Teria algum lugar para ver uma base de dados para cada usuario e seu sistema linux?

Ultimamente estava parando e pensando se tem alguma base de dados de usuários linux ?, por exemplo, DistroWatch, mas nesse caso seria algo mais ou menos assim.

Distro Linux = Debian, Fedora ou Arch. (Derivadas)
Usuarios = (Valor)

Sei que tem a questão de privacidade sendo que o motivo que migrei para o linux foi essencialmente esse, mas queria saber qual distro contem a maior quantidade de usuários para fazer um estudo e colocar na mesa pros e contra, para saber qual distro seria boa para meu uso

Acho que o mais próximo que vai conseguir disso é o Distrowatch. Porque no Linux não tem a telemetria para coletar esses dados.

Olá, tudo bem? :slight_smile:

Não existe nenhuma fonte de dados definitiva. Nem todas as distros levam informações sobre isso e cada projeto trata essa questão de forma diferente.

Como o distrowatch sempre foi um site extremamente nichado, geralmente visitado por fãs de Linux e não por “simples usuários”, eu sempre achei mais confiável observar os dados do Google Trends.

O Google Trends também não é perfeito, mas parece ser indicativo melhor de popularidade, já que ele escaneia as páginas da internet e analisa as buscas das pessoas por tópicos. Se a distro for famosa no Trends, não quer dizer que ela é a mais usada, mas é um belo indicativo de interesse em massa, o que aumenta a chance dela ser usada ou de ser “popular”.

Esse, abaixo, é um comparativo entre Ubuntu, Fedora e Mint, no Brasil, nos últimos 5 anos. É possível observar dados mundialmente, de pesquisas Web em geral e pesquisas no YouTube também.

Não é perfeito, afinal, isso não faz referência a quantidade de usuários, faz referência ao interesse, mas acho que é o mais perto de chegaremos de algo do tipo ao observar o quadro geral de distros.

Spoiler: O Ubuntu é 2x mais popular (ou mais até) do que qualquer outra distro ainda, muito possivelmente graças ao seu legado histórico, o que faz dele extremamente famoso no Google Trends. Além disso, por ser a base de Mint, Zorin e Pop, 3 sistemas mais “trendie” dos últimos tempos, é consebível que pessoas pesquisando por coisas relacionadas a essas três distros, pesquisem por soluções para o Ubuntu também, o que ajuda a inflar os números.

No seu caso continua com pop_os 22.04 ?, como acompanho todos os vídeos recentes, já vi que tentou fedora, bazzite, e disse que iria para a nova DE do pop_os COSMIC, como ficou atualmente com o lançamento da mudança deles que vai sair com a epoch 2 junto com 26.04

Olá, tudo bom?

O ideal é você testar. Seja usando modo live, que existem em várias distros ou instalando em VM (máquina virtual).

Afinal de contas, a melhor opinião de qual distro você deve usar deve ser a sua e não a dos outros.

Eu sempre usei vários sistemas ao mesmo tempo, não só Linux. Tenho usado o Fedora KDE um pouco mais ultimamente, mas eu gosto bastante do Pop, gostaria de dar uma nova chance no lançamento do Epoch 2.

Salve, @SILVAUM

Existe outro obstáculo – além da questão da privacidade: – A liberdade.

Existem centenas de distros Linux – e centenas de universidades, institutos, ONGs, empresas etc. que hospedam repositórios. – Qualquer um pode baixar e instalar.

É tão livre, e tão fácil, que muitos usuários baixam 50 imagens ISO em 1 ano – e no ano seguinte, mais 50. – Outros, baixam só 1 imagem ISO e instalam em 50 máquinas dos parentes, amigos, clientes etc.

E não basta saber quantas ISOs foram baixadas, e por quem. – Como saber quantas instalações foram feitas? – E quantas foram deletadas? – E quantas continuam sendo usadas?

Uma base de dados só seria efetiva, se todos fossem obrigados a se registrar. – Talvez a Microsoft ou a Apple possam fazer isso, pois são os únicos fornecedores legais do SO Windows e do SO Mac. – Mas não sei se fazem… ou se deixariam a gente examinar tal base (caso exista).

Não existe um “Registro Central Linux” – e ninguém é obrigado a fazer “renovação anual de licença”.

Este site aqui faz um rastreamento, e dá umas estatísticas – mas 1 em cada 5 máquinas cai em “não sabemos”:

Desktop      Percentage
Operating    Market
Systems      Share
-------      ------
Windows      56.61%
Unknown      21.45%
OS X         11.89%
macOS         4.48%
Linux         4.36%
Chrome OS     1.21%

Futricando por lá, você encontra mais detalhes – sobre versões do Windows, Mac – mas não sobre quais distros Linux, ou quais versões:

Por que a participação de mercado em desktops Linux é difícil de medir

O Linux domina servidores, nuvem e dispositivos embarcados, mas sua participação em desktops de consumidores é muito menor. A NetMarketShare filtra especificamente o tráfego de data centers e bots, de modo que o número relatado reflita usuários reais utilizando Linux em suas máquinas pessoais — e não requisições curl ou scrapers automatizados executados em servidores Linux.