Tentando compreender o ambiente Desktop KDE

KDE_113_Fun 1

Neste recorte de um ambiente desktop Suse kde, em sua barra de tarefas logo a esquerda do relógio do sistema, tem uma “janela” representada por um ícone redondo com um “i” dentro.
Dentro dessa “janela” tem alguns objetos como: Prancheta; Falante do sistema; Cabo com conector; Pintinho.
O que é essa “janela”, qual sua função e como habilita-la e desabilitá-la?
Grato.

Obs: Eu não coloquei nenhuma outra tag e nem vinculei essa minha dúvida a qualquer outro tópico pq eu realmente não sei que tipo de objeto é esse e ao que deveria vinculá-lo.

1 curtida

Essa “janela” não seria a área de notificações do plasma em uma versão antiga, talvez no plasma 4 ou 3.

1 curtida

O trinity desktop tem uma aparência parecida!

1 curtida

Eu acho estranho para uma área de notificação, pois, o que estaria fazendo ali dentro o alto falante do sistema?
Por que o falante do sistema haveria de ser notificado?

1 curtida

é o volume do sistema, eu acabei achando o plasma que é esse aí. Esse é o plasma 4 do opensuse 11.
https://news.opensuse.org/2008/06/19/announcing-opensuse-110-

1 curtida

Esse cabo possivelmente é a internet ou o aviso que o dispositivo está carregando. A prancheta é o ícone do que você deu ctrl+c (área de transferência). O pintinho que eu não sei, o “i” possivelmente é a área de atualização.

1 curtida

Eu tirei esse print dessa imagem aqui.
Tipo, eu sei o que são esses objetos dentro da “janelinha”, o que eu não sei é o que é essa “janelinha” representada por esse ícone com “i”.
Também não estou perguntando o que é o ícone com o “i”, mas sim o que é a “janelinha” que esse “i” está representando.
E também não faz sentido do falante do sistema estar ali dentro.

KDE - openSUSE Wiki

2 curtidas

achei o opensuse 11, vou fazer uma vm pra olhar

1 curtida

É a “Bandeja do sistema” – tradução de “System Tray”:

O widget System Tray exibe informações do sistema, notificações e serviços

Características

• Exibe informações do sistema

• Contém os widgets Device Notifier e Notifications

• Permite interagir com aplicativos executados em segundo plano

• Permite que você interaja com dispositivos conectados ao seu computador

• Passe o mouse sobre um ícone para obter informações sobre o status de seu aplicativo

O widget da bandeja do sistema

A Bandeja do Sistema é um widget que normalmente é encontrado à direita no painel padrão. Ele normalmente contém interfaces para o widget Notificações , o Notificador de dispositivo , Área de transferência , Volume de áudio e equipamentos externos, como dispositivos Bluetooth , KDE Connect ou impressoras. Outros aplicativos também podem usar a bandeja do sistema .

Para interagir com um aplicativo na bandeja do sistema, clique com o botão esquerdo em seu ícone. Para abrir as configurações do aplicativo, você precisa de um clique direito. Alguns ícones podem estar ocultos porque o serviço não está ativo ou porque foi configurado para ficar oculto. Você sempre pode abrir um ícone oculto clicando no Icon-draw-triangle3.pngícone.

A aparência depende do Tema usado pela distro, e variou muito ao longo dos anos.

No openSUSE Tumbleweed, anteontem:

2022-07-03_17-07-13_oSU-update-Grub_CROP-Area-notificacoes

No Arch Linux, que estou usando hoje:

Fiquei intrigado com o Pintinho Amarelinho :hatched_chick: (aliás, verde), e uma busca por “kde plasma notification area bird” me deu a impressão de que pode ser Thunderbird – que aparece 34 vezes nesse tópico do Reddit. – Não uso nem instalei o Thunderbird, então não sei que aparência teria por aqui.

Ignore a Nuvem e a Temperatura – são de um widget que coloquei entre o Relógio e o System Tray:

Se você remover, e depois quiser de volta, basta abrir o modo de edição do Painel, e clicar em “Adicionar widget”. – O widget System Tray está na seção “Windows and Tasks”:

Não tenho notificações não-lidas, no momento, por isso, o ícone redondo com um “i” dentro está temporariamente ocultado.

Clicando no ícone “seta para cima”, aparecem os ícones que estão temporariamente ocultados:

Clicando no “i”, entro em “Notificação” – e clicando no ícone “Configurar”, podem-se fazer várias opções.

E se quiser mais opções, basta clicar no último botão da janela que se abriu:

Então, basta escolher um aplicativo, para configurar as opções de Notificação referentes a ele – e se ainda quiser mais opções, basta clicar no botão “Configurar”.

Por exemplo: – Eu não gosto daquela Notificação que aparece, a cada vez que faço uma captura de tela pelo KDE Spectacle:

Desativei a notificação visual – e também a inclusão no Histórico de Notificações – depois cliquei no botão “Configurar Eventos”:

Marquei “Toque um som” – e escolhi o som de “Logout” – “plom…”:

Tudo isso faz parte das Configurações do Sistema (KDE System Settings) – que na verdade é uma “Central de Configurações”… do KDE (não do “sistema”):

O ícone do alto-falante permite controlar rapidamente o volume de som – tanto no geral, quanto o de algum aplicativo que esteja tocando som no momento:

Pelo ícone de Rede:

A “prancheta”, como o colega já disse, contém as últimas coisas que você copiou para a área de memória – em geral as últimas 7, mas eu aumento para as últimas 15. – Você pode escolher qualquer uma delas, para colar, e também pode editar etc.:

Outros ícones estão ocultados. – O ícone “Tridente” ou “USB” aparece quando conecto um novo dispositivo:

No final da tarde, aparece o ícone de “Cor Noturna” – porque habilitei esse recurso. – Durante o dia ele fica ocultado.

Quando peço para emparelhar o Android pelo KDE Connect também é ali que aparece a notificação, com a opção de “Aceitar”:

Portanto, existem mil opções, envolvendo mil aplicativos, e mil acontecimentos

2 curtidas

Nunca pensei que um “simples” recurso como esse pudesse ter uma infinidade de configurações que particularmente acho extremamente úteis, pois é muito importante um computador que se comporte “ficando quieto” e notificando apenas as coisas relevantes pra mim, me distraindo o mínimo possível de minhas tarefas.

Sua resposta não foi apenas um tirar de dúvida, mas um completo tutorial. Merece um post.

Aproveitando o ensejo, que recurso é esse que vc usa em seu desktop que aparentemente monitora todos os recursos do sistema?

Outra coisa, num kde que vi no google imagens tinha uma janela translúcida na área de trabalho onde os ícones ficam lá dentro, despolindo o desktop. Saberia me dizer como ativar isso? Se precisar posso printar e postar aqui pra vc ver do que estou falando.

No mais, estou imensamente agradecido.

1 curtida

opa amigo tudo beleza de novo, esse é o visualizador de pastas do kde, é um applet nativo, no caso, que vem nele direto.

2 curtidas

Opa, beleza?
Legal, eu já usei o kubuntu há muito tempo e tinha ele. Hoje não tem. Daí fiquei pensando se ele continua presente e pode-se habilitá-lo. Como faço pra ativá-lo?

No biglinux o processo é o seguinte, talvez em outras distros KDE funciona do mesmo jeito, clica com o botão direito do mouse na área de trabalho e seleciona o modo de edição.

No modo de edição você seleciona o adicionar widgets.

Então vai abrir um menu bem grande do lado com os widgets e tu procura pastas e voilá, está ali o seu widget:

[edit] Se você quiser configurar o widget basta abrir de novo o modo de edição e passar o mouse em cima do widget que vai aparecer uma pequena engrenagem que é o menu de edição.

2 curtidas

Grato pela disposição em explicar. Vou ver se ainda tem ele no kde do Suse também.

1 curtida

Show de bola, qualquer coisa só colocar aqui no fórum que o pessoal aqui é bem legal e vai ter bastante paciência para te explicar.

Um abraço, e não esquece de marcar o post do @frc_kde como a resolução de sua dúvida, clicando no botão “resposta” aqui no fórum.

2 curtidas

Só vou esperar o colega responder ou vc mesmo caso saiba, o que é e como usar aquele recurso no desktop que aparentemente monitora os recursos do sistema, que está no print do colega a cima.

1 curtida

Esse é o conky-manager, que coloca informações na área de trabalho, tipo relógio, etc.

1 curtida

https://teejeetech.com/conky-manager/

https://software.opensuse.org/package/conky-manager

1 curtida

São 2 instâncias do Conky, como disse o @Hornetman – só que não uso o Conky-Manager. – Preferi pegar um arquivo de configuração que encontrei na internet, e fui personalizando aos poucos.

Pela descrição, podem ser várias coisas diferentes:

• Uma das Alternativas de Menu
  • Um recurso que exibe uma grade com miniaturas de todas as janelas abertas (inclusive as minimizadas, ou colocadas em outra Área de Trabalho, ou em outra Atividade), para alternar rapidamente entre elas
  • Ou… (não lembro)

Não gosto de ficar alternando entre os Menus Alternativos, porque às vezes – quando volto ao que eu gosto – ele ficou bagunçado.

Digo “Menus” para facilitar, mas muita gente se refere pelo nome “oficial” de “Lançadores de Aplicativos” (Launchers). – Alguns já vêm instalados por padrão; mas você pode baixar / instalar outros.

Clique com o botão direito no ícone do Menu e selecione “Mostrar alternativas”:

2022-07-05_16-35-43_A

2022-07-05_16-35-29_A

O “Application Dashboard” exibe os aplicativos em tela cheia – e coincide com o que você descreve:

O outro recurso pode ser 1 desses 3:

• Desktop Grid
  • Overview
  • Present Windows
  • (esqueci)

(uso o Blur, porque a transparência total às vezes dificulta a leitura).

Esses recursos têm mais algumas variações – por exemplo, segurar Alt+Tab para ver as janelas abertas – mas eu costumo desabilitar o máximo de coisas que não uso.

(Concordo, em parte, quando dizem que o KDE tem coisas demais – mas em vez de reclamar, prefiro desabilitar tudo que não uso – assim, minha vida fica mais fácil, sem abrir mão das coisas que preciso).

Sobre o Controle de Volume de Áudio: – Um exemplo com VLC tocando música – e de repente você quer verificar algum vídeo no Navegador.

Nesse caso, é fácil aumentar o volume de um e abaixar o volume do outro:

Ao visitar uma página do KDE, é sempre bom verificar a data – no rodapé:

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 15h15min de 25 de janeiro de 2011.

É isso aqui onde está escrito “Desktop Folder”.
Pode ver que fica tudo dentro dela, inclusive quando usava o kubuntu todos os arquivos que eu baixava e mandava salvar na área de trabalho aparecia dentro dessa janela, depois aparecia uma barra de rolagem.

Eu perdi o gosto de usar pq a cada atualização o desktop mudava tudo e nada ficava como eu deixava. Inclusive o tema q eu adorava o oxygen, tinha um aspecto preto muito bonito, mudou. Pensei que o tema tinha mudado mas ao tentar colocar de volta eu vi que não tinha mudado, foi o tema que foi modificado mesmo.

Não fazia sentido ter todo aquele trabalho pra personalizar o ambiente e depois de uma atualização perder tudo.

1 curtida