Tem como ter 2 SSDs no mesmo computador com S.O. diferentes e escolher qual iniciar?

Tem como ter 2 SSDs no mesmo computador com S.O. diferentes e escolher qual iniciar?

Pergunto isso poe que tenho uma ssd com big linux e agora coloquei outro ssd com windows ( dois ssd em 1 pc) , mais quero deixa o ssd com linux com primeiro boot e wind

O jeito fácil é só apertar a tecla para aparecer o menu de boot durante a inicialização do computado. A própria BIOS mostra uma tela com os sistemas/discos detectados para inicialização. Geralmente a tecla é F1, F2, F8, F11 ou F12.

1 curtida

De fato, mas o que eu queria era sss do big linux aparece assim como antes do ssd do windows ( quando havia so um) pro que assim comocando ele como primeiro boot nao vou precisar aperta f11 e corre o risco de perder o tame. Com big linux entrando direto em primo ele mostra o grub e assim nao preciso liga o pct apertado f11 , o grub ja me da as duas opcoes de sistema. E assim que gostaria que ficasse , mas para isso o stap tem que mostra o ssd do linux

Salve @Carlos_Matias, tudo bem contigo?

Neste modelo de BIOS do seu computador, você pode escolher a ordem dos sistemas operacionais ajustando manualmente nessa opção “BBS Priorites” Basta entrar nela e colocar os sistemas operacionais na ordem que preferir.

:vulcan_salute:

1 curtida

Essa tela parece ser de uma Bios LEGACY (de 2012) – que permite “prioridade de boot por dispositivos”.

Ou seja, basta você escolher outro dispositivo, configurá-lo como “1ª prioridade de boot”.

Pelo que me lembro da Bios LEGACY, você começa escolhendo a 1ª opção – que no momento é o SSD do Windows – e tecla Enter, para abrir um menu suspenso com as outras opções. – Aí, você usa teclas ↓↑ Up e Down para percorrer as outras opções, e quando encontrar a que deseja, tecla Enter, e ela passa a ser a 1ª prioridade de boot.

Uma foto do meu antigo PC Bios Legacy. – Ao teclar Enter na 1ª prioridade de boot, abria-se uma janelica para eu escolher entre os dispositivos detectados:

(As instruções exatas, do seu hardware específico, estão fora da imagem, embaixo, à direita. – Parece ter coisas que no meu não tinha: F2, F3, F4).

E assim vai fazendo com a 2ª prioridade (escolher Windows), a 3ª… e assim por diante.

Naturalmente, o SSD com Linux precisa estar plugado, para que apareça entre as opções de boot da sua Bios LEGACY. – Não estou vendo o 2º SSD na imagem. – Ele precisa ser plugado antes de reiniciar, para a Bios LEGACY detectá-lo.

Isso, é o que lembro com clareza, sobre Bios LEGACY – pois fiz essa configuração 300 mil vezes, fotografando passo-a-passo (e guardo todas aquelas fotos).

Agora, vamos Ă s coisas que eu nĂŁo sei:

Esse Windows “UEFI”, deve ter sido instalado em outro PC, e depois você trouxe o SSD… É isso? – Acho que Windows UEFI não poderia ter sido instalado diretamente nesse hardware Bios LEGACY. – Você pode informar se esse Windows está funcionando aí nesse hardware? Dá boot normalmente, completa o boot, e funciona beleza?

O outro SSD com Linux, também foi / será instalado em outro PC, e depois você vai colocar nesse hardware Bios LEGACY?

Faço essas perguntas, porque eu não tenho experiência pessoal de “instalar SO em um PC” – e depois pegar o SSD com o SO já instalado e levar para outro PC.

Ou talvez, seu hardware seja UEFI – e apenas esteja configurado como LEGACY?

2 curtidas

Show , isso mesmo consegui solucionar como eu queria , muito obrigado pela dica

Este tĂłpico foi fechado automaticamente 3 dias depois da Ăşltima resposta. Novas respostas nĂŁo sĂŁo mais permitidas.