Terei problemas por mover as partições desta forma?

Olá!

Observem estes dois screenshots:

Antes:

Depois:

O que está em azul é onde fica meu KDE Neon e onde está em rosa é onde fica meu Windows 10.
Botei dual-boot recentemente por causa de alguns jogos que rodam melhor no Windows, porém defini pouco espaço na partição do Windows e agora quero aumentar, para isso preciso movimentar a partição rosada para a esquerda.
A pergunta é: dá ruim fazer isso? Terei problemas com o boot?

Olá @marc_98 tudo beleza?

Esse tipo de movimentação que você quer fazer tem alto potencial para dar ruiim, porque você está não apenas redimensionando como movendo as áreas de inicio e fim das partições. Eu jamais precisei fazer algo semelhante no mundo real, mas se tivesse, certamente eu iria fazer um belo backup primeiro.

Minha sugestão para minimizar os riscos é: faça backup e depois faça as alterações em uma (1) única partição por vez. Em cada mudança, teste tudo e veja se está ok.

Recomendo utilizar o Gparted para ter mais segurança. Boa sorte.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Pro linux vai ser beleza. Por precaução faça backup.

Pro Windows é quase certeza que vai dar xabu… Ao redimensionar uma partição com outro ponto de início, há grandes chances de cair na fatídica tela de “recuperação do sistema” que geralmente não é possível recuperar o sistema. Talvez aqui ainda caiba uma vantagem de você estar usando MBR pois não vai perder o GRUB com a operação. Porém se precisar reinstalar o windows, vai ter que recuperar o grub depois.

Se fosse eu, até tentaria fazer essa mudança, mas já preparado para dar errado e reinstalar do zero. Não esqueça do backup externo.

1 curtida

Atualização:

Usando o Gparted (como recomendado pelo @eddiecsilva), diminuí a partição da minha Home (sda2) e movimentei a partição reservada pelo sistema Windows 10 (sda3) completamente para a esquerda. Só pra garantir, liguei o PC no KDE Neon, abri o terminal e dei um sudo update-grub. Após desligar o PC liguei de novo só que no Windows 10, ele iniciou normalmente e cá estou eu pelo Windows mesmo.
Abri o gerenciador de partições próprio do sistema pra ver se conseguiria aumentar a sda4 (ou disco C: no caso) mas o programa não me dá essa opção num momento, vai saber porque né. Movimentar, nem pensar, essa opção nem existe aqui aparentemente.

Consegui fazer uma parte do que eu queria, outra hora tento fazer o resto. Editarei aqui pra lhes contar do resultado final. Obrigado aos que responderam.

Atualização 2: movimentei a partição sda4 (onde ficam os arquivos) e deu ruim! Agora tem essa tela aqui ao iniciar:

Bom, mover a partição onde ficam os arquivos não dá bom, essa é a conclusão. Enfim valeu o experimento. Felizmente ali estavam apenas uns jogos e tal, nada demais. Vou tentar recuperar, claro, mas caso não consiga tudo bem.