Overclockei o Raspberry Pi 5 para elevar ele ao máximo, mas a difícil tarefa de tradução de Windows para Linux + a tradução de X86 para ARM, torna essa tarefa extremamente complicada.
Não é nem falta de potência, mas sim essas complicadas traduções. Mas no fim rodei cs 1.6 a incríveis 30 fps.
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Boa tarde rapaz.
Já tentou instalar o linux ARM ?
Dê preferencia as distros mais leves como o exemplo xfce semelhante, assim o processamento em 3D fica mais leve sem elevar o hardware. Esse seu raspberry é um Quad-Core com 16GB de ram ?
Se for trabalhar com emulações tá mais que o suficiente.
https://forums.raspberrypi.com/viewtopic.php?t=379251
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Vc vai gostar desse canal
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É com 8. Mas o que mais complica são as camadas de tradução. Comparando os requisitos mínimos com o hardware em teoria deveria rodar bem, mas não acontece por conta da tradução. Inclusive rodar o lineage os(android) e rodar os games nativos rodam extremamente melhor.
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Vou dar uma olhada. Essa peça do nvme infelizmente no Brasil custa muito caro, tecnologia que não tem aqui e os bonitos engravatados vão lá e taxam.
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Não sei se vc sabe mas se vc comparar CPU ARM e x64 pode até dar ± certo, mas não funciona quando se compara o processador grafico integrado, o processador grafico do ARM é uma carroça comparando com uma ferrari, CPU ARM tem processador grafico horriveis.
Seu problema nem deve ser da compatibilidade, é que o processador grafico é ruim mesmo.
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A raspberry pi 4 já rodava emuladores até o nintendo 64. O pi 5 roda ps1 e roda sofrendo o ps2. E não tanka o cs 1.6?
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Eu não sei como funciona o processamento de emuladores, se a emulação é feita pelo CPU e não pela GPU que é mais provável então a afirmação de que roda Ps2 e não roda CS 1.6 é correta, a parte pesada para rodar console é a emulação do hardware e não os gráficos em si.
A emulação é muito mais custosa do que a compatibilidade. A emulação cria um hardware virtual dentro de outro hardware, já a compatibilidade não cria nada.
Vai depender de como está implementado a emulação, se for no CPU, o CPU do ARM é bom, se for na GPU a GPU passa mau. Jogos usam GPU, a CPU é pouco usada em jogos.
Eu achei isso, pode te ajudar a entender do porque que jogos requerem tanto uma GPU cara e um processador obsoleto já da conta do recado.
Já o MHz da RAM e a velocidade do SSD não dão FPS.
Resumindo, o CPU ARM tem o que é suficiente para emular um hardware mas falha no processamento gráfico.