Em setembro teremos o GNOME 49, mas sua versão Alpha já está disponível - e nós testamos para te mostrar as principais novidades que encontramos!
Não entendo direito, mas, o que vai mudar para simples usuários (eu ) utilizando o Pop_!OS , já que vi aqui que usa X11 ( ou pelo menos acho que usa ) ?
O Futuro é o novo COSMIC Desktop com Wayland
A System76 está desenvolvendo um novo ambiente gráfico chamado COSMIC, que será escrito em Rust e vai rodar sobre o Wayland (substituto moderno do X11).
Não vejo a hora então, de usar o COSMIC !
“X11” (ou “X Window System”) e “Wayland” são dois sistemas gráficos que fazem a ponte entre os programas e o hardware gráfico (como sua placa de vídeo e monitor) em sistemas Unix-like, especialmente no Linux. Eles são servidores gráficos, ou seja, componentes fundamentais que desenham janelas, capturam entradas do teclado e mouse, e gerenciam como os programas aparecem na tela.
Aqui vai uma comparação clara:
X11 (X Window System)
-
Lançado: Anos 1980
-
Arquitetura: Cliente-servidor (o programa cliente envia comandos para o servidor X, que desenha na tela)
-
Amadurecido: Muito estável e amplamente compatível com softwares antigos
-
Problemas:
- Muito legado acumulado (complexidade)
- Performance menos eficiente (principalmente para animações e gráficos modernos)
- Falhas de segurança (qualquer app pode espionar entradas de outros)
-
Usado por: GNOME, KDE e outros ambientes gráficos por décadas
Wayland
-
Lançado: 2008 (em desenvolvimento ativo desde então)
-
Objetivo: Substituir o X11 com algo mais moderno, simples e eficiente
-
Arquitetura: O compositor é o servidor (ex: GNOME usa
Mutter, KDE usaKWin) -
Vantagens:
- Menos complexidade, melhor segurança
- Melhor desempenho gráfico e sincronização (vsync)
- Suporte melhor a telas de alta resolução (HiDPI)
-
Desafios:
- Compatibilidade com programas antigos
- Falta de algumas ferramentas maduras (como suporte remoto X-forwarding)
- Cada compositor implementa suas regras (menos padronização)
Exemplo prático:
- Ubuntu 22.04+ (com GNOME): Usa Wayland por padrão
- KDE Plasma 6: Também foca cada vez mais no Wayland
- Usuários de software legado (como alguns jogos, aplicativos remotos): Podem preferir X11
Em resumo:
- X11: Antigo, estável, compatível, mas com problemas de desempenho e segurança
- Wayland: Moderno, eficiente e seguro, mas ainda com algumas arestas em software legado
e até operadores lógicos obscuros como NAND e NOR
Uai pra que tanta agressividade?
- Sendo P e Q duas proposições uma conclusão R não é nand se e apenas se ambas forem verdade
- Sendo P e Q duas proposições uma conclusão R é nor se e apenas se ambas forem verdade
Ou seja, é basicamente a negação de and e or respectivamente, nada obscuro
Nunca consegui usar o Wayland de forma estável só o Xorg, mesmo não tendo GPU da NVIDIA eu só tive artefatos na tela, já tentei usar com o KDE, Sway o Gnome mas todas as interfaces davam problemas, alguém sabe porque acontece isso?
nao sei, eu tambem tentei usar wayland mas nao consegui por causa de problemas de compatibilidade, tinha muitos bugs. Atualmente deve ter melhorado bastante
wayland sempre funcionou tranquilo aqui, olha que uso distros LTS de anos atrás, Gnome ancião.
No mais, como o amigo acima aí disse, não vejo a hora de sair um COSMIC Stable, pra mim as extensões do PopOS pro Gnome são imbatíveis, principalmente aquele launcher e o tiling. COSMIC refeito do zero em Rust sem o bloat do gnome por baixo será incrível.
Wayland pra mim, até que funciona. Exceto por uma coisa: Máquinas Virtuais. Tanto o VMware quanto o VirtualBox não funcionam bem com o Wayland.
Usei o COSMIC por um tempinho. Não entendo muito o Hype em cima dele. Para mim, não há nada de tão especial no COSMIC.