Testando código.py na IDE Geany

Olá pessoal, como vão :heart:?

Estou estudando programação e me surgiu um pequeno problema.

Costumo escrever no Vim, mas não consigo testar os códigos para saber se o que estou fazendo esta correto, porque ele é um editor de texto e não uma IDE.

Baixei o Geany por ser bem leve e aparentemente amigável para uso, mas não consigo testar os códigos nele.

Digito o que quero, salvo o arquivo e dou F5, aí aparece a mensagem: “Impossível executar o comando de compilação. Arquivo ou diretório inexistente. Verifique a definição do terminal nas preferências”.

Também fui em “Depurar”, escolhi “Executar/continuar” e aparece a seguinte mensagem: "Sem conjunto executável. Defina um executável em Depurar/configurar programa". Fiz o que a mensagem pede e coloquei em “Executável” todo o caminho de diretório do qual quero executar o código mas aí me aparece a mensagem “Permissão negada”.

Usei também a própria IDE do Python (IDLE) e também não consigo testar os códigos.

Por favor, alguém sabe como me ajudar a usar o Geany?

Desde já, muito obrigada :v:!

Você já testou o PyCharm?
Quando eu estudava python, eu testava vários ambientes de desenvolvimento (IDEs), mas nenhum deles se iguala ao pycharm, ele tem suporte ao git/github, mostra o porquê do programa dar erro e onde está o erro, etc…

OBS: ele é meio pesadinho, mas vale a pena

2 curtidas

Oi, tudo bem?

Então, não uso o PyCharm porque além de Python estudo também JavaScript, por isso escolhi uma IDE mais genérica… Mas cho que se não conseguir vou tentar usar o PyCharm ou qualquer outra mesmo.

Ah, não gostaria de usar o VS Code.

Ja usei muito tempo vs code pra python, também é bom, mas na época ele tinha uns bugs de dirétório. ex: você fazia bibliotecas em diretorios diferentes, quando você mandava executar o programa, o vs code se confundia todo e o programa bugava, o que já não acontece no PyCharm.