Tem como mover a /var ou similares no linux?

Fala galera, então, eu estava com dual boot na minha maquina e resolvi tirar o windows de vez, agora estou só com linux e quero ficar assim por um tempo. O problema é que agora tenho meu ssd particionado em 3, 800mb para boot no meio, 200gb para o linux em uma ponta e 800gb que eram do windows e estão livres agora, na outra ponta. Não queria formatar o computador mas queria poder utilizar esses 800gb, pra não desperdiçar.

Minha ideia é montar esses 800gb e transferir as partições /var, /home e /usr para ela, visto que são as que mais consomem memória. Mas não sei se isso pode dar algum problema ou como posso fazer isso. Se alguém souber ou tiver alguma ideia, eu agradeço muito. Vou estar deixando um print do gparted com o como está meu ssd hoje.

1 curtida

Pode fazer tudo pelo /etc/fstab
Tem que criar as partições
E copiar os arquivos.

Recomendo pesquisar como fazer o processo.

E simples ,mas se errar não entra mais no SO

1 curtida

Salve @aotokobayashi, tudo bem contigo?

A menos que você faça uso das partições /VAR e /USR em sua rotina, deixar partições especificas alocadas para elas pode simplesmente ser um desperdício de espaço. Mas, se você faz algum tipo de atividade que justifique isso, sem problemas.

Minha primeira sugestão é que você faça um backup dos seus dados, mexer no particionamento sempre envolve algum risco. Então, elimine essa variável primeiro.

Com seu backup pronto, você poderia usar o próprio Gparted em modo live para primeiro:

• reparticionar o disco como você quer.
  • copiar os dados correspondentes para as novas partições.
  • alterar o FSTAB para apontar corretamente as novas partições.
  • instalar um gerenciador de boot manualmente para apontar para o local correto.

Mas, de forma geral, fazer uma instalação limpa pode ser mais interessante para facilitar sua vida. Basta, não formatar a /HOME e reutilizá-la em sua próxima instalação. Seguem alguns links que podem ser úteis:

:vulcan_salute:

4 curtidas

cara, até então não uso tanto, tenho uns 100gb livres, mas queria fazer por precaução, pois estou pensando de instalar um ou dois jogos e continuar com meus projetos também (sou programador e freelancer, então sempre acabo baixando alguma coisa, algum projeto e isso pode acabar consumindo rápido a memória q tenho livre).

O rolê é ver como vou fazer isso. Tenho ainda uns 100gb livres do jeito que está, mas com alguns jogos que quero baixar e também com meus projetos pessoais (programação, freela, etc), pode acabar precisando klkkkkk.

Porque não cria uma segunda partição.

E acessa ela.

Como uma partição D: do Windows

Ela inteira

Para /var compensa se for um HDD.

Já que são vários arquivos pequenos.

Exemplo fstab

/dev/sda5 /backup xfs rw,defaults 0 2

Formata ela com xfs

Já que é melhor para arquivos grandes e gerencia ela como backup e deixa /home para jogos

Caminhos de pastas de downloads, documentos, imagens e etc… da para ser modificado, assim como no Windows

1 curtida

Instalar jogos não usa nenhuma dessas partições normalmente, principalmente quando falamos de jogos via Steam/Epic/Etc.

Se o tipo de projeto que você usa consome espaço nestas partições. Só vai. :slight_smile:

:vulcan_salute:

1 curtida

O tamanho das partições depende da preferência pessoal, mas as seguintes informações podem ser úteis:

/boot/efi - 50 MB UEFI.
Ele requer apenas cerca de 100 MB, mas se tem várias imagens de kernels no /boot pode ser util aumentar o uso, 200 MB ou 500 MB, e /boot/efi no máximo 50 MB se for UEFI.
/ - 15-20 GB
Tradicionalmente contém o diretório /usr, que pode crescer significativamente dependendo de quanto software está instalado. 15-20 GB deve ser suficiente para a maioria dos usuários com discos rígidos modernos. Se você planeja armazenar um arquivo swap aqui, talvez seja necessário um tamanho de partição maior.
/var - 8-12 GB
Conterá, entre outros dados, a árvore ABS e o cache pacman. Manter esses pacotes é útil no caso de uma atualização de pacote causar instabilidade, exigindo um downgrade para um pacote arquivado mais antigo. O cache do pacman, em particular, vai crescer à medida que o sistema é expandido e atualizado, mas pode ser limpo com segurança se o espaço se tornar um problema. 8-12 GB em um sistema de desktop deve ser suficiente para /var, dependendo de quanto software será instalado. Não é recomendado usar em um SSD já que trabalha com muitos arquivos pequenose logs do sistema. Neste caso armazene em um HDD separado.
/home - [varia]
É tipicamente onde residem dados de usuários, downloads e multimídia. Em um sistema de desktop, /home geralmente é o maior sistema de arquivos na unidade. O uso também é recomendado em um HDD,
swap - [varia] - caso queira criar, recomendo utilizar o swapfile
Historicamente, a regra geral para o tamanho da partição swap era alocar duas vezes a quantidade de RAM física. Como os computadores ganharam capacidades de memória cada vez maiores, esta regra está desatualizada. Por exemplo, em máquinas desktop médias com até 512MB RAM, a regra 2x é geralmente adequada. Se uma quantidade suficiente de RAM (mais de 1024MB) estiver disponível, talvez seja possível ter uma partição de swap menor.

Depende do uso do computador. Quem usa muito flatpak pode ter o ‘/var’ mais cheio, chegando até a uns 40G, ou quem usa máquinas virtuais, os discos virtuais ficam lá, ou servidores com banco de dados… Porém o mais comum para usuários domésticos é que o ‘/home’ seja de longe o que tem mais espaço ocupado por conta dos jogos e arquivos pessoais.

Desse modo, sendo o seu uso mais padrão para PC, recomendo que a a cópia dos arquivos da pasta ‘/home’ para a nova partição, e que ela seja montada como ‘/home’. Veja instruções aqui: É possível separar a /home do sistema depois de ele já estar instalado?

2 curtidas