Tentativa de ressuscitar um Notebook Antigo

Olá bom dia queridos amigos, eu estou com um Notebook Antigo e gostaria que me ajudassem a conseguir fazer o “overclock” do AMD C70 pois o mesmo roda Debian 13 com XFCE tá bom em desempenho pra coisas simples porém mesmo com cpupower instalado e configurado como performance ao estressar a CPU ela cai pra 1.0GHz daí no Windows (que ele falta morrer pra pelo menos instalar isso quando não dá erro watchdog pnp driver ele dá uma melhoradazinha com k10stat ou brazostweaker porém no Linux eu não consigo fazer o overclock funcionar corretamente algo fica matando o clock e jogando pra 1.0 o que fica ridículo até pra usar o Gemini no navegador falkon(o mais leve que eu achei se tiver um mais leve ainda me indiquem) não sou muito Noob no Linux porém estou com dificuldade pra salvar esse amigão aqui! Desde já agradeço e se postei em lugar errado por favor me corrigir!

Overclock se faz na Bios e não no S.O, assim vc não vai ter esses problemas.

a placa-mae deve suportar overclock
as pecas tbm, mas sim, o OC se faz na BIOS

Sim a maioria dos caso porém esse tipo de overclock para liberar a função turboboost não tem opção na BIOS talvez se eu editar ela… mas a questão que eu preciso de pelo menos o 1.33MHz coisa que eu consigo forçar no windows porém o windows mesmo com 1.33MHz não se dá muito bem… o Linux fica com excelente desempenho no lxqt e xfce porém com um “gás” a mais eh sempre melhor… tentei cpupower e k10ctl eles aplicam e funciona mas algo mata o clock e joga pra 1.0 de novo ao estressar a CPU…