Troquei a uns 2 meses o S.O.do meu notebook do Zorin OS Lite 15.3 para o Lubuntu 21.10. O aplicativo de FM do sistema (PCManFM-Qt) não me agrada muito, eu acho ele muito limitado principalmente na visualização dos arquivos nas pastas. É possível instalar outro (já que estou usando um ambiente em Qt, poderia instalar o Dolphin, por exemplo) sem dar conflito no sistema?
Acho tranquilo instalar o Dolphin. O “pior” que pode acontecer, é ele trazer uma batelada de dependências… ou você mesmo querer instalar um monte de pacotes “recomendados”, mais tarde, para obter o máximo do Dolphin.
Neste link, dê um CTRL+F por “Experiências Live DVD sem KDE” (sem as aspas), para ver alguns exemplos em Cinnamon e Xfce.
Quanto a “trocar”… Eu recomendaria cuidado, caso tente remover o PCManFM-Qt, e veja que isto envolve remover mais alguma coisa. – Não conheço bem sua DE, mas sei que em algumas DEs (não lembro quais) a configuração depende do respectivo FM.
O mais simples e seguro, é apenas alterar o “aplicativo-padrão”, do PCManFM-Qt para Dolpin.
Não lembro com certeza, mas provavelmente o PCManFM-Qt há uma integração com algumas features do Lubuntu, removendo vai haver perca delas. Uma delas é relativo ao papel de parede e área de trabalho (desktop), você não vai conseguir setar um wallpaper. Mas, se você tiver disposto, e tiver um pouco de experiencia com o Ubuntu, conseguirá contornar isto com algum tempo extra.
Caso você seja um noobie, aconselho não ir adiante.
Você pode instalar outro gerenciador junto e configurá-lo como default sem problemas…
Se é base Debian/Ubuntu, por exemplo, para instalar o Dolphin instale normalmente passando a flag --no-install-recommends
:
sudo apt install dolphin --no-install-recommends
Então você define o dolphin.desktop
como launcher padrão para abrir o tipo inode/directory
(esse tipo significa “diretório”):
xdg-mime default org.gnome.Calculator.desktop inode/directory
Pronto, agora o Dolphin é o seu gestor de arquivos, agora falta só ajustar um detalhe:
rm /usr/share/applications/pcmanfm-qt.desktop
Pronto, o Dolphin vai ser o seu gestor de arquivos sem quebrar o LXQT