Teste de distros em VMs

Olá pessoal.

Tenho atualmente a seguinte configuração na minha máquina:

CPU: Ryzen 5 3400G
RAM: 16GB 2666
Armazenamento: SSD 120 GB + HD notebook 2TB
GPU: GTX 1660 Super
Fonte: 600W

Minha pergunta é: seria viável eu usar esse armazenamento secundário de 2TB que tenho para alocar em um VirtualBox da vida para testar as distros que ainda não testei? Acham que seria uma boa ideia?
Se sim, quanto devo alocar +/- de disco e RAM em cada VM para poder conseguir testar bem as distros?

Obs: Já usei algumas distros como Pop!_OS, Ubuntu, Mint, Debian mas gostaria de explorar outras. Atualmente uso Windows por conta do League of Legends que é o único que não consigo rodar no Linux :sleepy:

Desde já agradeço e um abraço !

2 curtidas

Dá tranquilo, eu coloco normalmente 4 GB de RAM e o disco eu nem mudo, deixo o padrão que acho que é 20 GB.

Nem precisa disso tudo na verdade, pode até ser menos.

Não gosto muito do Virtualbox, prefiro usar o VMWare. Mas ainda quero testar o KVM.

1 curtida

:wave:t2:

Tem bastante poder de fogo a sua máquina, geralmente 2gb RAM já funcionaria bem com distros Linux, como você tem 16gb então 4 ou 8gb (já vai ser overkill). Vai funcionar legal para os testes de Sistemas Operacionais além de conhece-los pois temos uma infinidade de distros Linux :laughing:. Só um conselho, sempre faça back up do seu Sistema Operacional principal, no caso de, de repente, o dualboot encrencar :joy:

:pray:t2:

Ah, é possível rodar o LOL (por enquanto) pelo Lutris… chegou a testar?

1 curtida

Eu tentei sim, mas dessa vez não funcionou não. Eu tinha migrado de vez para o Pop!_OS semana passada mas tive esse problema, então acabei desistindo :sweat_smile:

E ainda mais com esse papo do anti-cheat que estava para vir eu fiquei chateado também. Triste ter que sair do Linux que amo tanto por conta de 1 jogo que é um dos únicos que me diverte pra passar meu pouco tempo de lazer por causa de não ter um suporte mais a fundo para nos auxiliar.

2 TB é latifúndio! Aqui eu aloquei 400 GB para o VirtualBox e ainda tenho 68 GB livres. Minha lista de VMs:

$ VBoxManage list vms | cut -f 1 -d { | sort
"Able2Extract (Leap 15.1)" 
"CentOS 5.5" 
"Debian 8.3" 
"Debian 9.8" 
"elementary OS" 
"Endless OS" 
"Fedora 29 Workstation" 
"Haiku Nightly Build" 
"Haiku R1 Alpha 4" 
"Haiku R1 Beta 1" 
"IBM PC-DOS 2000" 
"Mageia 7.1" 
"Mandriva One 2006" 
"Mandriva One 2010.2" 
"MS-DOS 6.22 Revisão 2" 
"NetBSD 8.1" 
"NomadBSD" 
"OmniOS" 
"OpenIndiana Hipster" 
"ROSA Fresh KDE 4" 
"ROSA Fresh Plasma 5" 
"SmartOS" 
"TrueOS" 
"Ubuntu LTS 18.04.5" 
"Ubuntu LTS 20.04" 
"Windows 2000 Professional" 
"Windows 98 SE" 
"Windows Millennium Edition" 
"Windows NT 3.51 Workstation" 
"Windows NT 4 Workstation" 
"Windows XP SP3" 
"Zorin OS Core" 
1 curtida

Para testes costumo alocar 2~3GB de ram e ate 4 núcleos do processador dependendo do SO, tenho um SSD 120Gb somente para VMs.

Eita, mas você tem muitos SOs hen!

Como consegue tempo para testar tudo isso rs.

A minha situação é desmotivadora, querer muito usar o Linux mas ficar preso ao Windows apenas por 1 coisa que não funciona. Eu sinceramente espero que breve encontrem uma solução para esse tipo de problema para deixar a galera feliz.

2TB só pra testar distro em VM’s? Faça isso n kk. Uns 10/15 GB já atende. A não ser q vc vá criar muitas vm’s.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.