Tem como usar o Ubuntu 22.04 LTS com o Gnome puro ( o mesmo do Fedora)?

Eu achei legal o Fedora, mas em termos de compatibilidade, creio que o Ubuntu seja vencedor. Por exemplo, tem alguns apps que já vi em formato .deb.

Entretanto, a interface do Fedora está muito boa, os tons das cores, etc.

Como sei que o Gnome no Fedora é “puro”, gostaria de saber se tem como carregar essa experiência para o Ubuntu, de forma a não ficar “gambiarra” e ficar como se fosse de forma nativa.

Obrigado.

Você teria de arrancar todas as personalizações feitas pela canonical, incluindo a versão deles do dash to dock. As chances do sistema quebrar são imensas.

2 curtidas

Acho que sim - instalando o Ubuntu Server e os pacotes do Gnome 42. Mas é necessário esperar o 22.04 (para que estejam nos repos)

Tinha um tutorial pra isso aqui:

4 curtidas

Por incrível q pareça, não! Conheço uma galera q remove a extensão Ubuntu-Desktop.

Deem uma conferida:

6 curtidas

Cara, essa matéria ficou perfeita, bem que o Ubuntu podia vir assim, pra mim é meio que a solução do tópico.

3 curtidas

A outra metade seria por conta de temas e ícones?
Acredito q é só rodar o live pendrive do Fedora e copiar os ícones e temas em:
/usar/share/icons e /usar/share/themes

1 curtida

São os Adwaita, devem estar todos já no sistema ou na Pling.com

1 curtida

Pode instalar o pacote gnome-session, vai habilitar uma entrada pro gnome padrão na tela de login; daí só ativar/desativar as extensões e trocar o tema pro adwaita. Pra ter toda a coleção de programas do gnome, igual ao fedora, pode instalar o pacote vanilla-gnome-desktop.

3 curtidas

O tema puro do Adwaita não está disponível no pling, talvez seja só instalar o adwaita-icon-theme ou fazer como o @Daigo disse:

2 curtidas

Eu não sei se é isso que o autor do tópico está procurando, mas o próprio site do Gnome ensina a instalar uma versão “pura” do Gnome no Ubuntu. Veja:

“Ubuntu 20.04 LTS includes GNOME 3.36 with minor alterations and Ubuntu 21.10 includes GNOME 40, also with minor alternations. If you install gnome-session, you can also choose to launch a pristine GNOME from the login screen.”

Fonte: Getting GNOME – GNOME

Em outras palavras, é so fazer um sudo apt update, em seguida sudo apt install gnome-session, dar logout e, na tela de login, clicar no seu nome de usuário, depois clicar na engrenagem e escolher a sessão “Gnome” (para usar Wayland) ou “Gnome on Xorg” (para usar X11). Ao fazer login, você terá um Gnome sem as customizações padrão do Ubuntu.

Eu fiz isso no Ubuntu 20.04 LTS e o resultado foi este:

Só tem um pórem: continuará sendo a versão do Gnome do repositório da sua versão do Ubuntu. No caso do Ubuntu 20.04 LTS, a versão do Gnome é a 3.36.

Aqui tem um vídeo mostrando o passo-a-passo e o resultado. O vídeo fala para fazer um monte de coisa além do que eu falei. Mas, na real, acho que não precisa disso tudo. Acho que basta fazer o que eu falei e você terá um Gnome sem customizações. Vai ficar faltando só trocar o papel de parede.

2 curtidas

O vídeo que eu postei acima fala para fazer um monte de coisa, mas, na real, acho que não precisa disso tudo. Basta ir num terminal, fazer um sudo apt update, em seguida fazer um sudo apt install gnome-session , dar logout, clicar no seu nome de usuário e, na tela de login, clicar na engrenagem e escolher a sessão “Gnome” (para usar Wayland) ou “Gnome on Xorg” (para usar X11).

Eu fiz exatamente isso no Ubuntu 20.04 LTS em uma máquina virtual e ficou como abaixo. Note que é só trocar o papel de parede e vira o Gnome padrão, como o do Fedora.

Só tem um pórem: continuará sendo a versão do Gnome do repositório da sua versão do Ubuntu. No caso do Ubuntu 20.04 LTS, a versão do Gnome é a 3.36.

1 curtida

Após fazer o que eu sugeri acima, vai ficar faltando só instalar o papel parede padrão do Gnome. Para isso, é só ir no terminal e usar sudo apt install gnome-backgrounds. Fazendo isso, o papel de parede padrão da sua versão do Gnome estará disponível na galeria de papel de paredes do sistema, junto com os papéis de parede do Ubuntu.

1 curtida

Valeu pelas respostas.

No caso, o Ubuntu deixa o Gnome padrão desatualizado, pelo que entendi. Então, no caso, eu não iria acompanhar as mudanças do Gnome.

Outra dúvida seria na questão de uma atualização. Será que o Ubuntu não tentaria instalar as coisas do Gnome do Ubuntu e quebraria?

Eu estou tentado a ficar com Fedora mesmo e talvez rodar uma VM para os .deb que eu venha a precisar.

Não exatamente. Se vc usar as versões intermediárias, terá o Gnome + atualizado. Mas se ficar na LTS, por motivos óbvios, aí ficará defasado.

1 curtida

O Ubuntu 22.04 LTS sairá ainda este mês e virá com Gnome 42, que é a versão mais recente. É a mesma versão que virá no Fedora 36, que também sai este mês.

Em outubro sai o Fedora 37 e o Ubuntu 22.10. Ambos devem vir com uma versão atualizada do Gnome (Gnome 43). Daí bastará fazer um upgrade no sistema para atualizar o Gnome para a versão 43. Enquanto você não fizer upgrade, continuará usando a versão 42. Isso vale tanto para o Ubuntu quanto para o Fedora.

Por exemplo, imagino que você esteja usando o Fedora 35 e, consequentemente, o Gnome 41. Enquanto você não fizer upgrade pro Fedora 36, continuará no Gnome 41. Para receber o Gnome 42, precisará fazer upgrade para o Fedora 36.

Da mesma forma, se você estiver usando o Ubuntu 20.04 LTS, continuará com o Gnome 3.36. E, se estiver usando Ubuntu 21.10, continuará com o Gnome 40. Para receber o Gnome 42, precisará fazer upgrade para o Ubuntu 22.04 LTS.

1 curtida

Não. Pode ficar tranquilo quanto a isso.

1 curtida

Uma última dica:

Testei instalar o gnome-session no Ubuntu 22.04 LTS (fiz na versão daily build de ontem, já que o lançamento oficial está previsto somente para o dia 21 de abril). Funciona, e temos um Gnome 42 sem as customizações do Ubuntu. Entretanto, continuamos com ícones do Ubuntu, tema GTK do Ubuntu e papel de parede do Ubuntu.

Resolvi assim:

sudo apt install gnome-session gnome-backgrounds adwaita-icon-theme-full gnome-tweaks

Isso instala a sessão vanilla do Gnome, o papel de parede padrão do Gnome, o tema de ícones padrão do Gnome e o gnome-tweaks, que permite ajustar os temas do Gnome.

Daí é o mesmo esquema:

Faça logout e, na tela de login, clique no seu nome de usuário, depois clique na engrenagem e escolha a sessão “Gnome” (para usar Wayland) ou “Gnome on Xorg” (para usar X11). Ao fazer login, você terá um Gnome sem as customizações padrão do Ubuntu.

Daí vá no menu de aplicativos e abra o Tweaks. Em “Appearance”, troque o tema de ícones para “Adwaita” e o tema de “Legacy Applications” para “Adwaita”. Feche o Tweaks, vá em Settings e, em “Backgrounds”, escolha o papel de parede padrão do Gnome.

O resultado final ficará assim:

Note que é o visual padrão do Gnome 42, mas que o tema de ícones ainda é o do Gnome 41 (o tema de ícones do Gnome 42 é azul). O Gnome do Ubuntu 22.04 LTS não virá totalmente na versão 42, pois a Canonical optou por manter alguns pacotes na versão 41. Vai entender…

Por essas e outras, tenho preferido usar o Fedora ao invés do Ubuntu.

1 curtida

Olha se esse tutorial pode te ajudar!

ttps://www.how2shout.com/linux/install-gnome-vanilla-on-ubuntu-20-04-lts-focal-fossa/

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.