FSR e assim por diante, e ele deve conseguir rodar lançamentos por um bom tempo ainda, mesmo que não seja tudo no ultra.