Tenho o desejo de instalar Linux no meu notebook antigo

Olá! Sou novo aqui. Estou conversando com vocês através de um Windows 10, mas desejo instalar um Linux Mint versão Cinnamon no meu notebook antigo.

Até onde eu pesquisei, ele é:

• Fácil para Iniciantes.
  • Popular. Se eu quiser tirar dúvidas, ele é conhecido.
  • Completamente Opensource. Isso é importante pra mim…
  • Relativamente Leve. Meu notebook antigo tem 320 GBs de espaço em Disco, 3 GBs de RAM, AMD Athlon II Dual-Core P320. Tenho um pouco de receio que isso seja insuficiente, mas isto está acima das configurações recomendadas.

O que vocês acham? Eu fiz a minha pesquisa corretamente?

Criei este tópico mais para conhecer a comunidade, dizer oi, pedindo dicas também se for possível, já que eu nunca utilizei Linux anteriormente :slight_smile:

Olá @celinofj seja bem vindo! O computador é um pouco limitado em recursos, portanto recomendo que teste uma distro com o ambiente gráfico XFCE, que é leve. O Linux Mint tem uma versão com esse ambiente gráfico.

Outra distro que eu recomendo você testar nessa máquina é o Zorin OS Lite, que traz um XFCE bastante customizado para ser bonito e fácil de usar, especialmente pra quem vem do Windows.

No mais, recomendo que veja os vídeos para iniciantes do canal Diolinux. Aqui está um vídeo com ótimas dicas para quem está pensando em migrar para o sistema do pinguim:

2 curtidas

Perdoem intrometer, mas já tive amigos com experiências meio chatas com XFCE, desde ele ser feio apenas até ele consumir 1 GB de RAM em Idle (sem atividade nenhuma aberta), culpa do xfwm.

Recomendo ao invés disso o LXQt, que não é pesado (ao contrário do que muitos pensam, ele consome menos que o XFCE) e vem com um desktop ao nível do XFCE.

Olá!

Pode ser uma boa ideia experimentar algumas distribuições Linux específicas para isso. Por exemplo, o Debian com LXQT ou XFCE pode ser uma opção popular e tambêm completamente OpenSource . No entanto, como você é um novato no mundo Linux, o Debian “puro” pode ser um pouco difícil de lidar. Por isso, eu sugiro que você experimente algumas distribuições mais amigáveis.

Uma opção é a Linux Mint Debian Edition ou LMDE, que é baseada no Debian, mas tem algumas personalizações para torná-la mais fácil de usar. Além disso, a versão padrão do Linux Mint, baseada no Ubuntu, pode ser uma boa escolha, especialmente se você usar a interface XFCE.

Outra opção a considerar é o Zorin OS Lite, que é uma distribuição que consome menos recursos e tem uma interface moderna e bastante amigável para os iniciantes no mundo do Linux assim como o Linux mint citado acima.

Espero que essas sugestões ajudem você a encontrar a distribuição Linux perfeita para o seu computador!

2 curtidas

@inky1003 O XFCE puro, sem nenhuma customização é realmente feio. Mas ele é altamente customizável, e é isso o que as distros fazem, cada uma coloca a sua identidade no XFCE. O Zorin OS Lite, que usa o XFCE, definitivamente não é feio, na minha opinião.

Disso eu discordo. O XFCE é conhecido por ser um dos ambientes gráficos mais leves (embora definivamente não seja o mais leve de todos), e seu gerenciador de janelas, Xfwm, não é pesado desse tanto. O Debian até usa o Xfwm como gerenciador de janelas na sua versão com o ambiente LXQt.

O alto consumo de memória RAM pode ser devido a outros programas e processos rodando em segundo plano, não necessariamente do ambiente gráfico.

Não, ele usa Openbox mesmo. Uso Debian bookworm em um computador 32 bits e ele usa Openbox no LXQt.

Sobre o consumo de 1GB em idle pelo xfwm eu vou averiguar as circunstâncias com quem me relatou isso.

Obrigado pelas respostas!

Então vocês acham que se eu instalar o Linux Mint - Cinnamon, vai ficar meio pesado para o meu notebook?

Abraços!

Eu acho que sim, mas você só vai ter certeza se testar. O Xfce eu sei que vai ser mais leve.

1 curtida

Com esse hardware ai o sistema operacional vai rodar liso, mas os programas extra que você vai instalar pode ser que fica ruim. Se você for tipo navegar na internet vai dar de boa, já ver video do Youtube a 720p não vai aguentar.
Olha o seu hardware é modesto, não existe milagre, ele pode ate rodar o sistema operacional, mas pode ser que o trabalho que você vai fazer com ele não de certo.

1 curtida

A ideia é testar o sistema operacional…

Bom saber que pode travar em vídeos do youtube. Provavelmente eu não iria saber.

A instalação padrão realmente vem com o Xfwm4. O Debian com LXDE é que vem com o Openbox por padrão.

Mint em Cinnamon dá conta do recado nesse computador mencionado. Já o tive em máquina com mais de dez anos de uso, com processador dual core, HD de 5.400 rpm e RAM DDR3, e não passei por travamentos nem nada.

O Cinnamon é ótimo para iniciantes, e o Mint é pensado principalmente para funcionar sob o Cinnamon.

Neste meu notebook com Celeron e RAM de 4 Gb comecei com o Mint Xfce (até porque Xfce é meu ambiente gráfico preferido), mas tive umas chateações com o sistema pôr o computador em suspensão e que são típicas do Xfce. Passei para o Mint Cinnamon e não vi diferença no desempenho.

1 curtida

Pretendo instalar e testar o Linux Mint Cinnamon, a sua opinião me encorajou um pouco… Se não funcionar, posso testar então o Zorin OS Lite, ou outros.

Esses Sistemas Operacionais mencionados são todos completamente OpenSource?

Abraço e tenha um excelente dia :slight_smile:

Cara ai eu não sei dizer, mas eu sei que o Debian vem só com software livre.

Ubuntu e derivações, como o Mint, se instalam com codecs e outros tipos de software proprietário.

Debian, Fedora e OpenSUSE se instalam sem esses componentes. A grande maioria de seus utilizadores termina instalando codecs, drivers etc.

Algo 100% de código aberto só encontramos em distros específicas, como o Pure OS e o Trisquel.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.