@Linecker_Rios existem várias formas de fazer o que você quer. A mais fácil, é baixar uma iso live do Debian e criar um pendrive com o Rufus. Para pendrives, eu recomendo isos com o xfce, mate ou lxde/lxqt.
Existem duas formas de se usar uma iso live do linux em um pendrive. Em modo persistente, que salva as modificações que você faz. É como se o sistema estivesse instalado no pendrive. Toda vez que você iniciar ele novamente, suas modificações estarão lá. Ou simplesmente copiando a iso para o pendrive.
As duas formas que citei acima, podem ser feitas usando o Rufus. Só recomendo uma coisa, baixe a versão mais recente dele. Porque, se não me engano, as mais antigas não tem a opção de pendrive persistente.
Esquece o Rufus. Ele costuma dar ruim ao criar pendrive bootável Linux. O mais adequado é usar o Balena Ecther mesmo. Outra coisa, recomendo o OP a usar o Linux Mint por ele ser sangue novo nesse universo.
OP é um sigla em inglês usada nos fóruns da gringa que significa “original poster”, ou em uma tradução direta “Criador orginal do tópico”.
Debian é uma distro de nicho, ainda mais a versão stable, pois o foco dela são servidores, logo espere pacotes bem mais parados no tempo. Sugeri o Mint pois ele tem uma aparência default que chamos de Win Like (parecido com o workflow do Windows) e os pacotes são mais recentes, em relação ao Debian.
Na minha XP é exatamente o contrário. Aliás, já passei muita raiva com o Etcher, que acusava a ISO de não ser inicializável, mas q no Checksum estava perfeita, e nos outros programas, inclusive no Unetbootin gravava, dava o boot e instalava sem nenhum problema.
Aliás, o Rufus foi o único q gravou o Pendrive corretamente para um notebook problemático q fui formatar.
Discordo. Para mim, o Etcher só queimou corretamente ISOs do macOS Catalina. Fora isso, toda distro que tento com ele não dá boot. Nunca tive problemas com o Rufus.
Bom, o Rufus está sendo do contra para minhas criações. Bom saber que para você e o Daigo está funcionando sem maiores complicações, mas de qualquer forma já fica de indicação mais uma ferramenta para o OP
(Deu a lógica. Eu sou a zika do Rufus kkk)