Terei o mesmo desempenho e bateria do que no W11 com um notebook AMD/Nvidia?

Tl;Dr: Estou na dúvida se vai ser necessário ter um dual boot com w11, somente para jogar, num notebook com gráficos híbridos já não tenho experiência sobre linux com nvidia e, até pouco tempo, em notebooks, e achei diversas respostas diferentes na minha pesquisa.

Estou para adquirir um Dell G15 com Ryzen 7 5800H e RTX 3050 para faculdade, e andei pesquisando mais sobre como funcionam os gráficos híbridos, estado dos drivers em x11 e wayland e autonomia da bateria. Tive diversas respostas e opiniões conflitantes.

Parece que os drivers em wayland e soluções para gerenciamento de gpu funcionam mas não para todos, e sobre a autonomia de bateria tenho a seguinte dúvida: aparentemente uma das opções seria ter as duas GPUs ativas ao iniciar o sistema e você especifica qual programa usa a GPU dedicada, mas na teoria a RTX estaria ligada o tempo todo mesmo que em idle. Isso faz com que a autonomia da bateria seja menor do que windows ou nele também acontece a mesma situação?

Estou com um notebook emprestado com I5 1135G7 à uma semana e já usei PopOS, Fedora 39 Gnome e OpenSuse KDE, e uma coisa que notei é que no w11 a performance “magicamente” aumentava ao conectar o carregador, mas o mesmo não aconteceu no linux, a performance ficou menor do que no w11 com o carregador, mas melhor do que sem. Esta performance menor é o normal esperado ou realmente é um problema no gerenciamento de energia?

Não é minha primeira vez utilizando linux, porém nunca usei com Nvidia e, até essa semana, em notebooks. Estou considerando se vale a pena ter um dual boot com w11 somente para jogar e evitar dor de cabeça ou se os problemas são menores do que parecem