Terminal não aceita meus comandos , ex não baixa google chrome

ola pessoal tudo bem , gostaria muito de um auxilio pois nuca havia utilizado o sistema linux antes e nem mesmo nunca utilizei terminal de comando , eu não entendo nada , a questao é que ja tentei seguir inúmeros tutoriais mais não da em nada, tenho medo de acabar ate desconfigurando sem querer,aqui esta a seguinte mensagem :

sudo apt install google chrome
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências... Pronto
W: Não usando travamento para arquivo de trava somente leitura /var/lib/dpkg/lock-frontend
W: Não usando travamento para arquivo de trava somente leitura /var/lib/dpkg/lock
E: Impossível encontrar o pacote google
E: Impossível encontrar o pacote chrome

esse é só um dos meu problemas quem poder me ajudar agradeço desde já
outra pergunta seria se eu tenho que instalar algum outro pacote por exemplo eu vi que tem isso também dai imaginei se seria essa questão se precisa modificar algo para melhorar,pois eu comprei essa semana e não modifiquei nada so tentei instalar por exemplo o google chrome mais essa é a resposta que tive .

1 curtida

É necessário mais detalhes: Qual distro você tá usando? Nem sempre há necessidade de usar terminal pra instalar programas.

Tem 2 problemas no log que você postou:

Problema 1: O APT suporta apenas 1 operação ativa por vez, quando outra operação tenta executar o aPT, ele bloqueia, como é demonstrado no log que você postou:
/var/lib/dpkg/lock-frontend
/var/lib/dpkg/lock
Resumindo: Significa que tem outra operação executando o apt neste momento, pode ser a loja fazendo busca por atualização em segundo plano por exemplo.

Para resolver este problema, você tem que remover a trava com o comando abaixo:

sudo rm -rf /var/lib/apt/lists/lock

Ou aguardar até que a outra operação libere o APT.

Problema 2: Quando você tenta instalar o ‘google’ ‘chrome’, para o apt você esta tentando instalar 2 pacotes, visto que os pacotes são separados por espaço.

Sobre como instalar o google chrome, já postaram o procedimento

Olá @mariana_mendes , seja bem-vinda!

Seu erro é porque você está separando as palavras “google” e “chrome”. Daí o gerenciador de pacotes interpreta como se fossem dois pacotes distintos, e como não os encontra dá esse erro.

O nome do pacote é google-chrome-stable, separado por hífen, e repare que ainda tem a palavra “stable” no final. Sendo assim, o comando correto é sudo apt install google-chrome-stable.

Além de digitar corretamente o nome do pacote, é necessário que você tenha habilitado o repositório do Google Chrome no seu sistema, visto que ele não está nos repositórios oficiais do “Linux”.

Só que essa é a forma mais “hardcore” de fazer as coisas. Há uma forma muito mais fácil, e recomendada, de instalar o Chrome no Linux, que é ir no site oficial, baixar o pacote, e clicar duas vezes nele para instalá-lo (praticamente da mesma forma que no Windows).

Seria interessante também você informar qual distribuição Linux está usando. Afinal, não existe “o sistema Linux”. Existem vários sistemas baseados em Linux, e nesse caso é importante que você nos informe qual o seu, para que possamos orientá-la melhor.