Um dos projetos recentes mais interessantes do mundo Linux é o Vanilla OS, sua proposta é entregar uma interface GNOME mais pura possível, num sistema estável e imutável capaz de rodar aplicativos de praticamente qualquer outra distribuição, incluindo o Android. Para um projeto tão ambicioso, é surpreendente que a primeira edição ficou pronta em apenas 4 meses de desenvolvimento, mas como era de se esperar, embora seja um sistema muito interessante, não entregou tudo o que prometia.
Podemos considerar o primeiro lançamento como uma espécie de protótipo para visualizar o que exatamente os desenvolvedores querem, tanto que pouco após disponibilizar ao público, já iniciaram o desenvolvimento da segunda edição e anunciaram que ela será completamente reformulada. Os desenvolvedores não apenas estão trocando a base de Ubuntu para Debian, como também estão criando e adaptando numerosas ferramentas, como o VIB, um construtor personalizado de imagens do sistema, que deverão servir para qualquer outro sistema.
Em uma publicação, anunciaram que já marcaram uma data de lançamento para o Vanilla OS 2 Orchid Beta - 30 de janeiro. A partir dessa data, não aceitarão novos recursos para esta edição, se concentrando em corrigir bugs. Eles prometem que o sistema ficará pronto ainda em 2024, provavelmente antes do verão no hemisfério norte, que ocorre no meio do ano. O lançamento promete ser realmente sólido, ao ponto que a equipe já está divulgando que fornecerá suporte empresarial.
Confira nossa experiência com o primeiro Vanilla OS: