Tentando instalar uma distro no xc3550

vi alguns posts aqui sobre o tema, mas pelo que vi todos conseguiram instalar, e aqui quando tento entra na area de trabalho do livecd mas não mostra imagem, tentei um instalador netinstall e dá o mesmo problema, ao pessoal que conseguiu instalar distro neste sofrimento, como vocês fizeram?

com windows ele funciona.

esta imagem ocorre em todas tentativas, mudando somente o tamanho da mancha da tela.

Temta instalar o archlinux, com o archinstall no minimal, depois instala o i3wm vai ficar novinho em folha. Foi oque fiz no meu Laptop dell de 10anos astrás.

Se vocês instalar o arch por linha de comando fica mais minimal doque o minimal do archinstall.

olá, vou tentar aqui, nunca usei o arch por ter a fama de que seria para usuários mais “sabidos” estou no extremo oposto, zorin… o problema aqui é que se lotar a ram já era, acredito que seja isto, fica faltando ram para interface e tudo mais.

tentei instalar o arch, estava indo pelo tutorial daqui e deu nisto..

Acha archlinux é de boa, o melhor linux depois do Debian. Vai pelo archinstall, que não tem erro, primeiro desativa o secure boot da BIOS, depois reinicia o pc da o boot para o pendrive bootavel, escolhe o arch, vai aparecer um terminal para você digitar, segue ai:

arch@boot: loadkeys-abnt2

arch@boot: iwctl #se for wifi
arch@boot: station device wifi list #lista os wifis
arch@boot: station device wifi connect 'meuwifi'#vai pedir sua senha

#testa com ping para ver se esta conectado...

arch@boot: ping google.com

#Se seu PC esta conectado via Ethernet ou internet cabeada é só seguir depois de setar o loadkeys-abnt2.

arch@boot: pacman -Sy archinstall #para atualizar o archinstall
arch@boot: archinstall #Pronto dai é só seguir o archinstall

Ou melhor instala o Debian que tem instalador grafico.

coloquei o arch vai tudo bem, quando inicializa não tem grafico, só tela preta e mouse, achei que fosse erro meu e então coloquei o debian mais novo faz tudo normal (tirando wifi que se eu pegar da lista e por senha dá erro, mas se eu escrever o nome da rede e senha vai de boa) após inicializar mesma coisa, tela preta e mouse e se escurecer a tela não volta mais, estou com umas 3 ou 4 placa destas aqui, vou tentar nas outras e ver como fica e torcer para ser algo com a placa.