Após testar em modo live resolvi instalar em dual boot com o Windows 10.
Fiz como de costume, diminuindo o volume do windows para criar uma nova partição para o linux, etc, etc,…
Cheguei a ver um vídeo antes para ver se não tinha algum “macete”, mas nada de diferente.
Após o termino da instalação no vídeo é reiniciado e entra no grub com as opções para escolher qual SO usar, mas no meu caso não teve grub, entrou direto no Windows.
Reiniciei e usei a opção de boot menu e aparece windows e deepin, se escolho windows entra normal, mas se escolho deepin, as vezes acontece de abrir o grub, mas a maioria das vezes é só uma tela preta sem nada.
Normalmente para tentar fazer funcionar eu entro no setup e ativo/desativo o secure boot (já funcionou com ambos).
Um detalhe que ocorre ao entrar no setup é que ao invés de ter a identificação do deepin tem apenas uns bloquinhos.
Meu PC é um Notebook Acer Nitro 5 i5-7300HQ 16Gb RAM GForce GTX 1050.
Mobo KBL Freed_KLS
Considerando que seu PC tenha BIOS UEFI, será necessário criar a partição /efi (inicialização) e a partição / (raíz). É interessante desativar o Secure Boot.
Boa tarde. Eu sei que não ajuda muito falar isso mas, no geral, evite dual boot com Windows no mesmo SSD. Muita dor de cabeça desnecessariamente, por que as vezes os instaladores automáticos não sabem lidar com as partições do Windows junto com as do Linux que eles tentam colocar, e você pode acabar ou falhando em instalar o Linux ou perder sua partição de boot no Windows. Aí vai hora pra recuperar; não compensa.
Se lhe for possível, adquira um SSD e deixe ele particularmente só para o Linux com a distro que gostar mais. Foi um ótimo upgrade que fiz, apesar de hoje eu somente rodar Linux e não mais o Windows.