Temperatura da tela do ubuntu 22.04

Olá, eu usava o ubuntu 20.04, e depois de um tempo e algumas pessoas me dizendo que o 22.04 estava um pouco mais otimizado, resolvi mudar. Porém agora eu estou com um “problema”, a minha tela está com um tom alaranjado, acredito ser algo relativo a luz noturna, mas mesmo desativando, continua com esse tom alaranjado, procurei algumas soluções na internet, mas não consegui resolver. Liguei em um monitor externo e lá a imagem aparece normal, quando ligo o NoteBook, antes de fazer o login também aparece normal, porém quando faço login fica esse tom alaranjado. Alguém tem ideia do que possa ser? Mesmo a cor quente ajudando a visão eu simplesmente não consigo me acostumar.

1 curtida

Olá @Luiz_Alves1, tudo bem contigo?

A luz noturna só fica ativa em horários pré=determinados, você pode conferir acessando o painel de controle da distro e clicando nas opções “Monitores” e depois em “Luz Noturna”.

Você instalou ou ativou alguma algo chamado Redshift? Geralmente apps como ele que geram essa cor acentuada de laranja na interface.

:vulcan_salute:

Olá @eddiecsilva , obrigado pela resposta.

Já desativei a luz noturna e mesmo assim o problema continua. A tela apresentou esse tom logo após a instalação do sistema, quando eu não tinha instalado quase nada, até agora estou sem uma solução, tentei mudar do X11 para Wayland e mesmo assim nada funciona.

Este problema da tela também ocorre no modo live pendrive?
Se possível, envie uma foto da tela. Talvez ajude de alguma forma no diagnóstico.

:vulcan_salute:

O meu problema foi resolvido quando mudei de XORG para Wayland. Ainda estou tentando descobrir o real motivo, pois alguns aplicativos que uso, não estão se comportando tão bem no waylando em comparação ao XORG.

O Wayland é padrão no Ubuntu 22.04, não deveria estar como Xorg padrão a não ser que você tenha mudado na tela de login. Talvez, se você atualizou do 20.04 pro 22.04 pode ser que tenha ficado no X11. Ou , se não o fez, instala o 22.04 do zero.

O comando: echo $XDG_SESSION_TYPE dirá se está usando X11 ou Wayland.

1 curtida

Interessante, não sabia dessa variável de ambiente, aqui mostra que estou utilizando tty, porém estou usando um TWM, será que é por conta disso? kkkk

Este tópico foi automaticamente fechado após 2 dias. Novas respostas não são mais permitidas.