Tera opera gx para linux?

:wave: Olá pessoal, eu gosto muito do navegador opera gx e eu pesquisei se teria versão para linux, tem gente que fala que está em desenvolvimento, porem eu não encontro nenhum comunicado da opera ou algo assim.

Tera Opera gx para Linux ou pelo menos esta em desenvolvimento?

Já agradeço :slightly_smiling_face:

1 curtida

Há anos que espero por isso e “muita gente” cobra, mas, a Opera nunca anunciou um desenvolvimento do GX, nem do Neon. Então, a menos que os usuários de Linux cobrem o lançamento de forma mais enfática, não deve sair.

1 curtida

Acho que da para rodar ele no Wine se este for o caso, já tentou @David ?

1 curtida

Já fiz o teste, porem nem chegou a concluir a instalação do navegador, além de que usar navegador através do wine não é muito adequado em desempenho.

A minha pergunta é sobre se tera uma versão nativa para o programa, sem querer ser chato, mas é que eu apenas quero saber se tera ou não.

2 curtidas

Então não, pelo menos até agora, que legal que já tentou, vou fazer a gentileza de testar para você, como você tentou instalar eu vou usar a versão portátil do Portableapps, logo mais eu posto o video aqui se ficou bom, ótimo ou ficou péssimo. Não sei se sabe, mas o Wine não emula e sim traduz logo se caso for perder algum tempo no processo ele é ínfimo ou perto disso, claro isso depende de diversos fatores.

1 curtida

@David testei, ele abre mas sem GUI, tem muitas coias que falham durante a abertura, sabe o logo do Opera GX girando pouco antes do Opera abrir, no wine vejo como uma janelinha preta:


Log do Wine: OperaGX Wine Log - Pastebin.com
Tem algumas coisas que não foram implementadas no Wine sem essa implementação fica impossível de abrir, mas não estou convencido, exeiste um projeto que não tentei ainda o Dionatan ja fez um vídeo sobre esse neste caso é emulado chama-se WinApps: GitHub - Fmstrat/winapps: Run Windows apps such as Microsoft Office/Adobe in Linux (Ubuntu/Fedora) and GNOME/KDE as if they were a part of the native OS, including Nautilus integration., está meio parado o projeto mas acho que ainda funciona, vou tentar.

1 curtida

Com o WinApps eu tenho 99% de certeza que ira funcionar já que é um maquina virtual, porem meu PC roda VM. não precisa testar isso não mano ta tranquilo, apenas queria saber se tera versão nativa e não como rodar no Linux, mas obrigado @Utherbone

1 curtida