Pessoal, boa tarde.
Fiz a instalação do Linux Mint ontem e ainda estou um pouco perdido em relação ao funcionamento dos hardwares. Busquei como fazer a instalação dos drivers, mas aparentemente todos já foram instalados automaticamente pelo sistema.
Ocorre que eu gostaria de testar e verificar se todos os hardwares estão funcionando bem, com um teste de stress, como fazem no Windows.
Existe alguma forma? Eu busquei em alguns lugares, porém pedem para adicionar ppas, e me informaram que adicionar sem ter conhecimento não é muito seguro…
Obrigado desde já.
Não é necessário fazer isso. Alguns poucos drivers podem exigir a instalação pelo gerenciador de driver (Drivers de hardware — documentação Linux Mint Installation Guide), especialmente se você tiver placa de vídeo da nvidia, processadores da Intel ou algum periférico muito específico. Todos os outros drivers são embutidos no Kernel e não precisam ser instalados.
A nível de SW, o teste acontece com esses mesmos Kernels rodando em milhões de outras máquinas no mundo diariamente. Sendo assim, não precisa se preocupar sobre o bom funcionamento deles.
Por outro lado, você pode querer testar o funcionamento do HW em si. Nesse caso tem várias ferramentas que podem ser usadas.
Pode-se usar ferramentas de benchmark:
Ou testes de stress:
https://wiki.ubuntu.com/Kernel/Reference/stress-ng
https://www.memtest86.com/ (esse normalmente é instalado automaticamente e pode ser acessado pelo Grub)
E com certeza existem muitos outros, é só procurar de acordo com sua necessidade.
Resumindo, se você não está sentido nada quebrado não precisa se preocupar, não é necessário instalar drivers individualmente com o Windows (com as exceções que citei), e realmente não é bom adicionar PPAs a não ser que realmente precise deles. É só desfrutar o Mint!!!
2 curtidas
Obrigado pela resposta.
No caso, eu percebi uma diminuição de desempenho em um jogo na Steam, relacionado ao uso do SSD (ms). Queria testar para saber se houve algum problema na instalação do SO, porque o jogo é otimizado para o Linux.
Obrigado!