Tentando ressuscitar um notebook hp pavillion dm1 3250BR

Saudações a todos.
Tenho um notebook da HP Pavillion DM1 3250BR. As configurações dele são: processador AMD vision dual core E-350, 2 gigas de memória e HD de 500 gigas. Ele veio instalado com windows 7. Com o passar dos tempos ele ficou bastante defasado para mexer e resolvi colocar Linux nele. O problema foi exatamente este. Já tentei colocar o Linux mint xfce, mas atééé um certo momento que eu abro 3 abas no Firefox ele começa a ficar lento ao ponto de nem mexer o mouse. Tentei instalar o Peppermint e o Lubuntu, mas também se comportou da mesma forma. Gostaria da opinião de vocês para a instalação de uma distribuição Linux que dê para mexer com ele. No caso, uso este notebook para as seguintes tarefas:
-Mexer com postagem de emails e acessar internet;
-Utilização de ferramentas do OFFICE como world, excel e power point
-Utilização do software GEOGEBRA. Esta ferramenta serve para desenhos matemáticos , assim como desenhos de gráficos de funções
-Jogar emuladores de videogames de 16bits
Como podem notar, não sou um usuário muuuuuuito exigente , usando apenas o básico do básico.
Outra observação muito importante é que sou ANALFABETO FUNCIONAL EM LINUX, tendo apenas 6 meses de utilização com Linux. Por favor, quem puder me dar indicações de distribuições que atendam esses requisitos abaixo, ficarem extremamente agradecido.
Desde já , um muito obrigado.

olha o video do dio.

mas sugiro vc trocar esse hd por um ssd, já dá uma diferença considerável.

mas o linux tem deficiencia de aceleração por hardware para ver video nos navegadores. Isso é sentido nos pcs com pouco poder de processamento

1 curtida

Obrigado pela resposta imediata, até pensei que demoraria para alguém responder.
Seguinte: ontem tentei instalar o bhodi linux, porém não gostei da interface dele (lembrando que só comecei a usar Linux este ano, faz nem 6 meses completos) e achei um tanto incômodo.
Não sou muito fresco com questão de visual, mas gostaria de uma distribuição beeem leve , mas que fosse de fácil acesso para um usuário giga novato.
Mais uma vez, obrigado.

Então veja o
q4os
https://q4os.org/
mas acho que são os pacotes debian

1 curtida

Então, penso em duas ideias:

1. Entender pq teu lap trava. Apesar do processador bem fraco, os 2 GB de RAM deveriam te dar uma folga pra uso de distros com XFCE ou LXQt. Faça um uso normal e olhe no monitor do sistema (ou pelo terminal, com o Htop) o que anda comendo a ram ou puxando mais uso da CPU). Assim vc otimiza o uso e consegue pensar em alternativas
  2. Testar distros com um gerenciador de janelas (Window Manager) apenas - como I3, bspwm, Enlightment. Penso que vc dê uma olhada no Mabox (que vem com Openbox), Fedora ou Manjaro i3 e, em especial, no Elive (acho que seria a distro mais fácil pro teu uso por agora e é muito leve). Q4OS com o Trinity Desktop Environment é outra boa opção
1 curtida

ah, esqueci também de um outro detalhe: gostaria de uma distribuição que desse bastante suporte para o usuário, ainda mais um usuário analfabeto em linux, como eu. Além disso, gostaria de um suporte para hardware, digamos com suporte até 2022 , 2023. Obrigado mais uma vez pela atenção.

Para o seu uso e hardware, eu iria de Q4OS, ele voa na versão Trinity e tem toda a biblioteca do Debian. Além de tudo isso, foi feito de forma amigável para receber pessoas que vem de uma experiência com Windows XP.
Tentaria também um DebianDog:
https://debiandog.github.io/doglinux/

Agora, um detalhe importante seria substituir o HDD pelo SSD, faz toda a diferença e no caso de hardware já modesto e antigo isso vai ficar ainda mais evidente para ti.

2 curtidas

Para mais sugestões, assim como observar o desempenho, sugiro assistir essa excelente playlist:

1 curtida

Mais uma vez, obrigado a todos que estão se empenhando na ajuda! Fico bastante agradecido. Vou tentar o Q4OS trinity para ver qual a sacada desta distribuição. Mas, ao mesmo tempo, vou dar uma olhada neste vídeo do Tiago Cardoso. Vou começar o processo de instalação mais tarde e , posteriormente colocarei aqui o que achei.
Muito obrigado galera!

3 curtidas

Às vezes a máquina é tão antiga e modesta que é melhor ser reutilizada do jeito que está. Se for para uso bem básico, complementar, pode ficar com o HD mesmo. A questão é sabermos se esse hardware é mais um daqueles “alérgicos” a Linux. Porque um Mint XFCE ou um Lubuntu normalmente rodaria bem sob a configuração descrita.

O Q4OS com Trinity é ótima opção. É um Debian com facilidades; então, o tanto que existe de informação de suporte ao Debian vale também para ele, e ainda se pode contar com o enorme prazo de suporte de cada edição do Debian. Se o Trinity não agradar, o Q4OS pode ser posto sob outro ambiente leve, como o LXDE — para isso, basta só um clique, que o sistema instala automaticamente outro desktop.

Tenho uma placa mãe mini-itx com esse processador (GA-E350N), nele tinha um pente de 4GB +SSD 64GB, durante um bom tempo ele utilizei ele como HTPC na minha sala, depois transformei ele em um servidor de multimídia (época em que baixava vários filmes torrent ) com o debian 9 + samba sem interface gráfica, ficou nessa função por mais dois anos até aposentar ele ano passado. Funcionou bem como servidor mas com atividades corriqueiras como navegar na internet era bem lastimável.

Uma distro que funcionou bem nele foi o Puppy Linux

1 curtida

O Puppy 9.5, Fossa Pup, não é o sistema mais indicado. Não é de hoje que recebe críticas por já carregar tomando mais de 500 Mb de RAM ─ no vídeo do Dio citado aqui, é esse problema que ele aponta. Mas o Puppy 8.0, se ainda estiver em dia com atualizações de segurança, é uma ótima opção.

eu recomendo um debian xfce!
tenho um notebook de 2006 vivíssimo com debian 11 xfce.
mas tem que tomar cuidado realmente com esse hardwares alérgicos a linux como @Sergio_H disse.

1 curtida

Não sabia que o Puppy atual estava consumindo tanto.

Boa tarde a todos. Desculpem a grande demora em responder. Atualmente meu notebook estava beeeeem lentinho, no caso, segui o conselho dos colegas, comprei um pente de 4 gigas e um hd ssd. Estou esperando chegar. No caso da distribuição, vou optar pelo Linux mint xfce, o qual foi a distribuição mais simpática para um usuário novato de Linux. Agradeço a atenção de todos.

4 curtidas

dizem que a distrocuicao bodhiOS e a que performa melhor em computadores mais antigos