Testamos 20 distros Linux pra te ajudar a escolher a melhor em 2024

As distros Linux estão em constante evolução, sendo difícil compará-las ao longo do tempo. Por isso testamos 20 distros em um mês, e trouxemos aqui algumas diferenças notáveis entre elas.

9 curtidas

Um bom teste, que comprova o valor dos projetos LTS ou similares.

1 curtida

Fiquei feliz ao vê que o linux mint estava nessa lista mas ao mesmo tempo fiquei triste que o Dionatan não convidou o peppermintOS para participar, ele fez alguns reviews do sistema anteriormente mas tá valendo, quem sabe na próxima já que foi ele que eu conheci o peppermintOS.

Feliz em ver o Ubuntu botando pra quebrar.

Pra mim benchmarks se tornaram tão inúteis ao longo do tempo, no fim das contas são so numeros kkkkkk
E que nem ver o Debian colar no Windows em questão de performance(meio distante mas no comparativo esta la em baixo, com uma certa razão) aquilo vai realmente mudar algo na vida de alguem? porque o software vai funcionar… E o mesmo esquema do Windows kkkk mesmo zerando/e por ultimo não vai mudar muito o “status quo” das coisas
E mais fácil escolher oq der na telha e pronto!

3 curtidas

Única coisa que Benchmark serve pra mim, é para ter uma ideia só quão potente é uma CPU.

Eu jamais trocaria de distro devido a um benchmark. Esse tipo de informação me serve apenas como curiosidade. :grin:

4 curtidas

Idem. Eu não trocaria a distro que estou usando por outra porque ela foi pior num benchmark.

Eu só troquei de distro (do Ubuntu para o Crystal) pela mais pura curiosidade de ver como seria usar uma distro realmente Rolling Release e que tem os pacotes mais atualizados o possível.

3 curtidas

É um estudo válido, mas a lógica aqui foi invertida. Enquanto os benchmarks “comuns” avaliam o desempenho de vários hardwares no mesmo software, esse foi o contrário.

Levando em consideração que um SO é ‘um’ software base para rodar outros softwares, e que as distros são desenvolvidas, cada uma, para atender uma demanda especifica(ou focada em um objetivo), fica complicado esse tipo de comparativo.

Mesmo seguindo a mesma fórmula do Dio, apenas trocando a geração dos componentes utilizados poderia virar de cabeça para baixo os gráficos.

Enfim, ainda acho válido, pois geralmente trabalhamos com um leque pequeno de softwares, então se formos focar apenas em performance bruta, talvez trocar de SO para acelerar seu trabalho não pareca tão “louco” assim.

4 curtidas

Estou usando o RebornOS. É baseado em arch, e oferece praticamente todos os ambientes. E roda redondinho.

2 curtidas

Usei o Ubuntu desde a versão 9.04. Infelizmente, meu velho PC de guerra deu sinais que não irá ter um bom desempenho com as novas versões. Resolvi testar várias distros, e acabei me surpreendendo com o Mint 22 Cinnamom, rodando bem em um HD de 7500 rpm com 04 GB de Ram. Gostei do teste de vocês. Mais pra frente irei testar essas distros que vocês citaram.

2 curtidas

Pior que pra mim esses testes indicam justamente o oposto: o quão pouco desempenho você perde instalando distros LTS ao invés de ficar quebrando a cabeça com sistemas “tunados” que volta e meia dão/podem dar B.O.

A gente tem o Android 14 rodando num kernel 4.19(2018). Nem sempre mais atual é melhor. Tudo depende…

2 curtidas

Sim, certamente, mas imagine que você vai jogar no PC. Eu preferiria usar um que seja estável, pra não ter que deixar de jogar pra arrumar brick do sistema, e preferiria um que entregasse taxas de quadros mais altas.

Ou então serve para a gente ver se fez a escolha certa em sair do Windows e vir para o Linux.

1 curtida

Eu vejo o seguinte: esses benchmarks abrem a mente da gente pra perceber que nem sempre usar o bleeding edge vale a pena. A dor de cabeça de ficar consertando software ao invés de ser produtivo e ganhar alguns segundos num render não vale a pena, e pior ainda, as vezes nem ganha, como foi o caso do Fedora e Ubuntu.

Além disso, é possível a gente ver qual sistema vale a pena ir caso queira trocar de distribuição, porque tem gente que fica mudando direto mesmo, e ir pra uma que performa mal não me parece algo sensato. Agora, se sua distro lhe agrada e a performance dela ficar abaixo no teste, e isso não te afeta, não vejo motivo pra trocar.

E sinceramente, me surpreendi ao ver o Ubuntu mandar tão bem. Eu sou usuário dele e não achei que viria a ser o segundo no ranking geral. Mas cara, isso mostra que a Canonical sabe o que está fazendo e é por isso que a maioria das outras são baseadas nele.

2 curtidas