Tema GTK não funciona no Nautilus

Olá pessoal, eu fiz a instalação do tema Flat-Remix-GTK-Blue-Darkest, na distro Fedora 38, Gnome 44.1, o tema funciona em muitos programas, porém observei que ele não funciona no Nautilus, onde eu desejo que fosse aplicado o tema instalado. Alguém pode me ajudar a solucionar esse problema, por favor? Observação eu já fiz todas as adições no gnome-tweaks (Ajustes).

Você precisa de um tema que também altere o libadwaita (GTK-4). São poucos temas que possuem essa opção e esse tema que vc instalou não possui essa alteração.

1 curtida

Você ou alguém sabe algum comando que force instalação para modificar? O estranho é que eu fiz o download no git do pacote dos projetos e lá tem imagens do tema funcionando no Nautilus, tem para a versão compatível com O meu DE Gnome 44, observe a imagem:

Isso não é uma captura de tela do GNOME 44 (basta observar o menu que não tem as configurações rápidas), então provavelmente o nautilus não é gtk4/libadwaita por este motivo o tema funciona, para que o tema funcione ele tem que enviar um arquivo .css para gtk-4.0.

Se possível você ou alguém que tenha mais experiência entre nesse site flat-remix-gtk, eu seguir as configurações por lá, é o site do mantenedor do projeto.

Para qualquer tema funcionar no nautilus, o tema deve conter configurações gtk-4.0, e tem que ser copiado ou criado link simbólico dos arquivos para o caminho ~/.config/gtk-4.0

1 curtida

O tema gtk-4 está instalado? Você pode me orientar passo a passo de como realizar essa tarefa de configuração para funcionar o tema no Nautilus, por favor?

image

No terminal:

nautilus /usr/share/themes/

Você vai entrar dentro da pasta do tema que você quer utilizar e procurar pela pasta gtk-4.0, entre nela e copie todo o conteudo que tem nela e depois vai copiar para o caminho

~/.config/gtk-40

Faz o logout ou reinicia a máquina para que as configurações sejam aplicadas.

1 curtida

Muito obrigado @Pio !!! Funcionou o que você me orientou! Eu conseguir adicionar o tema no Naultilus!!!

Eu tenho algumas perguntas:

1 - Quando eu fiz o processo o diretório assets apresenta com essa imagem do ícone quebrado, não é possível acessar o diretório assets. Existe algum erro nesse processo?

2 - Eu observei um espaçamento grande entre os ícones de diretórios e arquivos. É normal? Pode ser realizado algum ajuste? Obs. eu fiz a redução do tamanho dos ícones na área de exibição do Nautilus, porém o espaçamento não reduziu. Acredito que seja algo referente ao tamanho dos ícones.

3 - No caminho ~/.config/gtk-4.0 é permitido apenas usar os arquivos e diretórios do tema que eu irei utilizar? Não é possível adicionar outros arquivos de outros temas, para ficar no diretório com arquivos de outros temas todos juntos?

4 - Há um erro ao tentar fazer a seleção de texto no Editor de Texto do projeto Gnome:

1 - Este X na pasta representa que o link simbólico esta quebrado, você terá que refazer o link simbólico. Entre novamente na pasta de origem do tema dentro da pasta gtk-4.0 e abra o terminal e digite o seguinte comando:

#dentro da pasta gtk-4.0 do tema de orgiem:
ls -l

Você verá algo como isso daqui na pasta assets:
link simbólico
No caso da imagem acima, o arquivo lib64 na verdade é um link simbólico (atalho) da pasta lib contida em /usr

No seu caso, você terá que pegar qual o caminho do link simbólico que o assets faz e refazer ele na pasta de destino em ~/.config/gtk4/
Para criar o link simóblico no terminal, basta executar o comando:

ln -s caminho_de_origem caminho_de_destino

OBS: Substitua os caminhos

2 - Eu não sei se este “erro” pode ser:

• pelo link quebrado do assets
  • por alguma incompatilibade com o Gnome 44
  • ser assim mesmo o espaçamento definido pelo criador do tema

3 - Não é que não seja permitido, é que ele foi desenvolvido para procurar dentro desta pasta os arquivos gtk.css e gtk-dark.css. Você pode implementar qualquer solução que você queria fazer e da maneira que você quiser, mas para que isso aconteça você tem que criar scripts que façam isso acontecer, eu particularmente nunca vi nenhuma implementação do tipo. O que geralmente acontece em vários temas onde você executa um install.sh e passa parâmetros nele, esta configuração em especifica é feita através de criação de links simbólicos ao invés de copiar e colar para dentro da pasta. Mas na pratica tem o mesmo efeito, visto que se vc alterar para outro tema, terá que refazer o apontamento para o link simbólico correspondente ou copiar e colar do tema novo.

4- Eu não sei te falar sobre este erro. Pode ser do tema ou do próprio editor. Se for do tema, e se incomodar bastante você, sugiro trocar de tema até que seja solucionado (talvez nunca seja). Agora caso queira tentar solucionar, uma vez abri o arquivo de configuração de um gtk.css tinha pouco mais de 5k de linhas, eu não fazia ideia da onde tinha que alterar.

OBS sobre temas: Tem diversos temas que os criadores criam o tema e depois de um tempo abandona ele, fazendo com que em versões futuras da interface eles deixem de funcionar como deveria.

Eu acredito que este seja o projeto oficial do flat-remix, se você olhar nas datas de modificações, verá que a ultima atualização em alguns arquivos foi a um ano atrás. Talvez não tenha tido necessidade de alteração ao longo deste tempo ou na pior da hipótese o mantenedor do projeto tenha abandonado o projeto e esteja engajado em novos projetos, o que é muito comum em projetos desta natureza.

1 - Obrigado pelos ensinamentos, eu seguir os comandos e exibiu:
image

Fiquei com dúvida o meu link simbólico está apontando para outra pasta assets, que fica onde? Por quê na imagem acima é exibido os …/gtk-3.0/ onde eu consigo localizar esse local raiz, pois já observei que em diversos pacotes de temas tem essas pastas gtk-3.0 e pastas assets. Onde acho o local raiz para poder fazer o link simbólico para enviar o caminho para o ~/.config/gtk4/

2 - Ok! Corrigindo o erro do link, eu verificarei, mas concordo com você pode ser característica do próprio tema.

3 - Ok! Obrigado!

4 - É mais fácil a troca de tema hahaha ou mudar de editor de texto para anotações breves! Obrigado!!

Find All Symbolic Links in Linux.

No link acima tem as opções para encontrar o link simbólico.

1 curtida

Obrigado pela dica, eu acredito que agora está certo!! Foi feito o link simbólico com sucesso!
Eu identifiquei que não alterou o espaçamento entre a nomenclatura dada aos ícones e o espaçamento entre os ícones dentro do Nautilus, além de permanecer aquele bug ao selecionar texto no Editor de Texto do projeto Gnome.

Erro de seleção de texto no Editor de Texto

Apesar desses dois detalhes (bugs), deixo aqui em aberto, se alguém da comunidade souber como consertar comentar aqui no pot.
Eu agradeço ao @Pio por ter me demonstrado o caminho a a possibilidade de conseguir realizar essa configuração no Nautilus, eu agradeço aos demais colegas que tentaram ajudar aqui nesse post com o problema que eu estava, obrigado pessoal!!

Fica aqui o exemplo para a comunidade que desejar fazer a customização e adicionar o tema ao Nautilus, caso não funcione pelo gnome tweaks (ajustes).

Pessoal eu conseguir resolver 1 dos bugs, que estavam presentes ao fazer a adição deste tema no Nautilus.
Acesso os 3 pontinhos no programa Editor de Texto, conforme a indicação na imagem.

Após isso acesse Preferências, escolha o tema Builder Dark

Feche as janelas e selecione o Estilo escuro. Pronto!! Agora você conseguirá selecionar os textos e terá transparência na cor de seleção nos textos selecionados!

O último bug que ficou pendente para resolver era sobre o espaçamento entre a nomenclatura das pastas e ícones:

Menu Visão: Grade:

A solução paliativa que eu encontrei foi mudar para o formato de Menu Visão em grade: para Visão em lista.

Clique onde a seta está indicada no Menu Visão: será alterado para Visão em lista.

Eu espero que este post ajude a comunidade que deseja efetuar essas costumizações e não estavam conseguindo! Sempre ajude o próximo, passe o conhecimento adiante, não esqueça de ser grato aos que ajudaram e cite as fontes de onde saíram a solução! Obrigado Galera!!!

1 curtida

Esse espaçamento ai não é questão de zoom da visualização das pastas?

Segure o ctrl e use o botão do meio do mouse para controlar o zoom.

@Pio não, eu já fiz essa configuração de aumentar e diminuir o tamanho em ambas alterações, permaneceram aquele o espaçamento grande entre os ícones, arquivos e nomenclaturas deles, eu acredito que seja alguma configuração interna no script que determina o tamanho dos espaçamento entre os ícones, arquivos e suas nomenclaras no modo de visão grade.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.