Testando Zorin em pessoas que nunca usaram um linux antes.
Olá me chamo Alexandre sou engenheiro de pesca e apaixonado por linux uso o pinguim desde o Kurumin 7 em 2009, usuario de ubuntu e Zorin, resolvi fazer um teste em meu local de trabalho.
Recentemente fiz do escritório de engenharia que trabalho de laboratório de zorin, dentro do RH e gerência da empresa, onde é comum o uso Windows, os sistema da Microsoft apresentava erros contínuos no Windows 10 e sempre recebendo reclamações do operacional de obras e gerência sobre travamento, os erros mais comum são, de ativação, reinicialização inesperada com perda de dados ao trabalhar com Windows, entrei em ação com cautela fazendos o devido backup de dados dos computadores onde iria realizar o teste do zorin, claro sem que nenhum usuario soubesse dessa troca, obs:( todos os usuários são pessoas acima dos 40 anos que trabalham com .xlsx docx e e-mail).
Fiz a instalação do zorin 16 com pacote libreoffice e navegador edge sincronizando todos os dasos anteriores, ondrive e gdrive com reclone para os arquivos de nuvem, zap zap como app de comunicação e app de email nativo do Zorin todas as configurações de rede e uso no modo padrão automático. Obs: o sistema da empresa roda online em PHP, rede 100% wifi.
Nos primeiros dias até o fim do mês todos reclamaram que esse novo ““Windows”” tava mais bonito porém diferente e que o Word tava diferente, uns até notaram o libreoffice e com menos de dois meses as reclamações acabaram e todo transtorno de erro de impressoras em rede, arquivos compartilhados, foi o fim das atualizações sem noção do Windows. Com um ano de uso e poucas reclamações do sistema fiz a troca do libreoffice para Onlyoffice que foi bem aceito e até dito que meu Word voltou como deve ser, (ativei a função nuvem do Onlyoffice e nunca mais perdemos arquivos) e tudo ficou estável, na atualização para o 17 e 18 eu por vontade própria troquei algumas máquinas para Windows 10 novamente e todos que voltaram para o Windows reclamaram que fazia tempo que não havia tantos erro e problemas de conexão com as impressoras e como um passe de mágica no domingo da mesma semana retornei todos ao zorin 18 e ninguém reclamou mais.
Hoje tenho mais de 5 máquinas que rodam zorin 18 sem que o usuario tenha notado sua chegada e/ou tenha achado ruim a troca, todos usam zorin normalmente no seu dia e até falam que em casa o sistema não é bom como no trabalho, antes desse Carnaval de 2026 abri o jogo para eles sobre o sistema zorin e que todos estão usando a mais de um ano no escritório.
Fim do meu teste e a conclusão foi excelente, priodo de teste de 2024 a 2025.
Ainda usamos o zorin como sistema principal do RH e gerência.
1_ Pessoas que nunca usaram linux podem sim de maneira facil começar a usar.
2_ A idade não é uma trava.
3_ O meio corporativo onde não temos programas especiais pode ser linux sem receio.
4_ Onlyoffice é bem aceito e dificuldade para uso é baixa.
5_ Zorin é uma boa porta de entrada.
6_ Estabilidade de uso é primordial para o trabalho de escritório ( o linux tem isso de sobra).
Ps: para tudo funcionar é necessário preparar bem o terreno e a organização dos arquivos é primordial para o público que só usou o PC para trabalhar.