Olá, pessoal, boa tarde!
Acompanhando um post sobre ferramentas de terminal, vi um print de um colega aqui mostrando o seu (terminal) e perguntei como fazia pra configurá-lo daquele jeito. Ele prontamente me deu a seguinte resposta:
Aí eu descobri que sei menos do que pensava e gostaria de mais uma ajuda de vocês no seguinte:
1 - o que é um shell?
2 - O que seria um terminal e um console, então? Qual a diferença dele pra um shell? Pesquisando, vi cada um é uma coisa diferente, mas não ficou claro. Por exemplo, olha como é apresentado o ícone do meu terminal (ou shell (ou console)) na bandeja de aplicativos do meu Kubuntu:
![]()
3 - E o que seria um “framework” para shell/terminal/console?? Pensei que framework apenas fosse um conjunto de “ferramentas” que ajudasse para desenvolvimento web ![]()
A característica do terminal (ou seja lá como for tecnicamente correto chamar) do colega e que me chamou atenção foi a representação do caminho assim:

Mas também tenho interesse em todos aqueles recursos interessantes que esse zsh ou Oh My Zsh fazem.
No caso, pela explicação dele, eu teria que instalar um outro aplicativo que faz o que o meu atual Konsole faz, e a partir daí configurá-lo?