Testando o DaVinci Resolve Video integrado (AMD Vega8). É Viável?

Já vi alguns usuários de Intel HD Graphics tentarem a sorte neste programa profissional e as vezes até alguma placa dedicada não conseguir suportar. Resolvi testar no meu notebook com r7 5700u vega8(2021) com 20GB de RAM:

Usei meu próprio tutorial usando DavinciBox, na qual cria um conteiner com o todos os tweaks que o Davinci Resolve precisa para funcionar no Linux, assim não é preciso modificar na da no meu sistema. Além de ja incluir libs opencl(rocm-opencl) para minha AMD GPU. O DavinciBox também instala o pacote intel-compute-runtime da Intel, então se sua Intel é compatível ou recente o suficiente para usufruir dessa runtime, tem grandes chances de funcionar.

Após instalar, na primeira vez o Resolve faz um checagem nas configurações do Seu PC e informa se está ok ou não. No meu caso uma mensagem de algo como:

“Sua placa de vídeo talvez não seja forte o suficiente para edição pesada de cores, mas deve estar bem para edição basica em HD”

Depois de converter um video para que Resolve reconhecer (video em 1080p60 30mb bitrate de 1min). Ao dar play na timeline a temperatura do notebook já aumentou:

Ao aplicar poucos efeitos aleatorios de cores, apenas mudei as curvas. Ficou ainda mais pesado, embora ainda era possível editar:

No render, escolhi configurações para youtube, que gerou um arquivo gigante, porém renderizou em questão de segundos, usando parte do CPU e praticamente ocupando toda a GPU, não usou os cores dedicados a enc/dec, mas usou o GPU diretamente sem dó!

Resultado foi um video com bitrate gigantesco, porém renderizado corretamente:

Conclusão

Teria que resolver a questão do superaquecimento com ventoinhas para notebook e um ar condicionado no talo, mas pode quebrar um galho em edições leves.

E aí? sua integrada aguenta?

3 curtidas

Se é o caso, e partindo do ponto de que foi rápido, como você disse, será que ao invés de comprimir o arquivo e renderizá-lo corretamente com o codec, será que ele não jogou tudo sem encodar nada? Quase um RAW, por assim dizer, por falta de um termo melhor?

Eu sei que esse programa deve ter n coisas melhores, mas eu consigo resultados mais adequados no Shotcut. E faço todos meus vídeos por lá, ou com x264 (encoda com a CPU) ou h264_vaapi (encoda com a GPU, ou ao menos eu acho que deveria).

PS: Minha placa não é integrada, é a 6600.

O video fonte era h265, renderizou em DnxHD que é tipo isso, sem compressão quase…

Era intencional?

fiz alguns testes com shotcut, kdenlive e pitivi usando vaapi, nem acredita qual se saiu melhor…rs Render com VAAPI — Kdenlive | Shotcut | Pitivi — RX 6600 | by Fast OS | Medium

1 curtida

Gostei da comparacao. Obrigado!

testei em mpg4 e renderizou em 16s com um tamanho de video um pouco menor que a fonte…foi ótimo também

1 curtida

Qual formato e configs vc renderiza pro Youtube?