É a “Bandeja do sistema” – tradução de “System Tray”:
O widget System Tray exibe informações do sistema, notificações e serviços
Características
-
Exibe informações do sistema
-
Contém os widgets Device Notifier e Notifications
-
Permite interagir com aplicativos executados em segundo plano
-
Permite que você interaja com dispositivos conectados ao seu computador
-
Passe o mouse sobre um ícone para obter informações sobre o status de seu aplicativo
O widget da bandeja do sistema
A Bandeja do Sistema é um widget que normalmente é encontrado à direita no painel padrão. Ele normalmente contém interfaces para o widget Notificações , o Notificador de dispositivo , Área de transferência , Volume de áudio e equipamentos externos, como dispositivos Bluetooth , KDE Connect ou impressoras. Outros aplicativos também podem usar a bandeja do sistema .
Para interagir com um aplicativo na bandeja do sistema, clique com o botão esquerdo em seu ícone. Para abrir as configurações do aplicativo, você precisa de um clique direito. Alguns ícones podem estar ocultos porque o serviço não está ativo ou porque foi configurado para ficar oculto. Você sempre pode abrir um ícone oculto clicando no ícone.
A aparência depende do Tema usado pela distro, e variou muito ao longo dos anos.
No openSUSE Tumbleweed, anteontem:
No Arch Linux, que estou usando hoje:
Fiquei intrigado com o Pintinho Amarelinho (aliás, verde), e uma busca por “kde plasma notification area bird” me deu a impressão de que pode ser Thunderbird – que aparece 34 vezes nesse tópico do Reddit. – Não uso nem instalei o Thunderbird, então não sei que aparência teria por aqui.
Ignore a Nuvem e a Temperatura – são de um widget que coloquei entre o Relógio e o System Tray:
Se você remover, e depois quiser de volta, basta abrir o modo de edição do Painel, e clicar em “Adicionar widget”. – O widget System Tray está na seção “Windows and Tasks”:
Não tenho notificações não-lidas, no momento, por isso, o ícone redondo com um “i” dentro está temporariamente ocultado.
Clicando no ícone “seta para cima”, aparecem os ícones que estão temporariamente ocultados:
Clicando no “i”, entro em “Notificação” – e clicando no ícone “Configurar”, podem-se fazer várias opções.
E se quiser mais opções, basta clicar no último botão da janela que se abriu:
Então, basta escolher um aplicativo, para configurar as opções de Notificação referentes a ele – e se ainda quiser mais opções, basta clicar no botão “Configurar”.
Por exemplo: – Eu não gosto daquela Notificação que aparece, a cada vez que faço uma captura de tela pelo KDE Spectacle:
Desativei a notificação visual – e também a inclusão no Histórico de Notificações – depois cliquei no botão “Configurar Eventos”:
Marquei “Toque um som” – e escolhi o som de “Logout” – “plom…”:
Tudo isso faz parte das Configurações do Sistema (KDE System Settings) – que na verdade é uma “Central de Configurações”… do KDE (não do “sistema”):
O ícone do alto-falante permite controlar rapidamente o volume de som – tanto no geral, quanto o de algum aplicativo que esteja tocando som no momento:
Pelo ícone de Rede:
A “prancheta”, como o colega já disse, contém as últimas coisas que você copiou para a área de memória – em geral as últimas 7, mas eu aumento para as últimas 15. – Você pode escolher qualquer uma delas, para colar, e também pode editar etc.:
Outros ícones estão ocultados. – O ícone “Tridente” ou “USB” aparece quando conecto um novo dispositivo:
No final da tarde, aparece o ícone de “Cor Noturna” – porque habilitei esse recurso. – Durante o dia ele fica ocultado.
Quando peço para emparelhar o Android pelo KDE Connect também é ali que aparece a notificação, com a opção de “Aceitar”:
Portanto, existem mil opções, envolvendo mil aplicativos, e mil acontecimentos