Tem diferença instalar app pelo terminal ou via .dep

Primeiramente Bom Dia,
Quando vou baixar um programa pelo site do fabricante (n sei como chama) as vezes tem duas opções, baixar via terminal (ai no próprio site ensina a fazer isso) ou pelo .dep (no meu caso).
Minha dúvida: eu n tenho certeza (me corrijam se eu estiver errado), mas acho que quando baixo usando o formato do terminal eu adiciono o repositório deles, assim quando eu der um “apt update” o sistema vai verificar se tem alguma atualização; ai queria saber se isso também seria válido caso eu instala-se o programa via .dep, se eu der o “apt update” o sistema ia ver se tem alguma atualização do programa?

1 curtida

Buenas, cara depende. Tem aplicações que se você instala o deb instala o repositório automaticamente, acredito que instalar via deb seja a melhor opção aliás.
Se o app tivesse direto na “loja de aplicativos” era preferível vc instalar por lá. Mas se tem que adicionar repositórios, não faz diferença alguma do .deb.

Só pra contextualizar melhor, qual app que vc quer instalar?

1 curtida

Se compreendi bem o que esta à querer, se com terminal você quer dizer quando a aplicação tiver a opção à qual você adiciona o repositório, adiciona a chave e executa um apt install <app>, acredito ser mais fácil sua manutenção pois, o pacote .deb irá fazer o mesmo só que em alguns casos é necessário resolver as dependências faltantes com um apt install -f, o que as vezes pode causar, a famosa “dor de cabeça” desnecessária…

2 curtidas

a duvida veio na cabeça; quando eu baixei o “Sublime text” pela loja do pop, ao executar ele falou que estava desatualizado, ai mandava eu clicar no link que me direcionava para o site do programa, para resolver isso eu desinstalei o da loja do pop e baixei que tinha no site usando o terminal.
Por acaso veio essa duvida em minha cabeça, porem o site so da a opção pelo terminal

1 curtida

era isso mesmo, vlw

1 curtida

Saquei. Eu aconselho a esperar a atualização vir no sistema, demora um pouquinho, mas chega. Contudo, se tu estiver com pressa, baixa o deb, porque, quando vir a atualização não vai quebrar o app

1 curtida

vlw ai por responder, ajudou :+1: :grinning:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.