Teste de velocidade de link de internet

Bom dia a todos,

Estou precisando fazer uma medição da velocidade do meu link de internet, porque estou movendo um processo contra a operadora. E preciso fazer essa medição a cada 15 minutos durante uns 15 dias.
Pensei em fazer utilizando o speed-cli com cron e fazer gerar um arquivo txt com os resultados. porem estou apanhando e gostaria da ajuda dos amigos.
Desde já agradeço a atenção.

1 curtida

Olá @williamneto! Tudo bem?

Olha, há um tempo atrás precisei fazer algo similar com a geração de arquivos de logs. Dei uma olhada num script que usei na época e adaptei para o que pode ser o início do que você precisa.

Veja se era mais ou menos isso que você queria para a geração do log.

Lembrando que, como a ideia é usar ele através do cron, não foi feito para exibir nada durante a execução. Mas você pode, por exemplo, usar o comando: ./SpeedTest.sh && tree SpeedTestLogs && cat ./SpeedTestLogs/Teste_*.log com o terminal aberto na pasta onde está o script. Ao final ele terá criado a pasta “SpeedTestLogs” no diretório onde foi executado e, dentro dela, o arquivo de log que recebeu toda a execução do teste.
Será gerado um arquivo para cada dia para que não fique um arquivo muito difícil de se encontrar em meio aos testes, caso venha a executá-lo por vários dias.

Espero que ajude em algo! :v: :grin:

1 curtida

Nas versões mais novas:

speedtest-cli --csv >> file.csv

onde >> cria o arquivo (na primeira vez), e depois disso, apenas adiciona o registro no final do arquivo já existente.

Isso irá guardar todos os dados do feedback do comando.

Mas como eu também tinha versões mais antigas, em algumas distros, usei alguma coisa assim:

date >> file.txt && speedtest-cli | grep "Hosted\|Download\|Upload" >> file.txt

… ou seja, fiquei com o formato TXT, incluí data e hora, e filtrei para guardar só as 3 linhas que me interessavam.

Para documentar com mais riqueza de informações, executo o comando manualmente (para copiar os dados) – e aproveito para capturar a tela com o Conky, nome da distro, do Kernel etc.:

(verifique se não exibirá dados pessoais sensíveis)

Um resumo de inúmeras observações que fiz ao longo de mais de 1 ano:

Quanto ao agendamento, até hoje só usei o crontab, mas para outra finalidade – guardar informações do sistema 10 minutos após o boot. – Caso possa ser útil, aqui estão minhas notas.

2 curtidas

Já vi que deram algumas soluções.
Vale a pensa ressaltar que durante o teste é sempre bom usa uma placa de rede que suporte sua banda, os testes sejam feitos cabeados (linkado a giga) e também não esqueça de acompanha o uso da CPU durante o teste.
Trabalho em uma provedora de internet e é muito comum pega cliente reclamando da banda e, na verdade, eles estão realizando o teste de maneira errada ou seu computador não suporta a banda, lógico que tem outros fatores também como os equipamentos no local (geralmente nesse caso a provedora fornece um equipamento de acordo com seu plano, não sei com a sua provedora, mas aqui oferecemos), então vale a pena verifica tudo isso antes de abri um processo e acaba não dando em nada, lógico que não sei se é esse o seu caso, mas como trabalho em uma provedora grande é até meio que comum ver cliente assim e no final ele somente passa vergonha.

1 curtida

Boa noite pessoal, vou testar todas sugestões e depois eu posto o resultado.
Agradeço muito a atenção de vocês.

2 curtidas