Testei o sistema do Tigrinho

Primeiras impressões

Manter uma distribuição linux é um verdadeiro desafio e é admirável o trabalhos dessa rapaziada que faz esse sistema.

Para quem quiser baixar e instalar, entre no site deles: https://tigeros.com.br/

Achei bonita a página inicial, mas isso é gosto e você pode discordar ai da sua casa.

Uma critica que tenho em relação ao download é que não basta o download ser feito através do Google Drive, ainda tem o Bit.ly, o que não me passou aquela confiança ao baixar, mas como eu sei que os desenvolvedores andam por aqui pelo fórum eu confiei e baixei, pode não ser a mesma situação de várias pessoas que possam encontrar o sistema pesquisando por aí.

Aproveitando para vender meu peixe, eu já disponibilizei um encurtador de url que conta quantas pessoas clicam. Ia ficar passar menos desconfiança o encurtador estar no mesmo domínio do site.

ex: tigeros.com.br/umMOnteDeletraaleatoriaAQuI

Falo disso por conta que o TigerOs se coloca como um produto que resolve algo, isso é bem claro na página inicial deles e passar profissionalismo para os clientes é importante.

No primeiro contato com o sistema ele abre uma tela que sugere algumas instalações.

Isso me lembrou aquela primeiro iniciar do Linux Mint.

Na instalação não tive nenhum problema, só achei diferente não ter o calamares. Mas, como ser diferente não é crime(ainda), tudo bem.
No meu caso que já sou programador e sabia o que estava fazendo, foi bem tranquilo. Não sei como seria a instalação com uma pessoa com menos conhecimento, mas percebi que existe um vídeo logo na área de testes que ensina a instalar.

Uma sugestão é que como não tem um mapa e ele não pega automaticamente, pelo menos que quando a gente clique a letra no teclado ele pule para a letra inicial.

Tipo apertei B, e deveria ir para o primeiro pais com a letra B, se apertasse de novo ele iria passando para o próximo.

Vou utilizar mais um pouquinho e depois volto para dar mais detalhes.

8 curtidas

Estou rodando ele numa VM e está bem legal.
Não sei se é intencional ou é problema na minha instalação: ao entrar nas ‘Configurações do Sistema’, não aparecem todas as opções de configuração normais do KDE Plasma. Para poder ter todas as opções precisei entrar no ‘Gerenciador de Energia’ pela ‘Área de Notificação’ e aí consegui ter acesso a tudo.
De maneira geral estou gostando do sistema, é bonito e responsivo. Está rodando bem rápido mesmo numa VM. Achei a escolha dos aplicativos padrão bem enxuta e útil.

OBS: Adorei o pinguim na cara do tigre. :grinning:

5 curtidas

Acredite: vc foi o primeiro a reparar/se preocupam com isso.

O instalador é exclusivo dele, foi desenvolvido pelo @Natanael.755

Exatamente! Esse vídeo vai mostrar todos os passos de como realizar a instalação.

Eu pego no pé do Natanael direto sobre isso. Como o foco é o BRASIL, embora também queira expandir para outros países que usem o pt_pt, na próxima atualização, o instalador virá direto no Brasil, perguntando se a pessoa quer mudar.

Intencional! Justamente para um usuário novato não se perder na enorme quantidade de opções, embora numa das aulas que está no site, mostre como acessar essa versão mais completa.

Muitos não percebem e se divertem quando eu conto.
Na real, até já pensei em mudar o nome, mas nunca encontrei um realmente bom, fugindo dos tradicionais OS, *ix, etc.

7 curtidas

Boa noite a todos.
Eu realmente gostei e achei o sistema fantástico, testei no pendrive e já estava com vontade de instalar mas não vai faltar oportunidade pois nesse momento estou sem ssd reserva.
O que me chamou atenção nele é que é a base do Debian tendo KDE Plasma como interface gráfica.
Bom, como eu sou um desastre em particionamento manual vou optar pelo ssd novo pois o TigerOS não possui instalação lado a lado a não ser se você formatar o ssd e instalar o sistema e depois instalar outro com esse recurso e dividi o espaço entre um e outro. Mas tá aí eu realmente gostei e vou instalar.

Nota: TigerOS vai fazer parte da família Peppermint.

1 curtida

Tem sim

Selecionada a segunda opção, escolha a partição que deseja instalar

2 curtidas

Não rapaz, você não entendeu.
Instalação lado a lado é quando o sistema pega o espaço disponível dentro de um sistema e automaticamente cria uma partição para instalar aquele sistema como é o caso do linux mint

1 curtida

Entendi agora! Mas é só usar o Gparted, que inclusive é melhor e mais seguro, pois vc defini exatamente o tamanho que quer a partição.

1 curtida

Eu tenho dois SSD de 500GB
Cada SSD tem 1 sistema.
Eu poderia particionar o HD de 2TB que uso para backup mas instalar o TigerOS no HD mas não é tão rápido, são aproximadamente 155 mib/s contra 500 mib/s do SSD que minha placa-mãe só entrega 288 mib/s
Eu vou instalar o TigerOS num novo SSD separado pois se tiver particionado e vier a dá problemas futuramente o usuário perde o SSD com 2 sistemas juntos.

1 curtida