Tenho um dual boot com Windows e Arch Linux e preciso reinstalar o Windows. Como ficará o GRUB após a formatação do Windows

Imagino que o GRUB seja sobrescrito durante o processo de reinstalação do Windows. Existe alguma forma de contornar esse problema e restaurar o GRUB sem precisar reinstalar o Arch Linux?

Não faço dual boot, mas caso isso aconteça, acessar a máquina com o live-boot em pen drive, em conjunto com arch-chroot, não deve trazer grandes dificuldades para reinstalar o GRUB.

1 curtida

Depende muito. Se o seu PC é antigo, provavelmente o Boot do Windows vai sobrescrever o do Arch, mas se é um computador recente, o Boot do Windows vai ficar lado a lado do Arch, como se fosse um dispositivo de Boot (tal como um pendrive, por exemplo).

Nesse caso, para verificar isso, ao ligar o computador aprte F12 (ou algum outro botão para que o Menu de Boot apareça) tire uma foto e mande aqui.

1 curtida

Bom dia rapaz.
Você tem algumas opções boas.
Se você atualizar o windows por cima do mesmo, sem problemas.
Se você exclui a partição do windows e reinstalar, você só precisará atualizar o “grub” pelo terminal ou usar o “boot-repair”

Olhe o meu caso.

Meu win11 está instalado no SSD separado e o grub em outro.

1 curtida