Testando o Zorin com novos usuários 40+

Testando Zorin em pessoas que nunca usaram um linux antes.

Olá me chamo Alexandre sou engenheiro de pesca e apaixonado por linux uso o pinguim desde o Kurumin 7 em 2009, usuario de ubuntu e Zorin, resolvi fazer um teste em meu local de trabalho.

Recentemente fiz do escritório de engenharia que trabalho de laboratório de zorin, dentro do RH e gerência da empresa, onde é comum o uso Windows, os sistema da Microsoft apresentava erros contínuos no Windows 10 e sempre recebendo reclamações do operacional de obras e gerência sobre travamento, os erros mais comum são, de ativação, reinicialização inesperada com perda de dados ao trabalhar com Windows, entrei em ação com cautela fazendos o devido backup de dados dos computadores onde iria realizar o teste do zorin, claro sem que nenhum usuario soubesse dessa troca, obs:( todos os usuários são pessoas acima dos 40 anos que trabalham com .xlsx docx e e-mail).

Fiz a instalação do zorin 16 com pacote libreoffice e navegador edge sincronizando todos os dasos anteriores, ondrive e gdrive com reclone para os arquivos de nuvem, zap zap como app de comunicação e app de email nativo do Zorin todas as configurações de rede e uso no modo padrão automático. Obs: o sistema da empresa roda online em PHP, rede 100% wifi.

Nos primeiros dias até o fim do mês todos reclamaram que esse novo ““Windows”” tava mais bonito porém diferente e que o Word tava diferente, uns até notaram o libreoffice e com menos de dois meses as reclamações acabaram e todo transtorno de erro de impressoras em rede, arquivos compartilhados, foi o fim das atualizações sem noção do Windows. Com um ano de uso e poucas reclamações do sistema fiz a troca do libreoffice para Onlyoffice que foi bem aceito e até dito que meu Word voltou como deve ser, (ativei a função nuvem do Onlyoffice e nunca mais perdemos arquivos) e tudo ficou estável, na atualização para o 17 e 18 eu por vontade própria troquei algumas máquinas para Windows 10 novamente e todos que voltaram para o Windows reclamaram que fazia tempo que não havia tantos erro e problemas de conexão com as impressoras e como um passe de mágica no domingo da mesma semana retornei todos ao zorin 18 e ninguém reclamou mais.

Hoje tenho mais de 5 máquinas que rodam zorin 18 sem que o usuario tenha notado sua chegada e/ou tenha achado ruim a troca, todos usam zorin normalmente no seu dia e até falam que em casa o sistema não é bom como no trabalho, antes desse Carnaval de 2026 abri o jogo para eles sobre o sistema zorin e que todos estão usando a mais de um ano no escritório.

Fim do meu teste e a conclusão foi excelente, priodo de teste de 2024 a 2025.

Ainda usamos o zorin como sistema principal do RH e gerência.

1_ Pessoas que nunca usaram linux podem sim de maneira facil começar a usar.

2_ A idade não é uma trava.

3_ O meio corporativo onde não temos programas especiais pode ser linux sem receio.

4_ Onlyoffice é bem aceito e dificuldade para uso é baixa.

5_ Zorin é uma boa porta de entrada.

6_ Estabilidade de uso é primordial para o trabalho de escritório ( o linux tem isso de sobra).

Ps: para tudo funcionar é necessário preparar bem o terreno e a organização dos arquivos é primordial para o público que só usou o PC para trabalhar.

Eu testei o Zorin tb. Minha esposa amou. Eu tb. Achei leve e funcional. Extremamente intuitivo.

Bem-vindo a comunidade, estamos aqui para ajudarmos uns aos outros.

Eu era constantemente chamado na casa da minha mãe pra dar jeito no computador Windows dela, muito lento e com o famigerado Edge que ela odiava e não conseguia desinstalar. Mudei pro zorin e ela amou, tudo funcionava e era leve. Nunca mais tive que ir socorrer ela em seu computador kkk

Cara muito top esse seu relato.

Estou fazendo isso com todos meu parentes que pedem para eu olhar o PC dels, quando vejo a possibilidade de instalar o zorin e faço, qua do não posso tricar o sistema eu troco os pacotes office para Onlyoffice ou Libreoffice, navegador para brave.