Testamos o Ubuntu 24.04 LTS e apresentamos tudo o que há de novo!

Instalamos e testamos todas as novidades do Ubuntu 24.04 LTS para apresentar a você. Será que vale a pena atualizar para este lançamento? Confira!

3 curtidas

Olá pessoal, fiz a instalei do Ubuntu 24.04 no desktop AMD, e esta muito top muito bonito. Observei que todos os arquivos .deb que tento instalar ele fica apenas carregando mais não abre nada, fiz a instalação do winbox direto da loja mais quando clico para iniciar ele demora um certo tempo depois abre uma barra de carregamento e em seguida fecha sem abrir nada. Alguém esta tendo algum problema assim também.

@Jhonathan_Monteiro Eu também tive problemas para instalar pacotes .deb apenas clicando sobre o arquivo ou abrindo pelo Ubuntu Software. Consegui instalar pacotes debian pelo terminal. Sou meio leigo em linux ainda, na verdade muito leigo kkk. Talvez haja pacotes para instalar no Ubuntu, afim de clicar sobre o arquivo .deb e instalar sem precisar utilizar o terminal.

A loja do Ubuntu não tá instalando os arquivos .deb, mancada da Canonical em minha opinião, você pode instalar usando o terminal.

Vá na pasta onde tá o arquivo, e abra um terminal de lá, execute o comando:

sudo apt install ./“NOME DO ARQUIVO SEM ASPAS”

você pode digitar os primeiros carcateres do arquivo e depois aperta TAB que seu terminal vai autocompletar.

3 curtidas

Você pode instalar o gdebi e no explorador de arquivos clicar no arquivo “.deb” com o botão direito do mouse e escolher a opção “Abrir com outro programa”
Quando a janela abrir você seleciona o gdebi e faz a instalação do arquivo por ele.

Para instalar o gdebi pelo terminal:

sudo apt install gdebi
4 curtidas

Obrigado pelo compartilhamento @Provalski, eu até instalei gdebi mais nada acontece. Vou instalar pelo terminar também pra ver.

1 curtida

Realmente @brunot, sempre instalamos normalmente e logo em um lançamento tão esperado não conseguimos fazer isso. Essa situação para iniciantes pode causar um impacto muito negativo já que se trata do UBUNTU que é uma das distros mais populares, dando a possibilidade de instalar qualquer coisa com 2 cliques também.

2 curtidas

Para abrir pelo gdebi você vai precisar clicar no arquivo com o botão direito do mouse.
image

E depois escolher o gdebi para abrir o .deb
image

3 curtidas

Canonical tentando empurrar snap “goela abaixo”.

1 curtida

Também dá pra instalar via synaptic. Primeiro: sudo apt install synaptic e a partir dele instalar pacotes .deb

2 curtidas

Consegui instalar pessoal os programas que estou querendo testar, infelizmente 2 deles não funcionaram o Winbox e o Go-global não abrem, todos os 2 eu utilizo normalmente no POP_OS.

1 curtida

Já tentou executar pelo terminal para ver a saída gerada pelo programa carregando?
De repende nessa saída da alguma pista do porque ele não estar funcionando.
Se você estiver na sessão Wayland pode tentar alternar para a X11 e ver se eles funcionam.

1 curtida

Estou com esse erro quando tento executar o WINBOX pelo terminal. Como falei anteriormente tento executalo direto pela dash mais não abre nada

Então ele é um aplicativo windows.
Ai esta dando falta de dlls que o wine deveria carregar para ele.
Pesquisando aqui no fórum encontrei um post que indica a instalação dele pelo Bootles.

Isso de não instalar pacotes .deb não é novo no Ubuntu e nem mesmo no Debian você consegue clicando sobre o pacote sendo necessário instalar o gdebi para pacotes deb ou pelo synaptic, mais esse segundo não recomendo para a galera mais leiga.

1 curtida

O Sebastien Bacher, um funcionário da Canonical, falou que o time não tinha recursos suficientes para trabalhar no novo instalador e no suporte a .debs ao mesmo tempo. O suporte à instalação de .debs virá em uma atualização futura.

Aqui outro funcionário falando que o suporte à instalação de .debs será implementado.

Não sei quais eram as dificuldades que a Canonical vinha enfrentando com o instalador antigo, mas de fato é bem estranho uma versão LTS do Ubuntu não ter suporte à instalação de softwares importantes como Google Chrome, Microsoft Edge etc… Decisão nada amigável a usuários novatos.

4 curtidas

Ótima notícia. Valeu pela informação. :+1:

1 curtida