Tentando salvar duas maquinas

salve galera sou novo aki porém ouve um período em que eu me aprofundei em assuntos com sistemas e Linux estou em busca de migrar pra o Linux de forma permanente porem irei manter a uma maquina Windows só pra jogos, más a questão hj é possuo um tablet zh960 chinês com android kitkat porem se passando por 7.0 mas como verdadeiro android perdeu suporte não consigo navegar na internet nem ver videos e muito menos instalar apps da play store consegui fazer root, porem não consigo uma rom atualizada ele possui processador mediatec 8 núcleos e 2 gbs de ram 32 gbs de armazenamento interno roda muito fluido o android dele porem inútil queria poder ao menos ver vídeos e fazer pesquisas com ele se possível jogar tbm pois esta bem conservado bateria dura bastante 70000mah 10 tela 10 polegadas excelente áudio ou seja bom hardware limitado pela falta de atualizações alguém consegue me dar esse suporte,? agradeço! talvez rodar uma distro linux ,ou Chrome os ,até um android go, qualquer os que de suporte a navegação na web vídeos ao menos! no outro hardware acontece mesma coisa porém pra saber mais sobre ele ele é um netbook com android de fabrica modelo positivo sx1000 o sx por ser um netbook até preferia uma distro linux,obs boot desbloqueado ambos

Olá, é um tablet? Talvez faça mais sentido instalar um ROM como Lineage, difícil é conseguir suporte ou tutorial se o modelo não for comum. Tentei instalar uma ROM Lineage no meu celular, marca BLU, modelo B9 e por falta de conteúdo e resposta da empresa sobre uma questão chave não consegui. Mas vale a pena tentar, já tem bastante conteúdo desses SO para celular no YouTube.