Temas estilo Windows no Linux Mint 19.1 Cinnamon

Senhores,

Recentemente peguei dois notebooks da família Pavilion DV4, um AMD e outro Intel, para manutenção de Hardware e Software, e em ambos troquei o Windows 7 para o Linux Mint 19.1 com ambiente Cinnamon.
Para facilitar a migração eu apliquei um tema mesclado da seguinte forma:

  • Ícones: pacote de ícones Windows-10-master do projeto B00merang (disponível em Icon themes - BOOMERANG);
  • Controles: Windows-10 (a partir da lista disponível na aba Adicionar/Remover do próprio gerenciador de temas);
  • Ponteiro do mouse: pacote de ícones Win-8.1-NS (que não lembro mais onde encontrei. Se tiver um mais atual, aceito indicações);
  • Área de Trabalho: Railway (a partir da lista disponível na aba Adicionar/Remover do próprio gerenciador de temas);
  • Menu: troca do applet padrão pelo CinnVIIStarkMenu;

  • E outros pormenores.

Porém, no ítem “Bordas da janela”, o sistema só deixa disponível três opções: Mint-X, Mint-Y e Mint-Y-Dark. Ainda que eu copie o tema GTK (também do projeto B00merang) dentro de /usr/share/themes, o mesmo não fica disponível para esse item de bordas das janelas.
Vi um vídeo do Dionathan no Youtube sobre personalização do Linux Mint com o Cinnamon e ele também não conseguia mudar as bordas da janela. Alguém postou uma linha de comando nos comentários lá, mas pra mim não funcionou.
Mas alguém está tendo dificuldade pra fazer isso? Mas alguém tem interesse nesse tipo de modificação? Alguém conseguiu modificar as bordas de janelas pra algum tema parecido com Windows?

13 curtidas

Baixe o tema Adapta-Nokto nas próprias configurações do Linux Mint, daí você seleciona a borda da janela adapta-nokto que é parecida com o do windows 10 :slight_smile:

3 curtidas

Ficou mais bonito do que o próprio Windows 7.

4 curtidas

Eu baixei aqui e coloquei os temas direto na minha pasta pessoal dentro da pasta .themes
Funcionaram apenas as bordas das janelas do Windows 8 e do 10

Só pra sacanear eu misturei os temas do win 10 com o Mojave da Apple kkkk Até que ficou bunitinho

7 curtidas

Tem o 365os também, ele é parecido com as bordas do Windows, só não lembro se funciona no Cinnamon.
Vou deixar o link abaixo, se quiser testar…

1 curtida

Mudei até o Plymouth para um que ficou idêntico ao load do Windows 7, fiquei surpreso com a qualidade do material que a comunidade produz. Se eu não falasse pra minha cliente que eu tirei o Windows 7 e que isso é linux, acho que ela não saberia. :vulcan_salute:

5 curtidas

Muito bonito, Ana. Mas o seu está aplicado sobre o Ubuntu pelo que eu pude ver, não é? Acho que o problema está relacionado ao Cinnamon do Linux Mint 19.1, porque em versões anteriores eu já consegui mudar as bordas e os colegas aqui do trabalho até pensavam que eu estava usando Windows 10. :vulcan_salute:

1 curtida

@romulodovale não, este é o Cinnamon 19.1 mesmo . Baixei aqui só para testar para você! Nem uso esses temas do dia a dia hahaha (uso o tema arc). Faça igual eu falei: coloque dentro da pasta .themes, na pasta pessoal. Se ainda não tiver é só criar. Para acessá-la basta dar CTRL + H , abrir a pasta e descompactar lá dentro

Já ia sair pra entregar, mas vou ligar de novo e testar. Obrigado! :vulcan_salute:

1 curtida

Para que apareça a opção da decoração de janela no Cinnamon, deve haver um arquivo chamado metacity-theme-3.xml dentro da pasta “metacity-1” no diretório do tema. Se não tiver esse arquivo é porquê o tema em questão não é compatível com as bordas de janela do Cinnamon.

Tenta pegar esse arquivo que eu mencionei da pasta de algum outro tema, como do Mint-Y-Dark e cola na pasta do tema que tu quer as bordas. É só uma idéia, mas nunca tentei fazer isso, então sem garantias.

Mais certo ainda seria fazer exatamente o que a Ana fez.
@Ana Quais os nomes dos temas que tu usou?

2 curtidas

Fiquei muito satisfeito… muito adaptável…

1 curtida

@Jedi_Fonseca, são os temas do Windows 7, 8 e 10 desse link que ele mesmo compartilhou: https://b00merang.weebly.com/themes.html

Apenas o tema de borda de janela do Windows 7 não aparece como opção de escolha.
Observação para a minha terceira imagem: a borda é do windows, mas o tema de controles da janela é o Mojave Light baixado no gnome-look.org

Ah, a barra de tarefas é de um tema que já tem nos próprios repositórios do linux mint, de um tema chamado MGSE-Unity

3 curtidas

@Ana, funcionou! Não entendi o que fiz antes pra não ter funcionado. Mas obrigado! Valeu mesmo! :vulcan_salute:

4 curtidas

@Ana, ficou faltando o ícone do Windows no menu iniciar ou vai colocar a maçã :rofl::joy::rofl:

Qual gerenciador de arquivos é esse dos prints?

2 curtidas

@romulodovale, porque não aproveitou e instalou logo de uma vez o Mint 19.2 Cinnamon?

O cursor que você usou foi o deste link aqui!

2 curtidas

@D3XT3R, que nada! Já até tirei o tema e voltei para o que eu uso normalmente. Esse aí foi só pra testar se a borda de janela funcionava aqui no meu e ajudar o colega kkkkkkk

O gerenciador de arquivos é o que vem por padrão no Mint (que eu sempre confundo com Thunar, mas acho que é o Nemo rs)

1 curtida

@Ana, se é o padrão do Mint Cinnamon então é o Nemo, porém pela print não está parecendo ser o Nemo, depois confirma pra nós indo em Ajuda => Sobre.

@Ana, pra ser o Nemo você então ocultou a barra de “Menus” e “Status”, gostei, ficou um visual bem mais clean! :clap:

1 curtida

Sim, verifiquei aqui e é o Nemo mesmo. Eu gosto de ocultar os menus e a barra de Status pra deixar com um visual mais limpo. E também acrescentei alguns botões úteis lá no canto superior.

4 curtidas

Que tema de ícones é esse daí? :thinking: