Tem como usar Debian GNU/Linux no pendrive?

Olá pessoal, eu quero entrar no mundo linux sem fazer bobagem, como contei na pergunta anterior…

Então eu queria saber se tem como usar o linux debian no pen drive, como se fosse um HD, sem que seja necessário instalá-lo na minha maquina.

tem como?

Tem como sim, é só você fazer o download de uma ISO do Debian neste site, e criar um pendrive bootável usando o Etcher ou algum outro programa.

3 curtidas

Mas ele não vai instalar no meu pc? Vai ser mesmo somente no pen drive?

no caso não no pendrive que vc vai instalar, vc vai precisar de dois pendrives

1 curtida

Vc precisa baixar a versão Live, já escolhendo o desktop.

https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/10.9.0-live+nonfree/amd64/

1 curtida

@Linecker_Rios existem várias formas de fazer o que você quer. A mais fácil, é baixar uma iso live do Debian e criar um pendrive com o Rufus. Para pendrives, eu recomendo isos com o xfce, mate ou lxde/lxqt.

Existem duas formas de se usar uma iso live do linux em um pendrive. Em modo persistente, que salva as modificações que você faz. É como se o sistema estivesse instalado no pendrive. Toda vez que você iniciar ele novamente, suas modificações estarão lá. Ou simplesmente copiando a iso para o pendrive.

As duas formas que citei acima, podem ser feitas usando o Rufus. Só recomendo uma coisa, baixe a versão mais recente dele. Porque, se não me engano, as mais antigas não tem a opção de pendrive persistente.

2 curtidas

Muito obrigado pelas dicas pessoal!!!

1 curtida

Esquece o Rufus. Ele costuma dar ruim ao criar pendrive bootável Linux. O mais adequado é usar o Balena Ecther mesmo. Outra coisa, recomendo o OP a usar o Linux Mint por ele ser sangue novo nesse universo.

1 curtida

Tô querendo usar o Debian, mas o que seria “OP”?

OP é um sigla em inglês usada nos fóruns da gringa que significa “original poster”, ou em uma tradução direta “Criador orginal do tópico”.
Debian é uma distro de nicho, ainda mais a versão stable, pois o foco dela são servidores, logo espere pacotes bem mais parados no tempo. Sugeri o Mint pois ele tem uma aparência default que chamos de Win Like (parecido com o workflow do Windows) e os pacotes são mais recentes, em relação ao Debian.

1 curtida

Entendi, obrigado pela recomendação :grin:

1 curtida

Na minha XP é exatamente o contrário. Aliás, já passei muita raiva com o Etcher, que acusava a ISO de não ser inicializável, mas q no Checksum estava perfeita, e nos outros programas, inclusive no Unetbootin gravava, dava o boot e instalava sem nenhum problema.

Aliás, o Rufus foi o único q gravou o Pendrive corretamente para um notebook problemático q fui formatar.

3 curtidas

Discordo. Para mim, o Etcher só queimou corretamente ISOs do macOS Catalina. Fora isso, toda distro que tento com ele não dá boot. Nunca tive problemas com o Rufus.

2 curtidas

Bom, o Rufus está sendo do contra para minhas criações. Bom saber que para você e o Daigo está funcionando sem maiores complicações, mas de qualquer forma já fica de indicação mais uma ferramenta para o OP :slight_smile:
(Deu a lógica. Eu sou a zika do Rufus kkk)

2 curtidas