Teste seus conhecimentos em Linux!

Você já se perguntou se realmente entende de Linux? Qual será o seu nível de conhecimento quanto o assunto é o sistema do pinguim e o seu ecossistema? Hoje jogaremos um jogo, seu desafio será responder algumas perguntas, conforme avançarem, ficarão mais difíceis, isso te ajudará a entender em que nível de conhecimento você está, as regras são simples.

Esse é basicamente um jogo de trívia, são 3 fases, cada uma com 3 perguntas diferentes, cada qual com 4 possíveis respostas, depois do enunciado tente escolher a resposta correta em 10 segundos e anote o que escolheu. No final, confira o gabarito e some sua pontuação!

Fase 1

Linux tem um pinguim como mascote, ele é utilizado em várias mídias e já foi customizado diversas vezes para refletir a pluralidade de opções e aparências que o Linux pode ter. Qual é o nome desse pinguim?
  • a) Bux
  • b) Tux
  • c) Sux
  • d) Nux
0 voters
A resposta correta é

Letra B, Tux

Qual destes sistemas não utiliza um Kernel Linux como base?
  • a) Raspberry Pi OS
  • b) Android
  • c) Chrome OS
  • d) FreeBSD
0 voters
A resposta correta é

Letra D, FreeBSD.

Linux pode ser confundido de muitas formas, mas tecnicamente falando, o que é o Linux?
  • a) Uma Interface Gráfica
  • b) Um Kernel
  • c) Uma API
  • d) Um Driver
0 voters
A resposta correta é

Letra B, um Kernel.

Fase 2

GNOME e KDE são dois projetos extremamente populares no mundo Open Source, eles são dois populares:
  • a) Login Managers
  • b) Server Clients
  • c) Desktop Environments
  • d) Window Managers
0 voters
A resposta correta é

Letra C, Desktop Environments.

Open Source é termo utilizado para se referir a uma propriedade a certos tipos de códigos fontes de software. O termo open source faz referência ao:
  • a) O código ser gratuito
  • b) O código ser gratuito e estar disponível para consulta
  • c) O código ser estar disponível para consulta
  • d) O código ser fechado
0 voters
A resposta correta é

Letra C, Open Source se refere a natureza acessível do código, não ao seu preço.

Existem diversos softwares para gerir pacotes no mundo Linux, qual desses não é um gestor de pacotes de alguma distro Linux:
  • a) APK
  • b) APT
  • c) APX
  • d) APC
0 voters
A resposta correta é

Letra D, “APC”.

Fase 3

Se o administrador do sistema desejar reiniciar um sistema Linux via terminal exatamente as 13 horas e 45 minutos, qual comando ele deve usar:
  • a) shutdown 1345
  • b) shutdown -r 1345
  • c) shutdown -r 13:45
  • d) shutdown -h 13:45
0 voters
A resposta correta é

Letra C, shutdown -r 13:45.

Tudo no Linux são arquivos, e um desses arquivos contém instruções sobre como as partições e discos devem ser montados no boot no sistema operacional, com informações como permissões e filesystems, esse arquivo é o FSTAB, ele se encontra geralmente dentro de qual diretório de um sistema Linux?
  • a) /etc
  • b) /var
  • c) /bin
  • d) /opt
0 voters
A resposta correta é

Letra A, /etc.

No processo de gestão de um sistema pode ser necessário alterar a prioridade de um processo que já está rodando para que ele receba mais ou menos atenção do CPU, alterando a sua prioridade. Qual desses comandos deve ser utilizado para manipular os processos nesse caso?
  • a) ps -efl
  • b) renice
  • c) nice
  • d) pid -p
0 voters
A resposta correta é

Letra B, renice.

Quantos pontos você fez?

• Para cada resposta certa da fase 1, some 1 ponto;
  • Para cada resposta certa da fase 2, some 2 pontos;
  • Para cada resposta certa da fase 3, some 3 pontos.

Quantos pontos você conseguiu fazer? Se você conseguiu mais de 10 pontos, com certeza você já entende bastante de Linux, mas claro há sempre muito mais para aprender.

Conta pra gente quantos pontos você fez e chama um amigo para jogar!

7 curtidas

15 (caractere)

1 curtida

como faço pra saber se acertei?
edit:
“acho” que tirei 13(eu perdi a conta duas vezes)

1 curtida

Clique em “A resposta correta é”, abaixo de cada pergunta

Uau, fiz 13 pontos!

As perguntas sobre o gestor de pacotes na fase 2 e sobre shutdown na fase 3 me pegaram.

1 curtida

Participando da brincadeira :smiley:
Fiz 18 pontos, mas a pergunta 7 me obrigou a pensar um pouco.

:vulcan_salute:

1 curtida

Fiz 15 pontos, eu não conhecia o comando renice para alterar prioridade de um processo, pois apesar de nunca ter precisado, eu sei alterar a prioridade de um processo graficamente pelo monitor de sistemas do Gnome.

É difícil alguém usar esse comando, já que é muito mais fácil fazer graficamente. Não vejo por que alguém utilizaria ele em um servidor sem interface gráfica, já que essa função é mais usada para quem faz edição de vídeo e áudio.

1 curtida