Primeiras impressões
Manter uma distribuição linux é um verdadeiro desafio e é admirável o trabalhos dessa rapaziada que faz esse sistema.
Para quem quiser baixar e instalar, entre no site deles: https://tigeros.com.br/
Achei bonita a página inicial, mas isso é gosto e você pode discordar ai da sua casa.
Uma critica que tenho em relação ao download é que não basta o download ser feito através do Google Drive, ainda tem o Bit.ly, o que não me passou aquela confiança ao baixar, mas como eu sei que os desenvolvedores andam por aqui pelo fórum eu confiei e baixei, pode não ser a mesma situação de várias pessoas que possam encontrar o sistema pesquisando por aí.
Aproveitando para vender meu peixe, eu já disponibilizei um encurtador de url que conta quantas pessoas clicam. Ia ficar passar menos desconfiança o encurtador estar no mesmo domínio do site.
ex: tigeros.com.br/umMOnteDeletraaleatoriaAQuI
Falo disso por conta que o TigerOs se coloca como um produto que resolve algo, isso é bem claro na página inicial deles e passar profissionalismo para os clientes é importante.
No primeiro contato com o sistema ele abre uma tela que sugere algumas instalações.
Isso me lembrou aquela primeiro iniciar do Linux Mint.
Na instalação não tive nenhum problema, só achei diferente não ter o calamares. Mas, como ser diferente não é crime(ainda), tudo bem.
No meu caso que já sou programador e sabia o que estava fazendo, foi bem tranquilo. Não sei como seria a instalação com uma pessoa com menos conhecimento, mas percebi que existe um vídeo logo na área de testes que ensina a instalar.
Uma sugestão é que como não tem um mapa e ele não pega automaticamente, pelo menos que quando a gente clique a letra no teclado ele pule para a letra inicial.
Tipo apertei B, e deveria ir para o primeiro pais com a letra B, se apertasse de novo ele iria passando para o próximo.
Vou utilizar mais um pouquinho e depois volto para dar mais detalhes.