Tema Escuro ou Claro?

Qual modo é melhor para os olhos humanos? Existe algum estudo cientifico que aborda esse assunto?

2 curtidas

" Dark mode may work to decrease eye strain and dry eye for some people who spend a lot of time staring at screens. However, there’s no conclusive date that proves dark mode works for anything besides extending the battery life of your device."
Fonte: Is Dark Mode Better For Your Eyes?
Se você passar horas em frente ao computador, especialmente durante a noite, compensa. Ademais, estética.

4 curtidas

João, meu caro, não penso ser offtopic. Ao contrário, acho o tema extremamente relevante, ainda mais em tempos de home office e trabalho precarizado. Contudo, o debate não deve ser baseado em achismos, mas em dados científicos. Sugiro que nos atenhamos a esta premissa, ou vamos descambar pro “Na minha opinião… etc”

5 curtidas

Não sei se existe algum estudo científico publicado acerca do tema (imagino que sim), mas, pelo menos para mim é muito mais confortável utilizar dark mode em qualquer tela, seja no celular ou computador. Tanto é que chego a ter um certo incômodo utilizando aplicativos que possuem apenas o tema claro.

2 curtidas
Fonte: Rx Optical is now a part of MyEyeDr.

Com base no texto da RX Optical, podemos separar a pergunta em dois tópicos:

Legibilidade

Sobre ler em telas, as pesquisas afirmam que ler texto preto em um fundo branco é melhor, já que os nossos olhos são adaptados para tais propriedades de cor e luz. Isso porque o branco reflete todo e qualquer comprimento de onda no espectro de luz visível. Por causa da reflexão, nossa íris não precisa variar sua abertura para absorver a luz. Isso a deixa em uma posição neutra e nos permite ver com maior claridade, principalmente quando a luz branca é contrastada com o preto, o qual absorve todos os comprimentos de onda ao invés de refleti-los.

Ou seja, ler textos pretos em fundos brancos é comprovadamente menos cansativo aos olhos, pois os mesmos precisam de menos esforço para detectar a variação de cor entre o fundo, as imagens e o texto.

Tensão ocular

Ainda não existem pesquisas que comprovem que um tema escuro pode ou não a diminuir, mas podemos confirmar algumas coisas:

  • Um tema escuro pode diminuir a tensão ocular em cenários de pouca iluminação ambiente (como em um quarto escuro à noite, por exemplo)

  • Contraste máximo (texto branco em um fundo preto) é mais difícil de ler e pode causar tensão ocular excessiva.

  • Pode ser mais cansativo ler longos conjuntos de texto em um tema branco no preto (texto branco e fundo preto, como a maioria dos temas escuros)

Em suma, é recomendável usar um tema escuro quando você se encontra em cenários de baixa iluminação ambiente, e não planeja ler grandes conjuntos de texto por muito tempo.

Se você lê muito, prefira um modo claro para tal atividade. Você pode tentar um tema claro durante o dia e escuro durante a noite.

Veredito

No fim de tudo, não há um modo melhor ou pior, tudo depende de como e em quais condições você usa seu dispositivo. E, ainda mais, da preferência pessoal, já que há pessoas que acham um estilo de tema mais bonito.


Editado 24/dez/2021 1h54 AM

Eu, particularmente, uso sempre temas escuros. Após longos anos usando apenas temas deste tipo, encontro muita dificuldade em me adaptar a temas claros. Sinto um desconforto imediato ao mudar o tema para algum claro, então mantenho no escuro.

8 curtidas

Prefiro claro. Tema escuro irrita e atordoa meu olho, não consigo reparar em detalhes na tela etc :confused:

1 curtida